Core Business: saiba como identificá-lo na sua empresa

iderança e planejamento com Core Business - Empresários em reunião para estratégia

O core business de uma empresa representa o seu elemento central, sendo essencial em muitas etapas no planejamento de um negócio.

Ter conhecimento sobre essa definição e sua importância na rotina empresarial é indispensável. Entre uma série de vantagens, identificar corretamente o core business de uma empresa proporciona uma visão clara do objetivo do negócio e, principalmente, sobre o seu futuro.

Neste artigo, descubra tudo sobre o que é Core Business da empresa e como identificá-lo. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe!

O que é Core Business?

O termo “core business” se refere à atividade principal de uma empresa, aquilo que a define e pela qual ela é reconhecida no mercado.

Em outras palavras, o core business é o coração do negócio, a área em que a empresa se destaca e na qual concentra seus esforços e recursos.

Quando uma empresa identifica o seu core business, ela está definindo qual é a sua principal área de atuação e onde deve concentrar seus esforços e recursos. Isso significa que todas as estratégias, investimentos e decisões da empresa estarão alinhados com essa atividade principal.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter como core business o desenvolvimento de softwares para gestão empresarial. Já uma empresa de alimentos pode ter como core business a produção de laticínios.

Em ambos os casos, essas atividades representam o centro das operações e dos esforços dessas empresas. Por isso, identificar o core business é fundamental para que uma empresa possa se destacar no mercado e construir uma marca forte.

Afinal, ao concentrar seus esforços naquilo que faz de melhor, a empresa consegue desenvolver expertise na área, oferecer produtos ou serviços de alta qualidade e conquistar a confiança dos clientes.

Por que as empresas precisam definir um Core Business?

Muito se fala sobre a importância de definir o core business da empresa, e, de fato, ter clareza sobre esse aspecto é determinante para o sucesso do negócio.

Sendo assim, confira alguns “porquês” de identificar o core business do seu negócio o quanto antes.

Para definir suas prioridades

Definir o core business de uma empresa é fundamental para estabelecer suas prioridades, pois isso direciona o foco e os recursos da organização para a área em que ela possui vantagem competitiva e potencial de crescimento.

Ao identificar o core business, a empresa pode priorizar ações e investimentos nas atividades que trarão retorno com base em seu core business.

Para conhecer seu mercado de atuação

Conhecer o core business da empresa também ajuda os gestores a entenderem melhor o mercado de atuação, pois essa definição permite que a empresa concentre seus esforços em compreender profundamente o segmento em que atua.

Ao focar em sua atividade principal, a empresa tem a oportunidade de estudar a fundo as tendências, necessidades e demandas específicas desse mercado. Tudo isso, portanto, é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes.

Para ser mais preciso na tomada de decisão

Empresas que trabalham com foco no seu core business têm a capacidade de desempenhar melhores tomadas de decisão.

A empresa pode tomar decisões mais embasadas e alinhadas com seus objetivos de longo prazo, uma vez que tem clareza sobre seu core business. Essa precisão na tomada de decisão é fundamental para evitar a dispersão de recursos em áreas que não contribuem diretamente com a sustentabilidade do negócio.

Para identificar as boas oportunidades

Como a definição correta do core business auxilia a gestão a entender melhor o mercado e agir com as melhores tomadas de decisão, naturalmente esses fatores também contribuem para a identificação de boas oportunidades.

Com uma compreensão clara do que constitui seu core business, a empresa está mais preparada para enxergar lacunas no mercado que possam ser preenchidas com novos produtos ou serviços.

Do mesmo modo, fica mais fácil identificar demandas não atendidas pelos concorrentes e antecipar-se a tendências que possam impactar positivamente o seu segmento de atuação.

Como definir o core business de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é core business e a importância desse conceito, deve estar se perguntando como fazer para identificá-lo no seu negócio.

Contudo, é importante deixar claro que essa definição pode ser mais simples de explorar em uma empresa, enquanto em outras pode parecer um pouco complexo.

Afinal, lembre-se que o core business é a atividade principal do negócio, o que pode ser um ponto muito difícil de se identificar, especialmente para as empresas com um modelo de negócio bastante diversificado.

A propósito, a diversificação não impede que a empresa tenha um core business. Pelo contrário, ter um core business colabora para estruturar uma diversificação estratégica e bem direcionada.

Com as dicas da RR Soluções, veja como a sua empresa pode encontrar a atividade-chave do negócio!

Conheça as particularidades do seu negócio

Toda empresa tem suas particularidades, independentemente da similaridade com outros modelos de negócios. Estratégias, ofertas de produtos e serviços, direcionamento e a persona, por exemplo, são aspectos que tornam uma empresa singular.

Por isso, ao determinar o seu core business é essencial considerar essa singularidade, ou seja, todos aqueles detalhes que tornam sua empresa diferente da concorrente.

Essa análise é importante para entender como as características únicas do seu empreendimento configuram a sua atividade principal.

Estude o seu mercado

Estudar o mercado é de extrema importância para definir o core business de uma empresa, pois fornece insights valiosos que ajudam a entender a relação das atividades da empresa no mercado.

Compreendendo a dinâmica do mercado em que atua, a empresa pode identificar oportunidades e ameaças que impactam diretamente a definição de seu negócio principal.

Esse estudo permite à empresa analisar o comportamento dos consumidores, suas necessidades, preferências e tendências de consumo.

Defina o seu público-alvo

O público-alvo é um aspecto determinante para identificar a atividade principal da empresa, entre diversos outros aspectos do empreendimento.

Com esse dado, o core business orienta as estratégias e atividades principais da organização, garantindo que estejam alinhadas com as necessidades e preferências do mercado consumidor.

Isso porque, ao conhecer claramente quem é o público-alvo, a empresa pode direcionar seus esforços e adaptar o core business para atender às demandas específicas desse grupo.

Definição do foco estratégico

Ao estabelecer um foco estratégico, a empresa consegue definir com precisão quais serão as atividades principais que irão sustentar seu modelo de negócio e diferenciá-la no mercado.

Isso envolve identificar as competências essenciais da empresa, isto é, aquelas capacidades distintivas que a organização possui e que serão a base de seu core business.

Além disso, ao definir o foco estratégico, a empresa consegue alinhar suas metas e objetivos com aquilo que compõe o core business.

Defina uma estratégia de alavancagem

Ao identificar e fortalecer essa área central do negócio, a empresa pode direcionar seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos para inovação, melhoria contínua e expansão, em vez de dispensá-los em áreas menos estratégicas.

Dessa forma, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas a respeito das estratégias abordadas para focar no crescimento do empreendimento.

Com todas as informações e dados reunidos para definir o core business do negócio, é hora de traçar uma estratégia de alavancagem para a atividade principal da empresa. Isso se faz necessário, até mesmo para uma possível validação da atividade no mercado.

Determine onde a sua empresa estará presente

Ao determinar onde a sua empresa estará presente, isto é, quais serão os canais de venda, é possível entender mais precisamente quais são os hábitos de consumo do seu público.

Além do mais, esses pontos de atuação são exatamente os locais onde os seus produtos e serviços serão procurados. Logo, é fundamental avaliar bem os canais de venda atuais do negócio e definir onde ela deve estar.

Core Business da empresa: exemplos

Para reforçar ainda mais a compreensão sobre o core business de uma empresa, selecionamos alguns exemplos para você conferir na prática como funciona essa definição.

Com relação a determinados segmentos, confira como empreendedor quais poderiam ser as atividades centrais de um empreendimento.

1- Contabilidade

No setor de contabilidade, um exemplo de core business seria a prestação de serviços de consultoria tributária para empresas.

Nesse caso, a empresa de contabilidade identifica que sua especialidade e principal fonte de receita está no auxílio às empresas para lidar com questões fiscais e tributárias de forma eficiente e dentro da legalidade.

2- Prestação de Serviço

Para quem tem uma empresa no segmento de serviço, um exemplo de core business poderia ser a especialização em consultoria de marketing digital para pequenas e médias empresas.

Nesse contexto, a atividade principal e diferencial competitivo está na oferta de serviços de consultoria voltados para estratégias de marketing online.

3- E-commerce

Um forte exemplo de core business que engloba empresas no setor de ecommerce é a moda sustentável. Aqui, o principal diferencial e foco central do negócio com esse core business é a oferta de roupas, acessórios e calçados produzidos de forma ética e sustentável.

Leia também: Como aplicar o empreendedorismo sustentável?

4- Clínica Veterinária

No setor de clínica veterinária, um exemplo de core business é a empresa com atividades-chave na medicina preventiva e bem-estar animal.

Isso significa que, entre tantos modelos de negócio na área veterinária, a empresa direciona sua atenção para um setor mais específico dessa área.

5- Escritório de advocacia

Um exemplo para escritórios de advocacia na hora de definir o seu core business é o direcionamento para o Direito Digital, inovando em seu mercado de atuação para atender às demandas da transformação digital.

Como a falta de um Core Business pode prejudicar um negócio?

Diante de todo o impacto positivo que a definição correta do core business de um negócio tem sobre o seu desenvolvimento e crescimento, naturalmente a falta dela pode trazer alguns problemas descritos a seguir!

Estratégias desalinhadas

A falta de uma atividade principal na empresa é um grande problema para a equipe responsável por traçar as estratégias do empreendimento.

Isso se deve ao fato que, quando não se tem um foco central, fica extremamente difícil desenvolver estratégias eficazes, independentemente do segmento.

Seja para alinhar estratégias de vendas a crescimento no longo prazo, ter um core business é fundamental para agir com mais assertividade. Dessa maneira, a equipe evita desperdiçar tempo e recursos com estratégias com baixa perspectiva de resultado.

Maior gasto de recursos

Gastar com mais recursos é uma consequência comum entre os empreendedores que ainda não identificaram o seu core business.

A falta de um core business bem estabelecido pode levar a empresa a investir em diversas áreas sem uma estratégia clara, resultando em desperdício de tempo, dinheiro e energia.

Esses gastos acabam direcionados a iniciativas que não estão alinhadas com seus pontos fortes e objetivos estratégicos. Como resultado, isso pode se refletir em altos custos operacionais e dificuldade em gerar retorno sobre os investimentos realizados.

Leia também: 10 ideias e ações para redução de custos nas empresas.

Mau posicionamento no mercado

Outro grande risco de não desenvolver um core business é ter um mau posicionamento no mercado de atuação.

Primeiramente, a empresa pode ser percebida como genérica ou pouco diferenciada, o que dificulta a atração e retenção de clientes. Em segundo lugar, a ausência de um core business bem definido pode levar a empresa a competir em múltiplos fronts, sem se destacar em nenhum deles.

Esse mau posicionamento, sobretudo, impacta negativamente na credibilidade e reputação do empreendimento perante os clientes, investidores e parceiros.

Foque no crescimento do seu negócio

Compreender o papel do core business de uma empresa é o primeiro passo para começar a direcionar as ações do seu negócio para o crescimento a longo prazo.

Apesar de não ser um processo tão fácil de fazer, definir o core business logo no início é o segredo para começar uma empresa com o pé direito antes de realizar qualquer movimentação estratégica.

Por outro lado, é essencial destacar que o crescimento de um negócio não depende apenas das definições de suas atividades principais.

Uma empresa séria também deve investir em boas práticas de gestão, como ter o auxílio de uma contabilidade experiente principalmente para cuidar da parte burocrática e financeira do empreendimento.

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Fonte: Consultoria RR

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