Desafios e superações das mulheres na contabilidade

Trabalhadoras, empreendedoras, esposas, mães, amigas, donas de si mesmas… Mulheres. Somente elas conhecem a dor e a alegria de ser forte por si e pelos outros, ainda que esta premissa não seja instintiva, mas, sim, comportamento aprendido. Afinal, há anos vemos mulheres se superando e obtendo novas conquistas em todos os campos da sociedade, na busca pela igualdade. Inclusive dentro do mercado de trabalho, como na Contabilidade.

Mulheres na Contabilidade

Há 15 anos, o percentual de mulheres que cursam a graduação em Ciências Contábeis tem aumentado a ponto de superar o número de homens nas salas de aula. E essa realidade está retratada também nos escritórios contábeis e nas empresas, onde as mulheres atuam, mantendo suas características de competência, dedicação e resiliência, para acompanhar o mundo que está em frequente transformação.

O que dizem os números?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC em 1996, na época, apenas 27,45% das vagas em Contabilidade eram preenchidas por mulheres. Em 2018, esse número passou para 42,79% e, desde então, não para de crescer. Certamente, os números de 2019 trarão gratas surpresas para a classe contábil e para toda a sociedade que se beneficia da mão de obra contábil feminina, que tem como premissas:

1 – Responsabilidade

Tarefa assumida para ela é tarefa cumprida. Por isso se empenha em atender aos prazos e entregar qualidade.

2 – Dedicação

Quando uma mulher se propõe a fazer algo ela dá tudo de si para concluir a tarefa e obter os melhores resultados, não importando para quem, se o chefe ou cliente.

3 – Foco

Mesmo tendo inúmeros afazeres, no trabalho ela se foca por inteiro, porque sabe que cada instante é decisivo para concluir uma tarefa que tenha assumido.

4 – Criatividade

Por estar acostumada a enfrentar as situações mais diversas e adversas, a mulher desenvolve as suas aptidões para resolver problemas, e ai aparece a sua criatividade. Nos momentos cruciais ela chega com a solução.

5- Bondade

Por serem responsáveis pela vida, as mulheres aprendem naturalmente a amar, a compreender e a darem o melhor de si.

Ah, Mulheres…

Quem não quer ter alguém assim ao lado? Sem contar inúmeras outras qualidades que contribuem para a produtividade e o bem daqueles que contratam e convivem com as mulheres.

A Certisign deseja um lindo Dia Internacional da Mulheràs profissionais guerreiras, que não deixam as dificuldades intimidá-las e acreditam no poder do trabalho e no amor à profissão para mudar o mundo e torná-lo um lugar agradável para viver e conviver. A todas as mulheres, em especial às contabilistas, os nossos parabéns!

Fonte: Certisign

Posts Relacionados