Dinâmica de grupo dicas e os melhores exemplos

Por meio de uma dinâmica de grupo, sua empresa pode reforçar a criatividade dos colaboradores, melhorar o engajamento e a motivação (e o clima organizacional) e até mesmo gerar mais assertividade aos seus processos seletivos. Afinal, são atividades que simulam as ações e reações das pessoas em situações similares, do dia a dia, permitindo uma análise mais completa sobre os profissionais.

A dinâmica de grupo não é uma atividade nova e, tampouco, ultrapassada: está sempre em alta. Afinal de contas, são dezenas de métodos capazes de avaliar a pessoa e o profissional nas mais diversas situações.

Para as empresas, as dinâmicas têm tudo para contribuir ativamente com o crescimento delas — do processo seletivo às ações de engajamento e motivação.

E, de maneira que você entenda como usar a dinâmica de grupo em benefício do seu clima organizacional, preparamos este post com diversos exemplos de dinâmicas de grupo para empresas.

Siga com esta leitura, e veja como as dinâmicas organizacionais podem ser uma ferramenta estratégica para o crescimento contínuo de todas as áreas da sua empresa!

O que é dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo para empresas é um exercício conduzido com o objetivo de extrair ou disseminar um conhecimento específico aos participantes. Entretanto, algumas dicas de dinâmicas de grupo são valiosas para seu negócio alcançar um excelente resultado com a prática.

Alguns exemplos disso. Por meio das dinâmicas de grupo para empresas, é possível trabalhar:

  • contratações;
  • treinamentos;
  • maneiras de ampliar a motivação;
  • novas técnicas para desenvolver a criatividade;
  • o clima organizacional;
  • o engajamento dos colaboradores.

Por mais que, a princípio, a dinâmica de grupo não pareça ser um exercício promissor para engajar os colaboradores, pesquisadores entendem que, quando bem aplicadas, são uma das ações motivacionais no trabalho mais eficazes.

Você se engana se acha que a dinâmica de grupo é apenas uma ferramenta para processos de recrutamento e seleção de novos funcionários.

Ela é uma poderosa maneira de garantir total integração e alinhamento com os diversos objetivos da empresa. Veremos, inclusive, diversos exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo e também para enquadrar-se em outras particularidades, como o a motivação e o estímulo à criatividade.

Antes de partimos para as dicas e os diferentes tipos de dinâmica de grupo, aproveite para dar uma conferida em nosso e-book, feito especialmente para quem preocupa-se com o engajamento dos seus colaboradores: responda o formulário e receba nosso e-Book com soluções para a retenção de talentos!

Por que fazer uma dinâmica em grupo na empresa?

A dinâmica de grupo pode ser usada como:

Além das metas gerais apresentadas acima, as dicas de dinâmica de grupo para empresas também têm objetivos mais amplos. Alguns exemplos, logo a seguir:

  • ferramenta social, ajudando a “quebrar o gelo” entre membros novos na empresa. Sem falar que contribui com uma relação mais íntima e cheia de afinidade entre os participantes;
  • melhorar o clima organizacional da empresa;
  • avaliar as características de cada profissional;
  • desenvolver o trabalho colaborativo — entre os times e com outras áreas;
  • identificar e desenvolver novas lideranças;
  • fazer uma análise do perfil comportamental dos membros da empresa.

Portanto, a aplicação da dinâmica de grupo proporciona imensa versatilidade à empresa e ainda estimula o engajamento e a motivação dos participantes. Isto porque é uma atividade bastante interativa!

Leia também: Programas de incentivo: um guia para motivar seus colaboradores

Além disso, ela pode vir acompanhada de muitos elementos de gamificação, com a criação de uma situação lúdica para expor uma perspectiva empresarial.

Quer um exemplo prático?

Digamos que a sua empresa vá passar por um momento de transformação de processos analógicos para o digital. Com pitadas de automação.

Para muitos profissionais, isso pode significar uma mudança brusca na rotina, ocasionado por medo de novidades, por não saber mexer com essa nova tecnologia. E até mesmo pelo temor de ser substituído.

Com a dinâmica de grupo, o RH da empresa e a liderança daquela equipe podem trabalhar em conjunto para que os colaboradores compreendam — na teoria e na prática — como essa nova tecnologia vai ser implementada.

E não apenas isso.

Em grupo, eles podem testar esse novo software ou sistema. Explorar as possibilidades e serem testados a respeito de sua funcionalidade. Nesse caso, a dinâmica de grupo se tornou uma ferramenta de treinamento de equipe.

Outro exemplo: uma equipe não consegue entrar em sintonia e não age como um grupo, mas um bando desordenado com funções e interesses individuais.

Assim, a dinâmica de grupo para melhorar o clima organizacional, pode ser aplicada, com o objetivo de diluir essa resistência e para que os profissionais consigam se entender e trabalhar coletivamente, em harmonia.

Como funciona a dinâmica de grupo nos processos seletivos?

Para o processo de contratação, a dinâmica de grupo revela muito sobre os candidatos. Isso porque o exercício ajuda o avaliador a identificar não apenas a capacidade técnica de uma pessoa, mas o seu comportamento também.

Para tanto, a dinâmica de grupo deve ter:

  • um objetivo claro;
  • um perfil profissional bem definido;
  • atividades que realmente testem as características desejadas.

Seguindo essas dicas de dinâmica de grupo, você terá como resultado, a eliminação do clima de competitividade, explorando o trabalho colaborativo, deixando a seleção mais leve e ajudando a construir um perfil mais detalhado de cada candidato.

E sabemos o quanto isso é impactante nos resultados futuros da organização e para o RH, na hora de decidir-se por uma contratação em detrimento de outra.

Só que tudo isso parece lindo no papel, não é mesmo? Então, vamos ver na prática como a dinâmica em grupo nas empresas já foi aplicada e quais métodos podem ser usados.

6 dicas de dinâmica de grupo: métodos e resultados

A lista é extensa. À frente, veremos alguns exemplos de dinâmica de grupo mais específicos para cada situação. Mas temos 6 modelos muito versáteis para você ter um contato inicial e mais aprofundado sobre essas técnicas. Para tanto, nós destacamos:

  • alguns dos modelos mais usados pelos especialistas de recursos humanos;
  • as situações em que esses tipos de dinâmica de grupo são costumeiramente aplicados;
  • os resultados esperados.

Vamos aos nossos exemplos de dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

1. Dinâmica de grupo da amnésia

A proposta é muito utilizada para agregar pessoas e quebrar o gelo de um grupo que ainda não tem familiaridade com o outro.

Para iniciar a tarefa são necessários alguns materiais de escritório, como canetas e etiquetas.

Em seguida, distribua-os aos participantes e solicite que cada um escreva o nome de uma personalidade (alguém famoso) na etiqueta e que cole-a na testa de outro participante.

É importante que cada pessoa não veja o que está escrito na etiqueta que será colada na sua testa, pois os outros indivíduos vão imitar essa personalidade, como se estivessem esquecido o próprio nome. Então, a pessoa com a etiqueta deve adivinhar com base nas pistas dos colegas.

Trata-se de uma dinâmica para desenvolver a criatividade, principalmente (e nos tópicos adiante falaremos de outros exemplos de dinâmica de grupo para isso). 

A atividade, em si, é divertida e com alto poder de integração. Faça quantas rodadas julgar necessário para que todos se soltem e participem dessa dinâmica de grupo.

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

2. Dinâmica de apresentação

Mais simples — mas igualmente funcional —, essa dica de dinâmica de grupo propõe dividir equipes de até 15 pessoas posicionadas em círculo (em pé ou sentadas) e com uma bola entre elas.

A ideia é fazer que a pessoa que estiver com a bola nas mãos faça uma pergunta (como o nome, a profissão, os hobbies ou qualidades) e jogue a bola para alguém.

A pessoa que recebeu a bola deve responder à pergunta e formular outra, jogando a bola para um participante que ainda não tenha respondido.

Vale destacar que o mediador (normalmente, o profissional do RH) também pode participar, com perguntas e respostas, contribuindo com o engajamento de todos.

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

3. Autoavaliação em grupo

Parece contrastante o título, não é mesmo? Mas a ideia geral é fazer com que as equipes que já trabalham juntas possam entender e compartilhar seus desafios e produzir melhor.

Também é possível entender quais são as qualidades daquele grupo com base em autoavaliações.

Por exemplo: um participante escreve, em um pedaço de papel, primeiro, o que ele considera um aspecto valioso naquela equipe e, segundo, um obstáculo encontrado.

Funciona melhor se essa dinâmica de grupo for trabalhada anonimamente para que todos se sintam à vontade para expor esses pontos. Em seguida, o mediador recolhe os papéis e redistribui aleatoriamente entre os participantes.

O objetivo é que o grupo possa refletir sobre os tópicos apresentados, discutir ideias para solucionar os desafios e aprimorar o que já é positivo no trabalho em grupo.

Uma dinâmica para melhorar o clima organizacional. Uma vez que muitos dos problemas podem estar relacionados à própria equipe – aumentar a produtividade e otimizar processos.

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

4. Exercício de criatividade

Uma simples ideia hipoteticamente levantada e que deve ser solucionada em grupo. É importante desenvolver uma situação factível no dia a dia daquela equipe.

Dessa maneira, o mediador pode observar como os integrantes costumam se comportar para resolver um problema e trabalhar melhor o perfil de cada um.

Esse tipo de dinâmica de grupo pode ser usado tanto para esse fim de avaliação (criando uma rotina de feedbacks criativa e funcional) quanto para aprimorar o trabalho coletivo e até mesmo para identificar novas lideranças na empresa.

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

5. Dinâmica da ilha deserta

Similar ao exercício anterior, mas com uma temática diferente.

O exercício consiste em promover o trabalho em grupo para que todos consigam escapar de uma ilha deserta.

O ambiente lúdico e pouco relacionado ao ambiente de trabalho é interessante porque ajuda a tirar a pressão da atividade, isso faz com que a brincadeira seja mais leve e, mesmo assim, permita a observação comportamental dos participantes em buscar soluções.

Também é uma dinâmica para desenvolver a criatividade dos colaboradores em relação a solução de desafios.

Dinâmica de grupo: dicas e os melhores exemplos

6. Dinâmica do desafio

Por fim, temos uma dica de dinâmica de grupo bastante apropriada para aquele exemplo que usamos, no início do artigo, sobre a chegada de uma nova tecnologia.

A ideia consiste em ter, em uma caixa preta, uma série de desafios preparados previamente pelo mediador.

Vale adiantar que esses desafios devem estar diretamente relacionados ao problema a ser resolvido. Que pode ser, por exemplo:

  • facilitar o trabalho em equipe;
  • identificar soluções para problemas produtivos da equipe;
  • desenvolver o trabalho colaborativo;
  • gerar mais intimidade produtiva entre os integrantes.

A intenção é fazer com que esses desafios coloquem os participantes em situações que os façam desenvolver as competências ou habilidades que são necessárias para resolver problemas cotidianos no trabalho.

Só que não é apenas isso: o mediador deve dividir os participantes em dois grupos e fazer a caixinha preta rodar entre eles, com uma música ao fundo (como uma dança das cadeiras).

Assim que a música parar, a pessoa com a caixa na mão pode escolher entre:

  • cumprir o desafio — vale 3 pontos se ele resolver;
  • passar o desafio para alguém de sua equipe — vale 1 ponto;
  • passar o desafio para alguém da outra equipe — perde a chance de pontuar.

Para aumentar a competitividade, vale incluir penalidades para o participante que passar o desafio adiante (seja para alguém do próprio grupo ou da outra equipe). Ganha quem fizer o maior número de pontos.

Qual dinâmica de grupo usar em diferentes ocasiões?

Além dos exemplos acima citados, reunimos algumas ideias interessantes e práticas, para que a sua equipe de RH consiga visualizar novas ações.

Dessa maneira, nossas dicas de dinâmicas de grupo para empresas podem ser idealizadas, planejadas e executadas em curtíssimo prazo! Veja só!

Contratações

Para qualificar os processos seletivos da sua organização, nós recomendamos algumas dinâmicas organizacionais bastante populares para isso, como:

  • entrosamento, que consiste em “quebrar o gelo” nas entrevistas presenciais, permitindo que todos se apresentem e mostrem um pouco de si para os outros e os recrutadores;
  • iniciativa, que consiste em desarrumar toda uma sala e, em seguida, pedir para que os participantes organizem-na como quiserem;
  • liderança, como a dinâmica da ilha deserta que citamos anteriormente. Importante para ver quem assume a dianteira em diferentes tipos de situação.

Treinamentos

Para melhorar as competências habilidades, atitudes e conhecimentos dos profissionais, algumas dinâmicas, em particular, oferecem o resultado esperado. Alguns exemplos:

  • integração por meio de círculos de pessoas. Organize um maior e, no interior, um menor para que eles se movimentem ao som da música. Quando ela para, as pessoas frente a frente devem falar um pouco de si;
  • fortalecimento de equipes por meio de uma série de perguntas (como: quem você levaria para uma ilha, quem organizaria sua festa etc.) que deve ser respondida. Em seguida, os participantes fazem outras dinâmicas e, então, o RH devolve as questões para as pessoas. A ideia é saber se a opinião delas mudou, sobre o companheiro de trabalho, e os motivos para isso.

Motivação e engajamento

Para devolver a motivação, aproximar os colaboradores e enriquecer o engajamento coletivo, algumas dinâmicas em grupo podem ser aplicadas nesse sentido. Por exemplo:

  • no bom e velho estilo “batata quente”, distribua uma caixa repleta de desafios e micos, entre os participantes, e pare a música aleatoriamente. Quem abrir pode optar por sair da brincadeira ou “pagar o desafio”. Dividindo as pessoas em equipes, você pode tirar pontos de quem se recusar a fazer o desafio e pontuar quem cumprir o proposto;
  • a já citada dinâmica de grupo “quem eu levo?” pode ser usada na motivação, também, já que aproxima os colaboradores e oferece novas perspectivas sobre os colegas de trabalho;
  • a dinâmica “vamos dar as mãos” une todos em um círculo, inicialmente. Peça que todos memorizem quem está à esquerda e à direita, e faça com que todos se movimentem pelo ambiente, em seguida. A ideia consiste em reformular o círculo original.

Desenvolver a criatividade

Temos também algumas dicas de dinâmica de grupo para quem está em busca do exercício da criatividade entre os seus colaboradores. São elas:

  • o sonhador, realista e crítico é uma dinâmica que apresenta uma ideia, um tema ou situação e, em seguida, 3 participantes vão interagir para chegar a um desfecho com base em 3 personalidades diferentes (o sonhador, o realista e o crítico). Cada um vai personificar uma personalidade e dar opiniões de acordo com esse perfil, até que todos estejam satisfeitos com o desfecho;
  • inusitadas conexões é uma ideia que se desenvolve por meio de conexões disparadas aleatoriamente, pelas pessoas, com base em objetos que ou situações sugeridas, e guardadas em uma caixa (situação bastante comum em shows de improvisação, por exemplo);
  • S.C.A.M.P.E.R. é uma sigla para destacar a importância em olhar a mesma situação sob diferentes perspectivas. Assim, cada participante pensaria no modelo pensando em Substituir o elemento da ideia; Combinar com outros itens ou ações; Adaptar a outra ideia ou projeto; Modificar para gerar mais valor a ela; Procurar novos usos para ela; Eliminar por completo, a fim de identificar o seu valor; e Reorganizar para encontrar novas utilidades para a situação inicial.

Melhorar o clima organizacional

Por fim, selecionamos algumas dinâmicas em grupo para quem está em busca do enriquecimento do clima organizacional dentro da empresa:

  • técnica 6.3.5 é uma dinâmica de grupo conhecida também como brainwriting, e que atua como um brainstorming veloz e dinâmico. Assim, teríamos 6 participantes, 3 ideias sugeridas por cada um e 5 minutos para sugerir cada ideia — resultando um total de 108 ideias em apenas 30 minutos, por exemplo;
  • verdade ou mentira é outra das populares dinâmicas para melhorar o engajamento e a motivação que, para executá-la, basta caneta e papel. Na dinâmica, cada participante escreve 3 afirmações sobre si e, uma delas, tem que ser falsa. Aí, as pessoas vão tentando decifrar qual é a afirmativa falsa;
  • a dinâmica de grupo conhecida como cubos solidários permite a elaboração da figura geométrica com qualquer tipo de material. Aqui, é avaliada a qualidade do cubo e também o papel desempenhado por cada membro da equipe.

Como usar a dinâmica de grupo na minha empresa?

Viu como as dinâmicas em grupo para empresas pode ser um importante instrumento para melhorar o clima organizacional do negócio, desenvolver pontos de melhorias e até mesmo trabalhar gradativamente os talentos internos?

Agora, que você já tem em mãos as melhores dicas de dinâmica de grupo, é importante fazer um diagnóstico em todas as áreas da sua empresa e identificar quais das ideias acima têm tudo a ver com a resolução dos problemas encontrados.

E, caso esteja em busca de outras dicas e novidades para promover mais qualidade à produtividade em sua empresa, aproveite para conhecer a Xerpa.

Somos uma plataforma de Recursos Humanos eficiente, que pode ajudar a sua empresa a analisar um currículo e selecionar profissionais e muito mais!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário