Dicas para usar escalas de trabalho no fim e início de ano

Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

Montar escalas de trabalho no fim e início de ano pode ser um trabalho cansativo, afinal, conciliar o interesse de todos é uma tarefa cansativa. Porém, seguindo algumas dicas, realizar esse processo pode ser muito mais fácil.

Conciliar as exigências da empresa com as vontades dos funcionários pode ser menos trabalhoso quando o planejamento é feito com antecedência, e, claro, você conhece as vontades dos trabalhadores do local.

Venha conferir as dicas que separamos em nosso artigo.

Analise a demanda pela sua empresa

Uma boa dica para usar escalas de trabalho nos fins e início de ano, de maneira efetiva, é analisando a demanda do mercado para a sua empresa. Muitas empresas acabam tendo pouco serviço disponível durante épocas festivas.

Sabendo que seus colaboradores estão querendo aproveitar as principais datas do ano, seria interessante utilizar esse período inativo como forma de dar a eles o que eles querem. Contudo, para descobrir isso, é preciso analisar alguns dados.

Verifique, no histórico da empresa, se os meses de dezembro e janeiro são, realmente, onde a demanda por seus serviços são baixos. Caso essa seja a situação do seu empreendimento, férias coletivas é uma boa ideia a ser adotada.

Também é interessante, para melhorar a comunicação entre os envolvidos, informar aos colaboradores da empresa o quanto antes possível. Muitos deles viajam durante essa época do ano, e sabemos que planejamento é imprescindível nesse caso.

Por isso, analise as opções com bastante antecedência, e, se a sua empresa conta com um histórico de baixas durante essa época do ano, as férias coletivas podem realmente ser a melhor saída. Além disso, uma consulta com os próprios colaboradores pode fazer bem.

Saber dos seus interesses para essa época, além de aceitar sugestões, é uma alternativa interessante de fazer com que o uso de escalas seja mais proveitoso nessa situação. São muitas as possibilidades a serem analisadas.

Monte uma escala de revezamento

Caso não seja possível promover férias coletivas em sua empresa, outra saída seria utilizar o revezamento de escalas para isso. Não é possível agradar todo mundo, porém, é importante buscar um meio termo para todos os funcionários.

O gestor pode perguntar para os funcionários em que feriado eles preferem ter folga, e, por meio disso, dividi-los em dois grupos. Um deles acabará tendo o seu desejo atendido no Natal, enquanto o outro, no Ano Novo, por exemplo.

A maioria dos funcionários, se possível, gostaria de tirar folgas nos dois feriados, porém, em muitos casos, essa não é uma oportunidade plausível. Nesses casos, um revezamento de escalas pode ser mais proveitoso do que se imagina.

Uma solução que pode ser mais interessante para os seus colaboradores, é permitir que eles trabalhem apenas durante meio expediente, para que possam aproveitar os feriados o máximo possível, mas, ainda assim, cumpram com suas obrigações.

No entanto, em ambas as situações, é interessante consultar a sua equipe antes, para descobrir qual das alternativas se encaixa melhor nas necessidades deles. Essa decisão não precisa ser tomada apenas pelo gestor, se a equipe não for grande.

Se você gostou do texto, não deixe de conferir outros artigos do nosso blog. Venha conhecer!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário