Dicas para planejar seu negócio em 2020

Transformar o planejamento empresarial em algo verdadeiramente efetivo é um desafio para a maioria dos empreendedores, especialmente num cenário de crise econômica, quando se pretende garantir a estruturação e o crescimento das empresas. Investir em um bom planejamento estratégico pode antecipar os possíveis problemas do cenário econômico de 2020 possibilitando que o empreendedor aproveite as oportunidades que começam a despontar no horizonte.

Planejamento

O Brasil vem tentando sair de uma das maiores crises econômica da história, que afetou diretamente empresas de pequeno, médio e grande porte, contudo, as empresas com menor poder de fogo comercial sofreram mais, o que ficou refletido no grande número de empreendimentos sendo fechados.

Mas 2020 começa com uma perspectiva mais positiva. Há boas perspectivas para uma retomada do crescimento e os empreendedores precisam estar atentos ao planejamento para não serem surpreendido.

Visibilidade essencial

Quando o assunto é desenvolver estratégias para as empresas, os especialistas destacam a importância dada ao marketing. Eles são enfáticos em pontuar que não são necessárias apenas atuações de grande visibilidade, lembrando que ações de baixo investimento, mas com bom poder de alcance podem se revelar uma estratégia acertada para ser visto e lembrado.

Para ser assertivo é importante ter um bom produto, com preço competitivo e saber qual é o seu público alvo. Essas ações de comunicação e venda colaboram com a tomada de decisões, a partir das respostas de um bom trabalho de curadoria das informações relacionadas ao seu negócio.

Passos para a gestão empresarial competitiva

Planeje

Verifique dois aspectos básicos que guiarão o planejamento para o próximo ano: O potencial de negócio que o mercado ligado à sua atividade empreendedora pode gerar e de que forma isso pode ser feito. Verifique também o quanto sua empresa tem de recurso (financeiro, pessoal e tecnológico) para participar positivamente desse movimento

Considere

Durante o planejamento, considere áreas cruciais como a Financeira, Comercial, Tributária e Gestão de Pessoas. Dessa forma será possível tratar as variáveis do negócio com ampla visão, podendo estabelecer planos de antecipação aos problemas e ao mesmo tempo aproveitando as oportunidades desse novo momento da economia nacional, que começa a sair da estagnação

Monitore

Não é possível controlar o que não é medido. Por isso mesmo, tenha o cuidado de manter os números da empresa sobre permanente monitoramento. Não se isente de interferir quando necessário. Esteja sempre atento ao mercado, sem perder de vista as mudanças do mercado e a necessidade de adaptar o empreendimento para que o negócio se mantenha competitivo.

Marketing

“Quem não é visto, não é lembrado”. Com o alto nível de competitividade nas diversas áreas, é fundamental que os empreendedores dediquem parte do seu tempo e do recurso disponível para investir em marketing. Ações de grande visibilidade publicitária não superam as campanhas com baixo investimento e com bom poder de alcance.

Orçamento Anual

O recurso possibilita visualizar o comportamento do fluxo de vendas durante todo o ano, gerando informações importantes para a tomada de decisão em relação a promoções e descontos. Possibilita verificar em quais períodos do ano as vendas caem abaixo da média, quando o faturamento diminui, e indica os períodos em que a receita aumenta.

Grupo Studio

Posts Relacionados

Deixe um comentário