Equipe multidisciplinar: é indispensável para sua empresa!

Um dos conceitos mais valorizados no mercado empresarial é o de equipe multidisciplinar. A equipe multidisciplinar é aquela que reúne profissionais de diferentes competências para proporcionar trocas de experiências e conhecimentos.

Com isso, a empresa tem a chance de potencializar a produtividade de seus profissionais, que terão uma constância de crescimento maior por conviverem, diariamente, com perfis diferentes dos seus.

O resultado disso, é uma facilidade na obtenção de resultados, tornando a execução de tarefas mais assertivas. Contudo, como investir numa equipe multidisciplinar e como gerenciá-la? Neste artigo você vai saber:

Boa leitura!

O que é equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é aquela que reúne profissionais com diferentes habilidades técnicas (hard skills), formações, perfis, competências e expertises.

O objetivo principal da formação de uma equipe multidisciplinar é o compartilhamento de conhecimento, experiências e vivências pessoais e profissionais entre os colaboradores envolvidos. Assim, se torna possível atingir os resultados de forma mais efetiva e rápida.

Isso porque, com diferentes profissionais envolvidos em projetos distintos, há chances de se criar alternativas e soluções para resolução de problemas e aumentam-se as possibilidades de fortalecer uma cultura organizacional para a inovação.

Com a equipe multidisciplinar a empresa consegue explorar a individualidade de cada um e potencializa a coletividade.

Conceito de equipe multidisciplinar

O conceito de equipe multidisciplinar surgiu no setor da saúde, onde diferentes profissionais, de áreas distintas, se unem para cuidar de determinado paciente.

Cada profissional exerce seu trabalho, mas em conjunto, com um trabalho multidisciplinar, e trabalham por um objetivo comum, que é oferecer saúde e bem-estar ao paciente.

Por exemplo, é comum que um paciente internado seja cuidado por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais.

Esse conceito se estendeu para a área empresarial, quando muitas empresas começaram a reunir profissionais de diferentes setores e cargos para ampliar os conhecimentos e experiências para agregar valor e competências na execução das tarefas.

Benefícios de se ter uma equipe multidisciplinar

Preparar uma equipe multidisciplinar para fazer frente às tomadas de decisão da empresa pode trazer inúmeros benefícios no dia a dia da companhia. Confira três dos principais benefícios de se ter uma equipe multidisciplinar na empresa.

Autogestão

Uma equipe multidisciplinar acaba gerando a capacidade de autogestão nos colaboradores. Isso porque, nesse modelo, os profissionais são mais estimulados a tomarem decisões de maneira independente.

A autogestão estimula uma iniciativa maior dos colaboradores em relação às situações que lhe são apresentadas diariamente.

Essa característica é extremamente necessária em equipes multidisciplinares, já que, o colaborador precisa ter compromisso e iniciativa para expor suas ideias.

Além disso, a autogestão eleva a confiança e a motivação do colaborador para atuar na equipe multidisciplinar. Dado que,  ter parte do poder de decisão nas suas mãos, faz com que esse profissional se sinta valorizado pela empresa, e principalmente saiba que é ouvido.

Criatividade e inovação

Se por um lado uma equipe unidisciplinar reúne profissionais com características e competências parecidas, com a equipe multidisciplinar a empresa integra colaboradores distintos, com formações e experiências que permitem visões diferentes das coisas.

Com isso, a companhia acaba estimulando a criatividade e a inovação, já que, reunindo profissionais com expertises próprias, ela acaba permitindo pontos de vista opostos, devido a bagagens e experiências individuais na carreira de cada um.

Dessa forma, potencializa-se a criatividade e inovação, uma vez que, cada um irá expor seu conhecimento e ideias, a fim de enriquecer o debate, criando possibilidades e caminhos inovadores que levam ao encontro de soluções e alcance dos objetivos.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, companhias que apostam na criatividade de suas equipes têm uma taxa de crescimento duas vezes maior.

Motivação e produtividade

A oportunidade de crescimento, pessoal e profissional, que a equipe multidisciplinar proporciona, eleva a motivação de todos os colaboradores. Isso acontece porque, nesse tipo de formação, existe uma liberdade criativa maior.

Por essa razão, criam-se novas visões e perspectivas na solução de problemas. Isso acaba estimulando os profissionais a exporem suas opiniões. Como são mais ouvidos pela empresa, acabam elevando seu nível de motivação.

A motivação, inclusive, eleva em 50% o nível de produtividade, revelou uma pesquisa da Right Management. Produtividade, que aliás, não fica para trás com a equipe multidisciplinar e impacta positivamente a empresa.

Isso se dá, pois, com mais pessoas envolvidas nas tomadas de decisão, a chance de acelerar os processos e a solução de problemas ser mais assertiva são muito maiores.

Por que é importante para a empresa investir em equipe multidisciplinar?

Investir em uma equipe multidisciplinar coloca os profissionais em constante evolução dentro da empresa. Isso ocorre porque, quando se aposta nesse modelo de trabalho, há uma troca constante de conhecimento e experiências entre os envolvidos.

Além disso, uma equipe multidisciplinar acaba criando uma homogeneidade nas tomadas de decisões, fazendo com que a comunicação seja mais assertiva e sólida. Visto que, todos participam das escolhas e impactam diretamente para a construção de um objetivo comum.

Então, pode-se dizer que a equipe multidisciplinar é importante para a empresa pois:

  • Estimula a troca de experiências pessoais e profissionais;
  • Incentiva o compartilhamento de conhecimento;
  • Potencializa a produtividade;
  • Proporciona novas perspectivas em relação a resolução de problemas;
  • Gera mais pensamentos criativos e inovadores;
  • Agrega valor para a empresa.

Qual o passo a passo para montar uma equipe multidisciplinar?

varias pessoas sentadas de frente para computadores conversando e trabalhando

Para montar uma equipe multidisciplinar, no entanto, é essencial que a empresa faça um planejamento prévio para que os resultados sejam atingidos.

Essa organização antecipada permite que o gestor aproveite ao máximo a capacidade de cada um e consiga gerenciar os diferentes perfis. Conheça um passo a passo que irá ajudar sua empresa a montar uma equipe multidisciplinar da forma correta e efetiva.

Faça um planejamento

O planejamento é o primeiro passo para que a montagem de uma equipe multidisciplinar tenha sucesso. Esse planejamento passa, essencialmente, por um conhecimento profundo das características dos profissionais que farão parte dessa equipe.

Sejam habilidades e competências profissionais como o próprio perfil pessoal do colaborador, no sentido de sua personalidade.

É imprescindível identificar essas questões para que a equipe multidisciplinar seja formada corretamente com perfis distintos e assim atinja os objetivos esperados.

Outro passo, dentro desse planejamento, é definir as metas da equipe e as funções de cada um dos profissionais envolvidos. É nesse momento também que a empresa precisa alinhar os objetivos da organização com os da equipe multidisciplinar, para que se tornem objetivos comuns.

Defina os objetivos dessa equipe

A construção de equipes multidisciplinares exige da empresa a definição dos objetivos dessa equipe. Por que preciso de uma equipe multidisciplinar? O que ela deve alcançar? Quais os resultados esperados? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas.

Afinal de contas, a criação de uma equipe multidisciplinar precisa de um propósito e esses profissionais necessitam de um guia para que o processo seja efetivo. Isso quer dizer que os objetivos e as demandas precisam ser bem detalhadas.

Já que assim, por meio dos objetivos, o gestor pode ser assertivo no momento de definir os perfis profissionais para a execução de cada tarefa, contando com especialistas da área e competências complementares. Formando assim, a equipe multidisciplinar.

Selecione as pessoas certas para fazer parte da equipe

Uma equipe multidisciplinar precisa reunir profissionais com perfis e expertises diversas. Não faz sentido, nesse caso, montar um time com colaboradores com competências semelhantes, entre outros atributos pessoais que se parecem.

A montagem de uma equipe multidisciplinar exige do gestor uma seleção minuciosa e correta das pessoas. Isso significa escolher perfis, experiências e competências distintas. Mesclando profissionais de cada um dos setores que agregarão valor à equipe.

A equipe multidisciplinar, reunindo profissionais com atributos distintos, aumenta as chances de sucesso, pois cria novas possibilidades em ideias e inovação. Portanto, para selecionar as pessoas certas para uma equipe multidisciplinar valorize sempre a diversidade.

Monte a equipe e defina os papéis

Montar uma equipe multidisciplinar também passa pela necessidade de definir o papel de cada um em relação às tarefas a serem realizadas.

Contar com profissionais de diferentes perfis e competências nesse time não quer dizer que eles tenham que assumir coisas que não fazem parte do seu escopo de trabalho.

Ao contrário do que muitos imaginam, a montagem das equipes multidisciplinares servem também para que as tarefas estejam alinhadas às habilidades de cada um, para que o potencial máximo dos profissionais sejam aproveitados.

Com essa definição de papéis, fica mais fácil organizar os objetivos, elencar tarefas específicas e definir o que cada um faz. Para que assim, a produtividade seja elevada e o nível de desempenho seja satisfatório.

Como fazer a gestão de equipe multidisciplinar?

uma mesa com computadores, pessoas sentadas e conversando

Gerir a equipe multidisciplinar também é um dos passos importantes para que de fato esse modelo seja bem-sucedido. Uma vez que, o gestor precisará lidar com diferentes perfis de pessoas e profissionais, com visões e competências distintas.

Essa gestão surge para evitar conflitos e principalmente utilizar todo o potencial dos profissionais envolvidos nesse grupo. Alguns dos passos mais importantes para a gestão de equipe multidisciplinar são:

Acompanhamento constante

O gestor tem um papel fundamental no sucesso das equipes multidisciplinares.

Esse sucesso se deve principalmente por um acompanhamento constante da equipe. É da  responsabilidade do gestor conseguir gerenciar conflitos, em função das diferenças de perfis, e manter um alto nível de qualidade do trabalho.

Nas equipes multidisciplinares todos precisam estar em sintonia, falando a mesma língua, para que os objetivos sejam alcançados. Mas isso só é possível se o gestor estiver acompanhando tudo de perto e mantendo uma comunicação eficiente entre o time.

Metas e métricas

Uma forma de otimizar o trabalho das equipes multidisciplinares é apostando em metas claras e objetivas e em métricas que podem indicar e sinalizar qual o andamento das campanhas.

Posto que, assim se torna possível realizar eventuais mudanças para que os resultados sejam atingidos. As metas e métricas precisam caminhar juntas, pois, só assim o gestor conseguirá controlar o processo e fazer uma análise dos resultados.

Para que isso ocorra, é recomendado que o gestor faça o uso de KPI’s, (Key Performance Indicator), que nada mais são do que os indicadores-chave de desempenho.

Entre os principais KPIs, que podem ser utilizadas para medir o desempenho das equipes multidisciplinares, estão:

Com esses indicadores o gestor terá em mãos dados mais concretos sobre o desempenho dos colaboradores em relação às metas a serem alcançadas e haverá uma confiabilidade maior no trabalho.

Podendo o gestor, assim, desenvolver estratégias para elevar o desempenho e a produtividade das equipes multidisciplinares.

Avaliação de desempenho

De nada adianta ter uma equipe multidisciplinar e capacitada se não é feita uma avaliação de desempenho de todos os envolvidos. Isso pode ser feito com feedbacks constantes sobre a atuação coletiva e individual desses profissionais.

Quando um colaborador recebe um feedback de forma ética, respeitosa e profissional, seja ele positivo ou negativo, a tendência é que ele evolua profissionalmente e busque melhorias.

Com a avaliação de desempenho, inclusive, se torna possível uma visão mais ampla do trabalho, permitindo ajustes nos processos, melhoria na multidisciplinaridade da equipe  e até mesmo contribui com a correção de erros.

Controle de horas trabalhadas

Com certeza você já ouviu falar que “tempo é dinheiro” e um dos objetivos de uma equipe multidisciplinar é otimizar ao máximo o tempo de trabalho. Dessa forma, torna-se possível executar as tarefas mais rapidamente e ninguém fica sobrecarregado.

Mas qual a importância do controle de horas trabalhadas na equipe multidisciplinar? Total! Com o controle de horas, até mesmo via controle de ponto, o gestor pode ter uma visão completa sobre essa parte operacional do negócio.

Com isso, ele consegue medir exatamente a frequência dos profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar, o nível de produtividade de cada um, horas extras, atrasos e faltas.

Por meio desse controle de jornada, a empresa consegue fazer uma análise de quem falta mais, de quem está trabalhando demais e se existem colaboradores desmotivados.

Assim, fica mais fácil reorganizar a rotina da empresa e principalmente criar estratégias para que o trabalho das equipes multidisciplinares seja efetivo.

Conclusão

Ao longo desse conteúdo foi possível perceber o impacto que uma equipe multidisciplinar tem no desenvolvimento dos colaboradores e na obtenção de resultados.

A troca de experiências e conhecimento que a equipe multidisciplinar proporciona impulsiona a produtividade e a geração de novas ideias.

Pela possibilidade de reunir diversos perfis e talentos, esse tipo de formação de equipe gera impactos positivos no dia a dia da empresa, facilitando, constantemente, uma integração entre os setores e consequentemente agregando valor à companhia.

Porém, para montar equipes multidisciplinares é necessário planejamento prévio, definição de objetivos e papéis dos profissionais envolvidos e uma mensuração dos resultados, baseada numa análise de desempenho.

Já que assim, é possível tornar o projeto de construção de equipes multidisciplinares efetivo e assertivo.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados