Entenda o que é GMV e a importância dele para seu e-commerce

imagem de uma pessoa fazendo compras pelo tablet

As vendas pelo e-commerce contam com inúmeras ferramentas que ajudam os empresários no acompanhamento da saúde financeira do negócio. Entre elas, há o GMV, Gross Merchandise Volume (volume bruto de mercadorias), uma métrica presente nas plataformas para ajudar ainda mais a gestão.

Mas você conhece o GMV? Sabe da importância dele para seu negócio? E, ainda, como calculá-lo? É hora de se aprofundar mais no assunto!

Continue a leitura e torne a gestão das suas vendas mais fácil!

Conheça o GMV

O Gross Merchandise Volume é uma métrica criada para calcular o volume bruto das mercadorias dentro de plataformas digitais, os e-commerces.

Ela é própria para o varejo online e auxilia as empresas no momento de identificar quanto de receita foi gerado através dos seus canais, baseando-se em um período predeterminado.

Seu foco principal é mapear o desempenho do e-commerce através dos números de vendas apresentados.

Entenda por que o GMV é tão importante para sua empresa

Primeiramente, compreender o Gross Merchandise Volume é fundamental para os negócios, pois ele calcula, em reais ou dólares, o desempenho das suas vendas online, tudo para facilitar a comparação de receita atual com a dos meses anteriores.

Então, é importante ressaltar que o GMV não é o mesmo que Custo de Mercadoria Vendida, métrica que busca descobrir quanto de despesa se teve para produzir ou guardar uma mercadoria.

Entretanto, conhecer ambos possibilita encontrar um meio-termo entre eles e, assim, descobrir a melhor forma de obter lucro. Importante: na hora do cálculo, essas duas métricas devem ser calculadas separadas.

Aprenda a calcular o Gross Merchandise Volume

Existem diferentes maneiras de se calcular o GMV, porém o jeito mais simples é multiplicar o preço de venda final para o consumidor com o número de produtos que foram vendidos.

Por exemplo, imagine um empreendedor com 100 relógios à venda no seu e-commerce por 30 dólares cada um. Nesse caso, o cálculo do GMV fica da seguinte forma:

GMV = preço de venda x número de produtos

GMV = 100 x 30 = 3.000 dólares

Essa é uma das maneiras de se calcular a receita bruta. Outra forma de calcular o GMV é:

GMV = número de transações totais x valor médio do pedido (AOV),

onde AOV são os custos do pedido do cliente.

Por exemplo: GMV = 310 (número de transações) * R$ 10 (AOV) = 3.100 reais.

Conheça os indicadores que podem ser utilizados com o GMV

Além do Gross Merchandise Volume, existem outros indicadores superimportantes para garantir uma melhor gestão, e eles devem ser analisados conjuntamente.

Não se esqueça de que trabalhar com indicadores é uma tarefa que demanda estratégias fundamentais para entender os parâmetros de ação das empresas. Ou seja, se esses indicadores não forem confiáveis, torna-se muito difícil fazer seu e-commerce crescer.

Os indicadores que devem estar lado a lado com o GMV são:

  • Taxa de conversão: refere-se à quantidade de pessoas que finalizaram a compra no seu e-commerce ou realizaram qualquer outra ação, como preenchimento de cadastro para newsletter.
  • Ticket médio: valor que, em média, cada cliente ou tipo de cliente consome, podendo ser definido como o valor médio das suas vendas. Para encontrá-lo, é preciso dividir o valor total de vendas pelo número de itens ou pedidos.
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): métrica referente ao custo que sua empresa tem para adquirir um cliente.
  • Tempo gasto no site: métrica fundamental para entender se o que a empresa oferece é relevante para o consumidor. Dessa forma, quando baixo, esse indicador mostra a necessidade de melhorias, por exemplo, alterações na navegabilidade do seu e-commerce.
  • Net Promoter Score (NPS): métrica de lealdade ligada à satisfação dos seus clientes. Ela ajuda na hora de compreender se eles estão com intenções de compra ou não.

Está precisando de auxílio com a gestão do seu e-commerce? Não se preocupe, a Consultoria RR pode ajudar!

Agora que compreendemos o que é GMV, é nítido o quanto ele pode ajudar a melhorar a gestão do seu e-commerce nas tarefas do dia a dia.

Para começar a colocar tudo em ordem, procure sempre manter uma boa rotatividade dos produtos, pois, quanto mais itens disponíveis, mais vendas você terá.

E é pensando nisso que a Consultoria RR tem a melhor solução para você na hora de lidar com os desafios da sua loja virtual. Com nossa contabilidade especializada, é possível manter o financeiro, as vendas, o fluxo de caixa e as tributações organizados.

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Fonte: Consultoria RR

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