Foco, superação e ótimos resultados

Não é preciso enfatizar o quão atípico e desafiador tem sido 2020 para todos nós. Assim como qualquer outra organização, associação ou entidade, a ABRH-SP não ficou imune à crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus que se abateu sobre o mundo todo.

Desde o início, nossa principal preocupação foi semelhante à de outras organizações: preservar a saúde das pessoas que trabalhavam na Associação. Uma das primeiras medidas nesse sentido foi fechar os nossos escritórios e colocar todos os nossos colaboradores em home office – situação em que permanecem até hoje. Ao mesmo tempo, precisávamos olhar para a ABRH-SP com foco em mantê-la relevante e atuante, porque a nossa crença é a de que temos um papel importante a prestar junto à comunidade de RH, principalmente em momentos desafiadores como este.

Para nossa satisfação, esse objetivo foi atingido ao longo do ano. Reposicionamos a forma de atuar, instituindo os contatos de forma remota. Passamos a realizar as reuniões online, tanto as da diretoria executiva quanto as dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e reposicionamos todos os eventos nesse formato, transformando-os em webinars, masterclasses e outras modalidades virtuais.

Como esperávamos, nosso público respondeu bem à mudança. De março até este final de ano, realizamos 75 webinars, que reuniram mais de 7 mil participantes e abordaram os mais variados temas: saúde mental, desafios do teletrabalho, metodologias ágeis, LGPD, liderança no pós-pandemia, entre outros. Ainda no início da crise, em abril, promovemos um webinar sobre o movimento Não Demita, que propunha que as empresas não demitissem seus funcionários até 31 de maio. O movimento chegou a contar com a adesão de mais de 4 mil organizações, inclusive a ABRH-SP, e foi importante para evitar o pior no início da crise.

Também realizamos nossos grandes eventos nesse novo formato. Nosso CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina passou por um processo de renovação e reinvenção que evoluiu para o nome LIFE e um novo propósito de se tornar um movimento com a criação de uma plataforma própria. Neste ano, tivemos quatro Talks 100% online que refletiram sobre a liderança feminina nas dimensões individual, familiar, organizacional e social.

Outros grandes eventos realizados com muito sucesso foram a Semana do RH, para comemorar o Dia do Profissional do RH em junho; a Semana da Transformação Digital, agora em novembro, tema dos mais fundamentais para a sobrevivência das organizações; e a oitava edição do já tradicional Fórum Inclusão da Diversidade, que promoveu uma reflexão ampla sobre a inclusão de todos, dando ênfase ao que diz respeito à raça, etariedade, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.

Vale mencionar que todos esses eventos estão relacionados com os pilares estratégicos que têm norteado esta gestão: Transformação Digital, Diversidade e Inclusão, Trabalho e Geração de Renda, Reputação e Influência e Sustentabilidade. Ou seja, apesar de tudo, permanecemos fiéis à nossa estratégia delineada no início da gestão.

Destaco ainda a atuação CORHALE, braço legislativo da ABRH-SP que permaneceu relevante mesmo diante das adversidades, e nossos Grupos de Estudos, atividade de grande sucesso na Associação que também passou para o formato virtual. Neste ano tivemos a organização de 32 grupos, promovidos pela sede e pelas Regionais, mais de 400 participantes e 67 facilitadores envolvidos. Mais uma vez, um sucesso!

Tudo isso só foi possível graças ao empenho de toda a diretoria executiva, dos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, dos nossos colaboradores, patrocinadores e apoiadores de gestão, que desde o início da crise deram todo o suporte necessário para que adotássemos essas mudanças. Agradeço ainda à comunidade de RH como um todo que continua acreditando e valorizando a Associação como uma importante representante para disseminar continuamente em todo o país Organizações Humanizadas para Sociedades Inclusivas.

Desejo a todos ótimas festas e um 2021 que supere as melhores expectativas.

 

Por Guilherme Cavalieri, presidente da ABRH-SP

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP – 14 de Dezembro de 2020

ABRH-SP

Posts Relacionados