Estratégias de vendas na quarentena: como driblar as dificuldades em datas comemorativas, como o Dia das Mães?

Estamos vivendo algo totalmente novo para nossa geração; a necessidade de se isolar e diminuir o contato humano. Isso é um grande obstáculo para quem realiza vendas de produtos ou serviços, uma vez que o relacionamento é base de qualquer comércio 

O Dia das Mães, uma das datas mais lucrativas, está chegando e, por isso, a DicasMEI entrevistou empreendedoras que compartilharam conosco as estratégias utilizadas para continuar prosperando durante o período de quarentena 

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o varejo. Muitos microempreendedores individuais enxergam em datas comemorativas, como esta, a oportunidade de lucrar, garantindo o fluxo de caixa para os próximos meses. Neste ano, entretanto, muitas datas importantes, incluindo a Páscoa, enfrentaram o obstáculo da quarentena, que foi imposta a diversos estados do nosso país, desde o final do mês de março.

Por isso, para driblar as dificuldades consequentes dessa imposição governamental, necessária para a manutenção de nossa saúde e bem-estar, o comércio digital deve marcar o Dia das Mães deste ano diante das regras de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Pequenos, médios e grandes negócios tentam garantir parte do faturamento da segunda data mais importante do ano para o comércio brasileiro divulgando e vendendo pela internet. Isso pode significar uma expansão do segmento on-line, ainda que menos brasileiros devam ir às compras em 2020 em comparação com os anos anteriores.

Segundo um levantamento da startup de tecnologia Behup, 82% dos filhos que pretendem presentear as mães este ano pensam em comprar pela internet.

É claro que nem todos os modelos de negócio têm a possibilidade de adequar suas atividades para o ambiente digital, mas, como já explicamos, todo plano de negócios deve ser flexível para atender às demandas de diferentes situações contextuais. Essa flexibilidade é o segredo para que você não se desespere, tomando decisões drásticas, como o encerramento do seu CNPJ MEI, quando surgir algum imprevisto em seu caminho de microempreendedor individual.

VEJA: Clique aqui e confira um vídeo explicativo sobre Plano de Negócios 

A equipe DicasMEI conversou com três empreendedoras que contaram um pouco de suas dinâmicas de trabalho diante desse contexto, com a intenção de expandir as perspectivas de nossos seguidores, oferecendo-lhes possibilidades de estratégias e incentivando o comércio local, principalmente aquele realizado pelos microempreendedores individuais.

Vamos conhecer a história dessas mulheres inspiradoras?

Da Planta

Andrea Faria é responsável pela produção de alimentos veganos desde 2018, quando decidiu se dedicar ao empreendimento culinário. A Da Planta surgiu de uma brincadeira entre amigos e, hoje, é responsável pelo fornecimento de salgados veganos para grandes bares de Bauru, cidade do interior de São Paulo. No cardápio, o cliente pode escolher coxinha de jaca, bolinha de shimeji, carne de jaca, entre muitas outras opções.

“A cada quinze dias, tento lançar um prato novo para aguçar a curiosidade dos meus clientes e conquistar novos paladares. Durante a quarentena, criei novos pratos e tenho feito mais propaganda usando as mídias sociais. Tive que aprender a tirar fotos melhores usando o celular”, compartilha Andrea.

A microempreendedora investe pesado na divulgação via Facebook e Instagram e disse que sentiu um grande reconhecimento pela cozinha vegana, durante a pandemia. É fato que, estando em casa, as pessoas têm mais tempo para refletir sobre o que consomem e repensar seus hábitos alimentares.

Quando questionada sobre os obstáculos, Andrea responde que “Minha cabeça é meu maior obstáculo!! Meus medos diários de não conseguir pagar as contas ou não conseguir me sustentar. Mas até aqui só tenho que agradecer a empreendedora que me tornei e aprendi a amar a mulher que sou. Forte e cozinheira de mão cheia”. 

Facebook:@daplanta

Instagram: @daplanta

Elemento Natural 

De acordo com Carla Motta, empreendedora responsável pela marca, a Elemento Natural surgiu há vinte anos oferecendo velas aromatizadas ao seu público-alvo. Carla conta que a marca foi crescendo e, hoje, oferecem aromas para ambientes, sabonetes artesanais, dentre outros produtos, como brindes personalizados e ecológicos para o sistema corporativo.

A história de Carla com o empreendedorismo é de longa data. Desde pequena, aos 7 anos, a empreendedora já realizava trabalhos artesanais, vendendo peças de crochê. “Sempre senti uma necessidade imensa de trabalhar com as mãos”, conta Carla.

A dona da Elemento Natural afirma que, apesar da necessidade de realizar a venda dos seus produtos, não se mostra favorável à reabertura do comércio. “Este é um momento de união, de consciência, um momento para que todos se sacrifiquem para o bem maior, evitando o aumento dos níveis de contágio”. 

A Elemento Natural está com o espaço comercial fechado e utilizando a matéria-prima para confecção de máscaras, dentro das normas da OMS, para doação e comercialização. A cada cinco máscaras vendidas, duas são destinadas à doação. Além disso, a empreendedora ainda garante que uma máscara pode ser trocada por 1 quilo de alimentos não perecíveis, que serão doados às comunidades de baixa renda da cidade de Bauru.

Enquanto tudo não volta à normalidade, a loja segue realizando atendimentos via WhatsApp e oferecendo o delivery sem nenhuma taxa de entrega. Carla adaptou cômodos de sua própria casa para continuar dando conta das demandas de produção de velas aromatizadas, sabonetes e costura.

A empreendedora conta ainda, que, desde o início do ano, começou a investir na atualização do site da marca, oferecendo aos clientes uma plataforma mais dinâmica. Investimentos em tecnologia e melhorias no ambiente de compra virtual mostram-se essenciais para que a empreendedora siga trabalhando no atual contexto.

“Para o Dia das Mães, estamos produzindo muitas canecas com fotos, produtos aromáticos, investindo nos itens personalizados, que remetam às lembranças e laços afetivos”, conta quando questionada sobre as estratégias adotadas para a data comemorativa.

Além disso, uma outra novidade da marca é a linha divertida de máscaras, que reúne estampas de personagens, animais, sorrisos e desenhos animados. “A intenção dessa novidade é levar leveza e alegria para uma situação incômoda e assustadora que nos obriga a adotar a máscara como acessório. Neste momento, é preciso ter criatividade para atender as demandas dos consumidores que, certamente, foram ressignificadas neste contexto de pandemia”, finaliza a responsável pela Elemento Natural.

Facebook:@brindesdiferentes

Instagram: @elemento_natural_carla_motta

Bola de Cristal 

A agência Bola de Cristal oferece dicas e gestão de Instagram. Criada em setembro de 2018 pelas amigas Jamile Cury e Daniela Andrioli, é uma ótima ferramenta para o MEI que deseja profissionalizar suas redes sociais, neste contexto em que o ambiente digital é tão importante para a continuidade dos negócios de comercialização de produtos e serviços.

“Já éramos duas metades que funcionavam sozinhas, mas sabíamos que juntas teríamos uma oportunidade de ser e fazer mais. Foram algumas-muitas reuniões para formatar um produto que a gente acreditasse e que, mercadologicamente, funcionasse. A gente queria sair do óbvio e cuidar com carinho dos sonhos dos outros. Afinal, da mesma forma com que a Bola nascia, cheia de oportunidades para o futuro, aquelas pessoas também haviam feito o mesmo que nós e dado o pontapé em seus negócios. Então, elas mereciam uma presença digital marcante! Gostamos de humanizar relações desde sempre. Antes da Bola, o espírito empreender já fazia parte em nossos trabalhos freelas. E agora as ideias não param. Cada dia que passa, vemos novas possibilidades de explorar o mundo digital”, conta Jamile, quando questionada sobre os motivos que levaram as duas amigas a empreenderem.

Jamile e Daniela indicam a produção de conteúdo nas redes sociais como principal estratégia para manter seu negócio ativo, ainda que as portas estejam fechadas durante o período de quarentena.

“Para o Dia das Mães existem diversas estratégias que podem ser aplicadas, como por exemplo: sorteio em parceria com outras lojas, cupom de desconto e anúncio de promoções. Uma das principais atitudes que o empreendedor deve tomar hoje é APARECER nas redes, colocar o rosto mesmo para falar com o público, falamos muito sobre estratégias e posicionamento no nosso Instagram @_boladecristal, ali colocamos diariamente e totalmente gratuitamente conteúdos sobre como se comportar no Instagram”, é a dica da agência.

É possível ressignificar o conceito de consumo, diante de todas as mudanças causadas pela pandemia de covid-19? Você acredita que as pessoas continuarão consumindo normalmente ou será necessário estabelecer novas estratégias de vendas? Quais?

“Nós acreditamos que existirá uma mudança de comportamento, sim! A principal delas é que agora resolvemos quase que 80% das nossas necessidades online. Além disso, as pessoas irão procurar os serviços que realmente sentem necessidade, muita coisa ficou para depois. Pensando assim os profissionais precisam tornar aquilo que eles vendem em coisas transformadoras e realmente incríveis e únicas, cada vez mais o empreendedor precisa agregar valor ao seu produto, hoje mais do que nunca”, responde Jamile à equipe DicasMEI.

Instagram:@_boladecristal

Nada melhor do que ouvir histórias reais.

Conseguimos te oferecer novas ideias para dar continuidade ao seu negócio? Que tal colocar alguma delas em prática e analisar os resultados?

Fonte: Blog Dicas MEI

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