Ecosia Browser: ajude a gerar energia limpa enquanto “navega” na internet

Ecosia Browser - Caminho entre árvores de folhas verdes
A ferramenta Ecosia é conhecida por reverter seus lucros como empresa para promover o plantio de árvores, inclusive no Brasil.

Chrome, Firefox, Safari. Estes são apenas três dos vários navegadores (ou Browser) criados para permitir a navegação pela internet. Há variações entre eles, mas em geral é a preferência de cada usuário que dita qual será usado no dia a dia. Mas, agora há uma razão em prol do planeta para mudar de navegador, isso porque o mecanismo de busca Ecosia acaba de lançar seu próprio navegador.

A ferramenta Ecosia é conhecida por reverter seus lucros como empresa para promover o plantio de árvores, inclusive no Brasil – saiba mais aqui. Com o Ecosia Browser, a ideia é tornar ainda mais fácil que qualquer pessoa possa ser ativo em suas ações ecológicas. Enquanto navega, compra e ou simplesmente realiza pesquisas na internet, o internauta ajuda a gerar energia limpa e plantar árvores em pontos críticos de biodiversidade.

A Ecosia gera 25 watts-hora (Wh) de energia renovável por usuário diariamente. “Já estamos produzindo energia renovável suficiente para alimentar duas vezes todas as pesquisas. Agora podemos ir ainda mais longe, graças aos nossos investimentos contínuos em centrais de energia solar e outros projetos de energia limpa”, afirma a empresa.

Além de gerar energia limpa, o autointitulado “o navegador mais ecológico do planeta” está equipado com o mecanismo de “busca verde” (que planta uma árvore a cada 45 buscas) e um chatbot que sugere resultados e respostas mais ecológicas. Por lá, ainda é possível fazer compras on-line mais conscientes por meio de uma funcionalidade de lojas parceiras -, o que também contribui para os projetos de ação climática.

Segundo os desenvolvedores, a velocidade do navegador é otimizada para carregar páginas até três vezes mais rápido do que a maioria dos navegadores convencionais. Isso deve-se, sobretudo, ao bloqueador de anúncios integrado. “Menos anúncios também significa que você consome menos dados e energia, o que é uma vitória para todos nós. Também protegemos sua privacidade bloqueando rastreadores”, garante a companhia.

Ecosia faz parceria com projetos locais, como o Instituto Espinhaço.

Comprometida juridicamente a reverter 100% dos lucros para o planeta, a Ecosia planta árvores em várias partes do mundo. Em fevereiro deste ano foi comemorado o número de 200 milhões de árvores. No Brasil, o projeto de restauração se concentra na Mata Atlântica, além de atuar com famílias de agricultores para plantar árvores em sistemas agroflorestais e de agricultura regenerativa na parte oriental da Amazônia. Saiba mais aqui.

CicloVivo

Posts Relacionados

Deixe um comentário