No geral, o funcionário sênior é aquele com mais tempo de casa e que conhece os processos, a sua área de atuação e também as engrenagens que movimentam a sua organização. No entanto, o conceito vem acompanhado de outras responsabilidades. Não à toa, muitas empresas parecem não saber o que é um profissional sênior, usando-o apenas para recompensar a longevidade do funcionário. E é aí que pode-se usar o título também para o desenvolvimento da organização.
Entendendo melhor o conceito, você vai perceber que é possível montar uma estrutura profissional muito melhor, delegando atividades e metas diferenciadas entre os diferentes níveis de colaboradores dentro da sua organização.
Sem falar que é possível compor um processo de recrutamento e seleção por competências, qualificando ainda mais o setor e, assim, atraindo talentos verdadeiramente alinhados com as habilidades exigidas.
Confira, aqui, o que é um profissional sênior e qual é a sua relevância dentro da empresa!
O título de funcionário sênior nos dias atuais
Como apontamos, tradicionalmente o termo de profissional sênior tem sido equivocadamente apenas para recompensar os funcionários com bastante tempo de casa.
Consequentemente, mantém-se uma hierarquia datada, ultrapassada e que não corresponde com as exigências atuais do mercado. Sem falar que, nem sempre, a promoção de um profissional para o título de sênior corresponde às suas reais capacidades.
O problema com isso
Empresas que têm profissionais de nível júnior altamente capacitados podem enfrentar uma debandada sem retorno se o RH e a gestão não sabem o que é um profissional sênior e aplicam o conceito da maneira equivocada.
Isso porque esses colaboradores com grande talento e capacidade vão se sentir desvalorizados se a empresa só recompensa aqueles que permanecem em seus cargos por mais tempo.
Consegue entender a dinâmica danosa disso? Afinal de contas, nem sempre um profissional com mais anos dentro da empresa está interessado em desenvolver-se pessoal e profissionalmente.
Diferentemente, por exemplo, de um jovem talento que tem disposição e interesse em mostrar-se versátil e em constante evolução. Recompensar apenas pelo tempo passado é uma maneira de estagnar o próprio crescimento da organização.
Afinal de contas, isso pode resultar em:
- aumento no índice de turnover;
- menor capacidade de atrair e reter talentos;
- desmotivação;
- baixa performance dos outros profissionais.
Por isso, é importante entender o que é um profissional sênior começando pela diferenciação dos níveis.
Entendendo o que é um profissional sênior
A fim de montar uma diferenciação pertinente de cargos, dentro da empresa, entenda a seguir quais são os níveis e, principalmente, quais são as responsabilidades e expectativas para o preenchimento deles. E você verá, depois, que não se trata de uma simples diferenciação para definir os salários!
Funcionário júnior
Normalmente, o profissional júnior é alguém recém-formado e que não possui muita experiência no cargo. Consequentemente, suas atividades exigem menos conhecimentos técnicos e habilidades do que um profissional pleno, por exemplo, ou mesmo sênior.
Imagine, por exemplo, um profissional de comunicação: espera-se que um funcionário júnior entenda o uso de ferramentas básicas, para a função, mas que não sejam especialistas na atividade e, tampouco, no manejo dos principais softwares para o cargo em questão.
Vale destacar, também, que o número de atribuições desse tipo de profissional é reduzido. Não pode-se contratá-lo para delegar funções que só um especialista com bastante tempo de experiência na função possa realizar com mais qualidade.
Funcionário pleno
Por sua vez, antes de vermos o que é um profissional sênior vamos avaliar o nível hierárquico anterior. O funcionário pleno costuma já ser graduado na sua área e já demonstra uma experiência prévia na função em que ele pleiteia um cargo — ou que está à espera de uma promoção.
Além disso, o cargo já exige mais responsabilidades do profissional. No geral, o profissional pleno até pode coordenar uma equipe, mas é importante que ele tenha um superior para reportar, aprender e qualificar-se continuamente no exercício da sua profissão.
Funcionário sênior
Por fim, vamos entender o que é um profissional sênior. Trata-se de alguém que possui mais de 5 anos no seu trabalho, tornando-se um especialista com vastos conhecimentos sobre o cargo.
Além disso, ele possui autonomia para a tomada de decisão, dentro da equipe, e pode até mesmo gerenciar por conta própria projetos e um time só seu.
Vale apontar que um curso de pós-graduação ou MBA, entre outros, não é uma exigência. Mas, academicamente, é uma maneira de demonstrar que o profissional está inserindo-se de maneira mais aprofundada no trabalho onde ele desenvolveu a sua carreira.
Funcionário master
Bom destacar que ainda existe a nomenclatura master dentro das empresas. Pode ser uma maneira boa de usá-la para definir, detalhadamente, um plano de carreiras interno, o que contribui para a definição dos cargos, responsabilidades e exigências para as vindouras contratações.
Esse tipo de profissional costuma acumular mais de 10 anos de experiência na sua função, além de domínio técnico e reconhecimento das tendências e desafios do seu setor de atuação. É, verdadeiramente, um especialista que pode — e deve — ser valorizado dentro da empresa.
Por falar nisso, a melhor maneira de compor essa diferenciação de cargos é, mesmo, por meio do plano de carreira. E temos um post inteirinho que fala sobre o assunto. Clique aqui, e aproveite para lê-lo assim que finalizar este artigo!
E na sua empresa, todos já sabem o que é um profissional sênior e sabem o que esperar dele? Compartilhe conosco as suas experiências, no campo de comentários deste post, logo abaixo!