Faça seu próprio planejamento financeiro, neste início de ano

Janeiro é o tradicional mês para se planejar, em todos os sentidos. Fazer um check-list do planejamento financeiro e das oportunidades futuras é bem oportuno neste momento.

Uma programação econômica pessoal pode ser o primeiro passo para modificar a conjuntura de sua vida – pessoal e profissional – e acabar de uma vez com as dores de cabeça suscitadas pela inexistência de segurança financeira.

Como fazer um planejamento financeiro adequado?

5 Dicas para seu planejamento

O Contador, é claro, super entende de fazer planos para o dinheiro, bens e patrimônio das empresas, entidades e órgãos governamentais. Mas, quando se trata da economia pessoal, o calo aperta… E quando o calo aperta meu amigo, é como diz o ditado popular: “uns vão embora da festa, outros continuam a dançar descalço”.

E, para que você não precise nem sair da festa e nem dançar descalços, o Clube do Contador Certisign selecionou algumas dicas para que o seu planejamento financeiro pessoal não fracasse.

“Mesmo porque a maioria das pessoas não planeja fracassar; fracassa por não planejar”, como dizia John L. Beckey (1913 – 1998), fundador da Economic Press.

Então, mãos à obra. Você vai precisar apenas de uma ferramenta para anotar. Só isso.

1. Anote suas receitas e despesas: anotar e acompanhar mensalmente suas despesas e receitas é muito importante, porque você saberá quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, onde gasta. Neste sentido, é possível saber se é possível cortar despesas e identificar possíveis sinais de economia.

2. Compare preços antes de comprar: comparar valores antes de comprar evita que dinheiro seja desperdiçado e que você pague mais caro por um item que pode ser encontrado por um valor em conta. Com a internet, a tarefa de pesquisar preços ficou bem mais fácil.

3. Compreenda suas finanças pessoais: a vida de cada um é como se fosse uma empresa. Nossos hábitos, lazeres, inclinações são como os departamentos. E cada setor precisa de recursos próprios para sobreviver. Como você está lidando com o seu dinheiro? Você gasta mais do que ganha? O dinheiro que você recebe é suficiente para um mês? Você tem dívidas ou reservas? Ao responder a essas perguntas, você entenderá melhor as suas finanças pessoais.

4. Aprenda a poupar dinheiro: para economizar, claro, é necessário gastar menos do que se ganha. O que parece evidente é muito difícil de ser colocado em prática. Não é à toa que o Brasil fechou o ano passado com 60 milhões de inadimplentes. São pessoas que sempre ficam no vermelho. E aí precisam recorrer a empréstimos para cobrir os rombos na conta… Uma verdadeira bola de neve! Poupar dinheiro não é uma opção nos dias de hoje, e sim uma obrigação.

5. Comece a investir: depois de aprender a economizar, é hora de saber como investir o dinheiro que sobrou. Qual é o seu perfil? Ousado, moderado ou conservador? E de qual valor você dispõe para o investimento? Após ordenar os dados com seus propósitos financeiros, busque o investimento certo.

Cuidado para que o seu planejamento não seja feito apenas na planilha. Tenha em mente que o que faz milagre financeiro não é o planejamento em si, mas a sua mudança de atitude e comportamento.

E por falar em atitude, você já faz parte do Clube do Contador Certisign? Além de permitir que você receba uma bonificação pela indicação de Certificados Digitais. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário