Contabilidade para pequenas empresas: 6 razões para contratar

Normalmente, o micro ou pequeno empreendedor não contrata uma consultoria de contabilidade para pequenas empresas. A justificativa para isso está na ponta da língua: por que gastar dinheiro com algo “supérfluo”?

No entanto, por mais que pareça desnecessário, a contabilidade para pequenas empresas na verdade é essencial para o sucesso desses empreendimentos. E quem diz isso não somos nós, mas o Sebrae.

De acordo com o órgão, cerca de 50% das empresas fecham as suas portas em até 4 anos de atividade. Uma das principais razões para isso é a falta de organização financeira, um ponto-chave da contabilidade para pequenas empresas.

Se você ainda não está convencido da importância de contratar uma consultoria de contabilidade para PMEs, siga a leitura e veja algumas razões para tomar a sua decisão.

1. A consultoria de contabilidade para pequenas empresas facilita as tarefas

O padrão do empreendedor brasileiro é aquele profissional que é especialista na sua área e decide abrir uma empresa em vez de seguir trabalhando no negócio de outra pessoa.

Portanto, o empreendedor brasileiro é altamente especializado naquela sua área de atuação, mas sofre com a falta de conhecimentos em outras áreas essenciais para o sucesso, como administração e contabilidade.

Portanto, contratar uma consultoria de contabilidade para pequenas empresas é dar um passo em direção a facilitar as tarefas contábeis e administrativas do negócio.

Isso significa entender a folha de pagamento, as declarações de impostos e outros encargos de maneira mais simplificada, o que ajuda na tomada de decisões e na condução dos trabalhos do negócio.

2. A consultoria gera menos encargos e custos no geral

Um dos problemas que costuma afundar as pequenas empresas é o excesso de gordura nas suas contas mensais ou anuais. Isso porque os negócios de pequeno porte não são conduzidos de forma otimizada, até pela já mencionada falta de conhecimento contábil dos empreendedores.

Assim, os empreendedores acabam escolhendo regimes tributários que não são os mais vantajosos (nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção, por exemplo), não sabem fazer o cálculo PJ x CLT e gastam mais com folha de pagamento do que o recomendado.

A consultoria de contabilidade para pequenas empresas ajuda a mudar essa questão ao fazer uma minirrevolução contábil no negócio, permitindo que ele possa operar de maneira mais enxuta.

Além disso, a consultoria também fica de olho na agenda tributária 2020 para evitar que a sua empresa perca alguma data e tenha de pagar multas por isso.

3. A contabilidade cria melhor organização financeira

Uma das grandes vantagens de contratar uma assessoria de contabilidade para pequenas empresas é poder ter uma melhor organização financeira no seu negócio.

Hoje em dia, muitos empreendedores ainda compartilham suas contas pessoais com as dos seus negócios, o que cria muita confusão e dificuldade de prestar contas.

Essa desorganização é um terreno fértil para erros e confusões, o que pode gerar prejuízos, atrasos em contas e até mesmo multas.

Além disso, é difícil saber o quão lucrativo é o negócio sem uma boa organização financeira. Por isso, o mais recomendado é ter uma consultoria trabalhando para colocar as contas em ordem.

4. A contabilidade gera melhores oportunidades de crescimento

Algumas vantagens de contratar uma consultoria para o seu pequeno negócio são diretas, como menos custos ou ter as contas organizadas. Já outras são indiretas, fruto do trabalho realizado.

Um exemplo disso é o fato que a contabilidade gera mais oportunidades de crescimento para o negócio. Isso porque ter a parte financeira organizada não só permite que um planejamento financeiro possa ser feito, como também atrai investimentos.

Obter um financiamento no banco, por exemplo, fica muito mais fácil e barato quando as contas estão em dia. O mesmo para investimentos-anjo, que aparecem com mais frequência quando a vida financeira do negócio está em ordem.

5. A contabilidade deixa a operação mais lucrativa

No geral, uma empresa que contrata uma contabilidade para pequenas empresas tem maior margem de lucro do que um negócio de mesmo porte e segmento, mas que não tem esse apoio.

A razão disso é bem simples de entender: a contabilidade ajuda a baixar custos no geral e deixa a operação mais enxuta. Só por isso, naturalmente, a margem de lucro já sobe.

No entanto, como a contabilidade auxilia na busca de mais oportunidades de crescimento, a empresa também passa a faturar mais. Com isso, a operação fica mais lucrativa e a concorrência vai ficando para trás.

6. A contabilidade também gera mais produtividade

Normalmente, o empreendedor é o responsável por tudo no seu pequeno negócio. Ele não só produz, como também administra, cuida das contratações, da contabilidade, do marketing, do setor de compras e vendas…

Portanto, contratar uma contabilidade para PMEs é aumentar a sua produtividade, já que, na prática, pelo menos uma dessas tarefas sai do empreendedor e vai para a consultoria.

Se o profissional gastar 1 hora por dia para fazer tarefas contábeis, com a contratação ele passa a ter 1 hora a mais todos os dias para produzir e aumentar o seu faturamento.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados