Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

Imagem de Werner Moser por Pixabay

Você sabe reconhecer um site seguro ou, ainda, identificar uma tentativa de phishing? Esses dois pontos são superimportantes para usufruir da internet sem ter dor de cabeça e se proteger contra fraudes. O Brasil teve mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2021, um aumento de mais de 950% em relação a 2020 (com 8,5 bi), segundo a Fortinet. A distribuição de malware por meio de publicidade enganosa, sites maliciosos e campanhas de phishing por e-mail foi a mais utilizada pelos cibercriminosos.

Sites maliciosos e phishing: qual a relação?

Phishing é um golpe no qual os criminosos enviam links e anexos com malware para roubar dados, sendo a isca e-mails e mensagens de textos disfarçadas, como se fossem de lojas ou instituições amplamente conhecidas.

O apelo para “fisgar” e estimular uma ação de impulso, além de visual, tem relação com fatos factuais, como a pandemia; promoções espetaculares e avisos de urgência.  Ao clicar ou abrir os arquivos, o computador ou celular é infectado. E, em posse dessas informações, os criminosos comentem fraudes e, até mesmo, podem chantagear a vítima cobrando resgate para “devolver” os dados.

Alguns exemplos de mensagens de phishing:

  1. Clique aqui para ver o boleto em atraso e evite sujar o seu nome
  2. Sua fatura chegou, conforme solicitado
  3. Veja onde se vacinar contra a Covid
  4. Smartphones com 90% de desconto
  5. Você ganhou uma viagem!

 Alguns cuidados simples, para uma experiência digital segura

Para reconhecer um ataque de phishing e sites maliciosos, basta alguns cuidados simples:

  1. Recebeu um e-mail? Verifique com atenção o remetente, mesmo que o visual seja igual ao do seu banco ou loja preferida. Geralmente, o endereço de e-mail apresenta erros ortográficos. Exemplo: a loja é Maria Cosméticos, mas o e-mail é [email protected]. Desconfie. A chances de ser uma tentativa de phishing é altíssima.
  2. Recebeu um SMS ou mensagem por aplicativo. Reflita: eu conheço essa pessoa ou empresa que está me escrevendo? Eu solicitei esse serviço? Neste tipo de comunicação ainda há um agravante: o endereço do site vem encurtado dificultando a análise antes do clique. Então, se reconhecer quem enviou a mensagem, clique no link e confira se o site é seguro.
  3. Na barra do navegador, veja se tem um S, ficando HTTPS e um cadeado. Esses sinais indicam a presença de um certificado SSL, que vai garantir uma navegação segura.
  4. Feito isso, clique no cadeado e veja se o certificado SSL da página foi emitido, de fato, para o endereço onde você está. Esta conferência é muito importante, porque os fraudadores também estão inserindo SSL em páginas falsas, e é essa confirmação que vai te dar o “aval” para seguir com a navegação. Exemplo: o certificado SSL do site jose.com.br precisa ter sido emitido para esse mesmo endereço. Se ao clicar no cadeado para confirmar as informações estiver algo diferente, interrompa a navegação.

Nós cuidamos da sua segurança na internet

Somos especialista em identificação e segurança digital. Entre os nossos produtos está o certificado SSL, que, além dos sinais citados acima, garante à loja o uso do nosso Selo Site Seguro.

Posts Relacionados

Deixe um comentário