Imposto de Renda 2022: para que serve e como criar uma conta gov.br?

A Receita Federal já anunciou as novidades da declaração de Imposto de Renda de 2022. O período de declaração será entre 7 de março e 29 de abril.

Entre as novidades do programa, está a possibilidade de os contribuintes que tenham contas no domínio gov.br, no níveis ouro e prata, poderem fazer a declaração pré-preenchida — que é mais simples e ágil.

Com isso, a partir desta sexta-feira (25), o acesso ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) terá o nível de segurança aumentado. Quem usa ologin único desta conta gov.br só poderá acessar o e-CAC com contas nível prata ou ouro, que têm mais recursos de proteção.

Além da conta Gov.br, pessoas físicas que declaram Imposto de Renda e empresas optantes pelo Simples Nacional podem acessar o e-CAC usando o código de acesso, espécie de chave eletrônica renovável a cada dois anos. As demais empresas podem acessar o e-CAC por meio do certificado digital, caso não queiram usar ologinGov.br.

No entanto, a nova regra gerou dúvidas. Afinal, o que é a conta gov.br? Como saber se tenho esse nível prata ou ouro? Como fazer a conta?

O InfoMoney responde as principais dúvidas sobre o tema.

O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é a conta que permite que a população tenha acesso os serviços públicos pelo formato digital. Segundo o site do governo, a conta garante a identificação de cada cidadão que entra nos serviços digitais do governo.

A conta é uma aposta recente do Governo Federal para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, priorizando a segurança dos dados e o controle de acesso unificado.

O ambiente promove autenticação digital única do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br.

Por que estamos falando dela?

Nesta quinta (24), a Receita Federal afirmou que apenas os contribuintes que detiverem a conta ouro ou prata vão conseguir fazer a declaração pré-preenchida.

Como esse modelo pode facilitar a vida do contribuinte por puxar vários dados e informações de declarações passadas, rendimentos, carnê-leão e pagamentos, alguns contribuintes ficaram se perguntando como fazer ou mesmo como utilizar a conta que já possuem.

A Receita explicou que a mudança faz parte de um processo de melhoria no acesso aos serviços digitais do órgão. Segundo o Fisco, o aumento na segurança permitirá que serviços do e-CAC, atualmente acessíveis apenas com certificado digital (tipo de assinatura eletrônica vendida a pessoas físicas e empresas), possam ser fornecidos a mais usuários.

Como fazer a conta?

Visitehttps://acesso.gov.br;

Clique na opção“Crie sua conta gov.br”.

  • Passo 2: Escolha a opção de cadastro
  1. Validação Facial no App Meu gov.br
  2. Bancos Credenciados
  3. Internet Banking
  4. Número de CPF
  5. Certificado digital
  6. Certificado digital em nuvem

De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

  1. Leia as instruções com atenção;
  2. Responda as perguntas;
  3. Clique emAvançarpara prosseguir.

Ao final, você devecadastrar uma senha para sua conta.

Qual a diferença entre nível ouro, prata e bronze?

José Carlos da Fonseca, auditor da Receita e responsável pelo programa de Imposto de Renda 2022, explicou que o selo ouro ou prata depende da certificação oficial da identidade.

Ao abrir a conta, a pessoa é automaticamente nível bronze.

Ou seja, se você seguir o passo a passo até o 3, sua classificação é bronze.

Com os níveis prata e ouro, a Receita Federal consegue puxar os dados do contribuinte e importá-los para a declaração deste ano. A ideia é integrar e unificar os sistemas do governo federal nesta conta.

Para chegar até a tela que mostra seu nível de segurança, é preciso fazer o seguinte:

  1. Entre no site do gov;
  2. Ao lado esquerdo, clique em Privacidade;
  3. Entre na opção “selos de confiabilidade”;
  4. Autorize o acesso aos selos;
  5. Vai aparecer seu selo atual;

As três opções são:

  • “Conta básica (bronze)”

Quando o cadastro é feito online via carrossel de perguntas do site do governo federal; ou com validação de dados do INSS; ou presencial, com cadastro via balcão do INSS ou Detran.

  • “Conta verificada (prata)”

Quando o cadastro é feito online via cadastro validado no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União); cadastro validado por biometria facial do Denatran; cadastro via internet banking (dos principais bancos do país).

  • “Conta comprovada (ouro)”

Quando o cadastro é feito online por biometria facial no sistema do TSE (precisa baixar o app do gov.br no smarpthone para esta opção); ou obtenção do certificado digital.

Como fazer um updgrade?

É possível aumentar o nível de segurança desta conta, escolhendo uma das opções citadas acima e fazendo os cadastros necessários.

Para fazer o upgrade:

  1. Visite https://acesso.gov.br;
  2. Acesse sua conta gov.br;
  3. Clique na opção“Privacidade”.
  4. Clique em “Gerenciar lista de selos”;
  5. Clique no selo que deseja adicionar;
  6. Siga as instruções que aparecem na tela.

*Com Agência Brasil.

Fonte: IR sem erro

Posts Relacionados

Deixe um comentário