Entenda como funciona o ponto online

Imagem de Christo Anestev por Pixabay

O controle de ponto online é um dos métodos mais populares e vantajosos atualmente, podendo não só proporcionar às empresas uma maior produtividade e economia real, mas também reduzir a burocracia em seu dia a dia.

Para quem ainda não sabe, trata-se de uma tecnologia que permite à empresa realizar o controle de jornada dos seus colaboradores. É um sistema que geralmente funciona na nuvem, podendo, dessa forma, ser conectado e acessado por diversos dispositivos e em vários locais.

Você gostaria de entender melhor como funciona? Então, continue a leitura.

Como funciona o ponto online?

Normalmente, um ponto eletrônico necessita de um equipamento físico, o qual fica localizado em determinado local da empresa, como perto do setor de RH. Assim, os colaboradores precisam se dirigir até esse local e registar o início e depois o fim de sua jornada de trabalho.

Hoje, as coisas mudaram e o ponto online é um ótimo exemplo nesse sentido. O funcionamento é mais simples, uma vez que o registro de saída e entrada da jornada de trabalho pode ser feito utilizando um software instalado em um dispositivo como celular, tablet ou computador. Esse software, normalmente, funciona na nuvem, de maneira a possibilitar acesso amplo aos profissionais previamente autorizados pelo setor de RH.

Em relação ao registro de ponto, um ponto online geralmente oferece mais de uma opção para que isso seja feito, como pela biometria, batida de ponto ou pelo reconhecimento facial do trabalhador.

Em síntese, é uma ótima alternativa para a empresa que desenvolve parte de suas operações em locais distintos de sua sede, as quais necessitam de colaboradores para sua realização. Por exemplo, é uma boa solução para empresas de facilities.

Quais são as vantagens de se utilizar o ponto online?

A utilização de um ponto online pode proporcionar a uma empresa alguns benefícios. A seguir, apontamos os principais, para que dessa forma isso fique mais claro em sua mente:

• Maior controle da jornada do colaborador

Um sistema de ponto online permite a empresa controlar melhor a jornada de trabalho dos seus colaboradores, principalmente daqueles que atuam remotamente. Assim, nesse sentido, em tempos de pandemia, a adoção dessa tecnologia se faz ainda mais importante.

• Melhor controle do banco de horas

Também podemos dizer que um ponto online permite o melhor controle do banco de horas da empresa, o que facilita a realização dos cálculos relacionados às horas extras realizadas. Com isso, sua empresa pode não apenas preservar sua segurança financeira, como cumprir a legislação vigente em torno do assunto.

• Aumento da produtividade

Ainda nesse sentido, podemos dizer que a adoção de um ponto online possibilita que sua empresa preserve e/ou aumente sua produtividade, uma vez que permite aos gestores exercer maior controle sobre a eficiência da jornada de trabalho dos seus colaboradores.

Depois de ler este conteúdo, você percebeu que sua empresa necessita de um ponto online? Então entre em contato conosco agora mesmo. Somos especialistas no assunto e podemos ajudar seu negócio a crescer.

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Leave a Comment