Doria diz que vai aplicar 4ª dose de vacina contra Covid “independentemente do Ministério da Saúde”

Foto de Anna Shvets no Pexels

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o estado vai aplicar a quarta dose da vacina contra Covid-19 em toda a população. A afirmação foi feita em entrevista à rádio Eldorado, na manhã desta quarta-feira (9). Doria foi enfático: a medida será seguida “independentemente da recomendação do Ministério da Saúde”.

“Avançando na segunda dose, nós poderemos avançar na dose de reforço, a quarta dose, seguindo uma ordem de faixa etária […]. Vamos adotar em São Paulo a quarta dose, independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”, afirmou o tucano.

Apesar do anúncio, ele não deu detalhes de quando ou como será a aplicação — nesta quarta-feira (9) há coletiva do governo e espera-se que o governador compartilhe mais detalhes.

Inclusive, o ministério publicou uma nota técnica afirmando que ainda não há informações suficientes para a recomendação de mais uma dose.

“Antes de avançarmos rumo a novas indicações no calendário do PNO [Plano Nacional de Operacionalizações], se faz necessário compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela Covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação (vacinados x não vacinados)”, afirma a nota técnica publicada.

Vale lembrar que a quarta dose foi liberada em dezembro pelo governo, mas apenas para pessoas imunossuprimidas, ou seja, as que têm o sistema imunológico enfraquecido por câncer ou HIV/Aids, por exemplo.

Fora isso, via de regra, a dose de reforço para maiores de 18 anos deve ser aplicada respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a aplicação da segunda dose.

Fonte: Infomoney

Posts Relacionados

Deixe um comentário