Descubra como o ponto digital pode revolucionar o seu RH!


Controlar a frequência dos colaboradores de uma empresa nunca foi uma tarefa fácil, afinal por dia cada funcionário faz pelo menos 4 marcações de ponto, incluindo entrada, almoço e saída.

Todas essas informações consolidadas ao final do mês se transformam em uma soma de horários e cabe ao RH realizar o tratamento dos dados para tirar os apontamentos das jornadas de trabalho.

O problema é que muitas empresas ainda dependem de sistemas ultrapassados para realizar essa tarefa e quanto maior o quadro de funcionários mais complicado e demorado se torna a gestão do ponto.

Chegando até mesmo a exigir que os responsáveis fiquem mais de 2 semanas apenas na tarefa de fechar a folha.

Isso acaba atrasando diversos outros processos e trazendo até mesmo prejuízos para a organização. Seria mais fácil se tivesse uma forma melhor de realizar o controle de jornada, não é mesmo?

A boa notícia é que hoje em dia sua empresa não precisa mais perder muito tempo no controle de jornada, graças ao ponto digital.

Nesse texto você irá descobrir como o ponto digital otimiza os processos do RH.

Falaremos sobre:

Vamos lá!

O que é o ponto digital?

O ponto digital é um tipo de controle de jornada alternativo aos velhos sistemas de ponto.

Quando você pesquisa por ponto digital, provavelmente encontrará diversos aparelhos de relógio de ponto, mas o que trataremos neste texto é totalmente diferente.

Nesse texto, você irá descobrir como funciona a versão mais avançada de todas as tecnologias de gestão de jornada existentes no mercado.

Como funciona o ponto digital?

O ponto digital funciona por meio de um sistema de ponto eletrônico que fica totalmente armazenado em nuvem. Isso quer dizer que ele não necessita de fios ou qualquer conexão a cabo para seu funcionamento.

Basta que o sistema seja configurado com as informações da sua empresa para começar a funcionar.

Então a partir do momento em que o colaborador registra o seu ponto, todas as informações são armazenadas em um servidor, podendo ser consultadas a qualquer momento, sem a necessidade de extrair as informações e passá-las para outro sistema.

Toda a gestão de ponto é feita pelo sistema de ponto digital.

Agora você sabe qual a diferença do ponto digital para o relógio de ponto? É bem simples, vou te explicar.

Qual a diferença do ponto digital para o relógio de ponto?

A maior diferença entre o ponto digital e o relógio de ponto é a sua mobilidade e o seu funcionamento.

Os relógios de ponto precisam estar conectados a cabos e fixos em alguma parte da empresa, além disso, para seu funcionamento ele precisa de um sistema auxiliar chamado de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto.

Já o ponto digital é totalmente móvel e não precisa de cabos ou sistemas auxiliares. Ele por si só já é um sistema completo.

O ponto digital é seguro?

Muitas empresas possuem receio quanto ao ponto digital, por ser uma tecnologia considerada nova. Mas a verdade é que ele se prova muito mais seguro do que relógios de ponto convencionais, já que é incorporado à diversas medidas de segurança que garantem o seu funcionamento.

Tem proteção contra fraude?

Sim, além de toda a segurança que ele precisa ter para funcionar em nuvem. Os sistemas digitais ainda contam com suas próprias medidas de segurança e proteção contra fraudes. As principais são:

  • Reconhecimento facial e voz
  • Geolocalização
  • Senha

Reconhecimento facial e voz

No momento em que o colaborador registra o seu ponto ele se posiciona para uma foto,  a imagem dele é capturada e comparada com as demais armazenadas no banco de dados. E no caso de alguma inconsistência, o sistema envia uma notificação ao gestor.

Além disso da captura de imagem do colaborador, o sistema também é capaz de fazer o seu reconhecimento por voz. Impossibilitando assim qualquer possibilidade de fraude em sua marcação.

Geolocalização

Por ser totalmente móvel, as empresa possuem receio de que os colaboradores façam as marcações fora da empresa ou marquem o ponto depois de saírem forçando uma hora extra.

Para isso existe a  geolocalização, ela atua fazendo o reconhecimento do local em que foi marcado o ponto. Dessa forma você tem a certeza de que o colaborador bateu o ponto no local previamente autorizado e combinado. E assim como reconhecimento facial o sistema também notifica o gestor no caso de alguma inconsistência.

Senha

A senha utilizada no sistema é pessoal e intransferível. Para o colaborador fazer o seu registro antes ele precisa digitar sua senha, confirmar o seu nome na tela e então bater o seu ponto.

Essas são apenas algumas das medidas de seguranças de um sistema de ponto digital, você pode conhecer as outras marcando uma conversa com um de nossos consultores. Ele te mostrará como elas funcionam na prática. Não perca tempo e agende já uma demonstração.

Antes de entrarmos em outro assunto, ainda preciso te falar sobre o quanto o ponto digital ainda tem proteção legal.

Ele é homologado pelo ministério do trabalho?

Assim como os aparelhos de registro de ponto, o ponto digital também precisa seguir todas as recomendações do Ministério do Trabalho. Por isso, ao buscar um para sua empresa  pergunte se ele segue todas as recomendações da portaria 373.

Essa portaria regula o uso desses sistemas pelas empresas e propõe algumas regras para seu funcionamento. O PontoTel é um dos sistemas que se adequa tanto a portaria 1510 quanto a portaria 373, trazendo dupla segurança para sua empresa.

Agora que você sabe tudo sobre a segurança do ponto digital, precisamos falar melhor sobre suas vantagens e funcionalidades.

Como eu disse acima, o ponto digital é por si só um sistema. E ele é tão avançado que possui integração com os mais variados sistemas de folha de pagamento, fazendo com que você exporte as informações da jornada para o sistema de folha em poucos cliques.

Além da integração com a folha, o sistema também é capaz de integrar com o seu relógio de ponto, caso você já tenha um na sua empresa e não queira abrir mão dele.

O bom é que o seu tratamento de ponto será muito mais rápido e você poderá consultar as informações em tempo real, o que não é possível nos sistemas tradicionais.

Quais as vantagens do ponto digital?

Com tudo o que falamos até agora você já viu que o ponto digital é muito mais eficiente do que qualquer planilha ou sistema ultrapassado. Mas ainda tem algumas vantagens que eu quero comentar com você.

Separei 4 delas para você entender melhor qual a vantagem de utilizar o ponto digital em sua empresa.

Inovador

Quem busca o ponto digital, com certeza quer inovar e ter uma alternativa ao sistema já utilizado na empresa.

Essa é uma das maiores vantagens desse tipo de controle de jornada, ele traz as maiores e mais inovadoras tecnologias ao seu RH, tornando o que era ineficiente em algo muito mais prático e funcional.

Bom custo benefício

Além das horas extras que a sua empresa paga ao setor de RH toda vez que eles precisam ficar até mais tarde para resolver os problemas de gestão de ponto. Usar um sistema ultrapassado ainda gera gastos com insumos do relógio de ponto, manutenção e sistemas auxiliares.

O bom é que com o ponto digital tudo isso fica no passado, já que ele funciona em dispositivos móveis você não precisa mais de um único aparelho específico, basta utilizar um tablet ou um celular para que todos realizem a marcação.

Sem contar que ele também não precisa passar por nenhuma manutenção ou compra de insumos. Tudo é feito de forma online e armazenado em nuvem.

E por fim, nada de sistemas auxiliares com um único sistema você tem as todas as etapas da gestão de ponto desde o registro ao tratamento.

Programas fáceis e intuitivos

Você sabia que quanto melhor a interface de um sistema mais fácil se torna mexer nele? O novo sistema não pode ser um obstáculo para o seu RH, por isso ele possui uma interface intuitiva e amigável.

A pessoa que irá operá-lo poderá aprender rapidamente todos os comandos do sistema sem complicações.

Implantação e suporte online

Nada de ficar esperando um técnico de instalação na sua empresa, o ponto digital possui implantação totalmente online.

Aqui na PontoTel, após contratar o sistema você pode marcar um horário com a pessoa responsável e ela te guiará e te auxiliará com todas as ferramentas do sistema até que a sua equipe esteja 100% familiarizada com o processo.

 E não se preocupe, caso surja alguma dúvida após o processo de implantação, você ainda poderá contar com um suporte de rápido atendimento e com o suporte online, que traz tutoriais de todas as funções do sistema.

Conclusão

Agora você tem as principais informações sobre o ponto digital e com certeza já sabe que ele é a melhor alternativa para sua empresa. Não perca tempo e modernize o seu controle de jornada.

Você verá todos aqueles processos e erros operacionais não serão mais um problema para sua gestão.

Fonte: PontoTel


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