Com
cada vez mais demandas nas empresas, os empreendedores tiveram que adotar
medidas para oferecerem melhores condições de trabalho, e otimizar o tempo e a
produtividade da sua equipe.
Assim,
estas medidas são benéficas para ambos e ajudam as empresas a criar estratégias
bem definidas para o negócio.
Dessa
maneira, este artigo vai abordar como as ferramentas de gestão de pessoas podem
ajudar o seu negócio a crescer.
O que é Gestão de pessoas?
É um mapeamento
e monitoramento dos processos de Recursos Humanos das empresas. Ela capacitada
e desenvolve os funcionários da empresa, afim de promover o bem-estar e a
otimização das demandas do negócio.
Benefícios da gestão de pessoas para as empresas
Uma
adequada gestão de pessoas é capaz de auxiliar e compreender técnicas para
otimizar a eficiência dos colaboradores, com o desenvolvimento de comportamentos,
habilidades e atitudes necessárias para melhorar os resultados da equipe, de
acordo com o perfil necessário para cada cargo dentro da empresa.
A
gestão de pessoas cuida dos interesses e da motivação dos colaboradores,
assegurando que suas expectativas e objetivos entejam alinhados com os da
empresa. Assim, evita conflitos internos e externos, possibilitando uma
comunicação equilibrada.
Desta
forma, os gestores da empresa possuem, de forma clara e objetiva, a
identificação das responsabilidades dentro da organização.
Como aplicar a gestão de pessoas?
O ideal
é ter um profissional de RH para cuidar dessas questões, estimulando a
participações dos colaboradores.
Uma
comunicação adequada é essencial para que os funcionários e os gestores falem a
mesma linguagem.
Desta forma,
toda a equipe trabalha junta com o objetivo final de fazer a empresa crescer. Procure
estabelecer metas realistas, analisando as competências da equipe, além dos
conhecimentos e treinamentos necessários para realizar as metas propostas.
Quais as melhores ferramentas para gestão de pessoas?
– Plano de carreira
É
essencial para estimular os seus funcionários. O plano de carreira reconhece a
perspectiva de crescimento do profissional dentro da empresa.
– Feedback contínuo
Uns
dos pilares da gestão de pessoas é o feedback. Através da análise de desempenho
do colaborador, os gestores poderão identificar onde ele está indo bem e onde
precisa melhorar.
– Pesquisa de clima
É uma
forma de medir a motivação e satisfação do colaborador dentro da empresa. Ressaltando
que esse tipo de pesquisa deve ser feito de forma individual e sigilosa. É
importante que a equipe receba o resultado compilado da pesquisa, identificando
quais ações serão implementadas pela empresa para alinhar a expectativa entre
as partes.
– Comunicação interna
Integrar
as equipes é fundamental para obter uma boa comunicação interna. Sendo uma
ótima ferramenta de gestão de pessoas para organização.
– Perfil comportamental
Uma
boa avaliação comportamental é ideal no início do processo seletivo do
funcionário, pois entende quais os comportamentos, habilidades e atitudes são
necessárias para o cargo que está sendo preenchido.
– Treinamento
É uma
forma de ajustar as habilidades do profissional as necessidades da empresa, possibilitando
o aumento da produtividade da equipe dentro da empresa.
– Controle de ponto e jornada de trabalho
O
controle do ponto ou de frequência dos funcionários pode ser realizado de forma
manual, mecânica ou digital, facilitando o setor de RH a estabelecer políticas
de banco de horas, compensações, folgas e escalas de trabalho, bem como no
cálculo de horas extras e adicionais noturno.
– Controle da folha de pagamento
Para
uma gestão de pessoas organizada e dinâmica é importante que a folha de
pagamento esteja atualizada, e os proventos e descontos trabalhistas estejam
dentro da lei. Vale ressaltar que além da CLT é necessário analisar o
enquadramento sindical e os acordos coletivos de trabalho, de acordo com a
função do colaborador e a atividade da empresa.
Portanto,
vimos que a gestão de pessoas é um forte aliado para as empresas e seus
funcionários, afim de que ambos conquistem os seus objetivos.
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