Desafios no controle de frequência dos funcionários no trabalho híbrido

imagem de uma mesa de escritório em home office

O período após a crise mostrou o quanto é importante as empresas se adaptarem aos recursos fornecidos pela tecnologia. Os desafios no controle de frequência dos funcionários no trabalho híbrido mostram isso, porque muitas organizações precisam procurar alternativas para controle da jornada.

É preciso entender quais são as demandas desse tipo de trabalho e como podemos fornecer ferramentas para garantir o cumprimento da jornada. Continue a leitura e entenda melhor esse contexto!

Desafios no controle de frequência dos funcionários no trabalho híbrido

Diversas empresas precisaram se reinventar para que estivessem adaptadas rapidamente ao regime de trabalho remoto, hoje regulamentado como teletrabalho. Agora, com o modelo híbrido sendo consolidado, é preciso lidar com alguns desafios ligados à prática.

Por mais que muitos benefícios, tanto para empregados quanto empregadores, tenham surgido com essa modalidade, há também diversos desafios. O maior deles é referente ao controle da jornada de trabalho quando os funcionários atuam remotamente.

Mesmo no período pós-crise, muitas empresas escolheram permanecer com alguns colaboradores nesse regime de trabalho. E a maior dúvida é sobre a necessidade ou não de controlar as jornadas quando o trabalhador estiver no escritório e como fazer isso.

Outro ponto relevante é o poder de monitorar esses colaboradores, constatando os períodos passados fora e dentro da empresa. Também é importante a análise de resultados para confirmar a entrega de todas as demandas. Mesmo que alguns gestores prefiram apenas analisar o trabalho feito, é preciso monitorar jornada para folha de pagamento.

As alternativas para controle da jornada de trabalho em período remoto

A perspectiva das organizações é muito importante na hora de encontrar soluções para esses desafios. Isso acontece porque cada uma possui um perfil, especificidades que precisam ser consideradas. Além disso, não podemos negar a importância da tecnologia para esse controle.

Com isso, é fundamental que as empresas tenham estratégias para fornecer a infraestrutura necessária ao colaborador. Isso pode variar conforme o que foi acordado, por exemplo, sobre fornecimento de equipamentos como computadores e celulares.

Somado a isso, sistemas que funcionem com qualidade para realização do trabalho e comunicação constante com a equipe e gestores. Inclusive, softwares específicos para monitoramento das atividades do funcionário e controle da jornada.

Um ótimo exemplo é o controle de ponto realizado pelo celular do colaborador e softwares de monitoramento. São recursos interessantes em caso de trabalho remoto ou mesmo empregados que atuem resolvendo demandas fora da empresa. Assim, não precisam ir até a sede apenas para “bater ponto”.

A cultura empresarial também deve se adaptar a essa realidade, por exemplo, tendo maior atenção aos resultados dos trabalhadores que atuam remotamente. Mais importante do que cobrar o tempo todo a realização das demandas é fornecer ferramentas para produtividade da equipe, bem como soluções para controle da jornada.

Esses desafios são esperados por conta da pouca abordagem sobre o trabalho remoto até alguns anos atrás. Hoje sabemos que o controle de frequência dos funcionários no trabalho híbrido é feito por meio de tecnologia especializada nisso.

Fazendo com que a rotina de gestores e colaboradores seja muito mais simples e que ambos possam se concentrar em suas tarefas. Não se importando com dores de cabeça provenientes de problemas técnicos ou inconsistências em folhas de pagamento.

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Fonte: Folha Certa

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