Entender os funcionários pode ser o segredo do sucesso

Todo bom gestor sabe que os funcionários são um dos principais instrumentos de valor de qualquer empresa, já que a sua qualidade operacional está diretamente ligada a motivação pessoal. Por essa razão, entender os funcionários é uma medida estratégica indispensável para o sucesso organizacional.

Para entender os funcionários, basta que a sua empresa siga estes simples passos:

  • converse com os funcionários;
  • pesquise habilidades e talentos;
  • se comprometa com a equipe.

Esse processo pode parecer desafiador, principalmente para as empresas maiores com expressivo volume de colaboradores. Contudo, conhecer o máximo possível de como cada funcionário pode contribuir para o sucesso geral dos negócios e fortalecer o seu relacionamento organizacional é um investimento sem erro.

Se você quiser saber mais sobre a importância dessa interação, recomendamos a leitura desse material sobre cultura organizacional.

E para decifrar o segredo do sucesso das maiores empresas do mundo, continue acompanhando este post e aprenda a entender os funcionários para otimizar ainda mais os seus resultados.

Por que entender os funcionários é uma estratégia competitiva?

Um dos principais diferenciais de qualidade em gestão é a capacidade da liderança empresarial criar estratégias que coloquem a organização em vantagem diante da concorrência no mercado.

Para isso, tão importante quanto explorar as possibilidades do cenário externo é conhecer as oportunidades do ambiente interno. Em outras palavras, os gestores devem entender os funcionários e conhecer a fundo seus pontos fortes e fracos.

É fundamental inteirar-se das habilidades e talentos individuais dos funcionários, além das suas motivações pessoais e profissionais, empolgação atual com o trabalho, planos de carreira, opiniões, preferências, necessidades, identificação com a missão, visão e valores da empresa, e assim por diante.

Com essas informações, as ações institucionais podem ser personalizadas a um estilo de gerenciamento que estimule a força de trabalho e ajuste a comunicação interna para reduzir ruídos de informação.

Os gestores passam a ter uma bagagem de dados para motivar seus colaboradores, de maneira saudável e estratégica. E assim, traçar planos que efetivamente conversem com a realidade organizacional e potencializem sua produtividade.

Como conhecer a opinião dos funcionários?

Cada empresa possui uma realidade e demanda específica, contudo, separamos 3 passos que podem guiar essa iniciativa com qualidade em qualquer organização. Confira a seguir!

Converse com os funcionários

Antes de mais nada, os gestores devem conversar com a sua força de trabalho. É muito importante que esse contato seja feito de maneira individual, para que o interesse sobre a opinião de cada colaborador seja apresentado de forma legítima e oficial.

Pesquise habilidades e talentos

Pesquise as habilidades especiais de cada colaborador. Aqui vale conversar com outros gerentes ou até outros funcionários. Assim, passa a ser possível identificar talentos estratégicos para otimizar os ganhos da empresa.

Se comprometa com a equipe

É fundamental que os gestores promovam oportunidades que ajudem os colaboradores a atingirem suas metas. Desta forma, eles se motivam pelo suporte e reconhecimento profissional, reduzindo as taxas de turnover, melhorando a qualidade de vida no trabalho e potencializando o seu rendimento.

Que medidas adotar para entender os funcionários?

Para entender os funcionários em um nível mais profundo, a empresa deverá adotar algumas mudanças e cuidados especiais. Confira algumas dicas do que os gestores podem realizar!

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação interna dos colaboradores é uma ferramenta essencial para verificar o estado de contentamento de cada um e identificar quais fatores estão atrapalhando o pleno exercício da sua função.

Entender essas questões permite que, os gestores criem estratégias que garantam um ambiente corporativo mais agradável, ofereçam condições que reforcem a produtividade, desenvolvam benefícios personalizados, disponibilizem oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional, melhorem os índices de retenção de talentos, dentre outros.

Reuniões “one a one”

Outra atividade que pode ajudar os gestores a entender os funcionários são as reuniões periódicas individuais ou “one a one”.

Assim como o nome já subentende, esse tipo de encontro engloba apenas duas pessoas, o gestor e um funcionário, justamente para que o nível da conversa possa ser mais íntimo e específico. É uma prática que reforça a valorização e o reconhecimento da liderança por cada colaborador.

Feedbacks inversos

Feedbacks são essenciais para o alinhamento estratégico, por isso é muito importante desenvolver uma cultura que estimule essa prática.

Assim como a empresa deve oferecer feedbacks sobre o funcionário, ele também deve dar suas opiniões para a evolução da organização. Ouvir o seu feedback sobre a instituição, seu momento no mercado, sua participação no rendimento geral, suas ideias, sua opinião sobre o resultado de alguma atividade estratégica, e assim por diante.

Cultura organizacional aberta

Outra dica interessante é adotar uma cultura organizacional aberta, visando torná-la mais acessível ao público interno. Hábitos, crenças, normas e até valores, que já estejam incompatíveis com a realidade da empresa e da equipe de profissionais, podem ser redefinidos para reforçar a identificação pessoal dos colaboradores e o seu compromisso com a evolução institucional.

Uma cultura aberta permite que eles tenham a ousadia de expor e criar novos métodos e procedimentos, participando efetivamente da construção da identidade da empresa.

Gestor mentor

Para entender os funcionários com profundidade, uma dica especial é trabalhar esse processo como uma mentoria. Por meio da orientação, o relacionamento com os funcionários ganha mais intimidade, confiança e respeito.

A figura do mentar reforça a posição de liderança dos gestores, mas não pela autoridade do cargo, e sim pela admiração. O colaborador passa a enxergá-lo como um líder de pensamento, que se preocupa com o futuro da sua carreira e com as suas opiniões. Por isso, a mentoria pode ser um caminho para manter a força de trabalho motivada a crescer ainda mais.

Entender os funcionários pode ser um investimento de médio a longo prazo, contudo assegurará o bem-estar e a motivação do mais valioso bem da sua organização: os funcionários.

Com algumas medidas transformadoras, boas conversas e muita atenção, os gestores da sua empresa poderão conhecer o segredo do sucesso das maiores companhias do mundo!

Fonte:Xerpa

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