Lições do Coringa para turbinar a sua carreira

Atualmente parece que todo mundo quer dar conselhos para a sua carreira, alguns acertam outros erram e assim caminha a humanidade, mas saiba que apenas uma única pessoa tem o poder sobre a sua carreira é você mesmo então todo o tipo de conselho, leitura, vídeo, filme, horoscopo e etc. tem o seu valor apenas se te ajudar a crescer. Por isso decidi usar o personagem mais louco do universo dos heróis para nos aconselhar.

1. “Por que tão sério? Vamos colocar um sorriso nesse rosto”.

As pessoas já estão cansadas de gente carrancuda que pensa que tem todas as respostas com discursos elegantes sem mostrar resultados. Assuma que você não tem todas as respostas e não sabe tudo. Aprenda a rir dos seus erros e fraquezas. Não leve a vida tão a sério, pois você não vai sair vivo dela.

As pessoas querem é se relacionar com pessoas alegres, que tenham prazer em lhes servir. Que sentem ao seu lado e não descansem enquanto não encontrarem uma solução para os seus problemas.

Pessoas que tenham tanto amor pelo que fazem que talvez até façam de graça.

Nada melhor para a sua carreira do que um sorriso honesto quando você encontra alguém. Uma dica legal é trate as pessoas ao seu redor como aquele primo querido que você não vê ha anos.

2. “Frio? Calculista? Não! Apenas analiso bem as situações antes de tomar uma atitude precipitada, agindo com sentimentalismo. Sou racional, impulsiono meus atos sob o controle da mente, não do coração; mas isto não quer dizer que eu não tenha sentimentos”.

Nós seres humanos somos uma mistura complexa de sensações, emoções, percepções, e pensamentos que juntos resultam no seu modo de ver, ser e agir na vida.

Evite ser impulsivo, pense antes de agir. A maioria dos erros e fracassos pode ser evitada se refletirmos sobre todos os cenários envolvidos.

Você não precisa ter resposta para tudo, por isso ouça atentamente, reflita e somente depois responda. Dizer: Espere um pouco vou pensar e já lhe respondo não é uma fraqueza, mas uma forma sensata de enfrentar um problema ou questionamento.

As emoções são como animais selvagens que atacam para se defender as quais não conseguimos domar pela razão, por isso cuidado para quem você revela os seus sentimentos no mercado.

3. “Se você é bom em alguma coisa, nunca a faça de graça.”

Você dedicou muito tempo da sua vida para aperfeiçoar os seus talentos e habilidades até ser reconhecido como uma pessoa que apresenta resultados.

Um mecânico foi chamado para solucionar um problema na ignição do motor de um carro esportivo raro. Ele tentou ligar o carro algumas vezes, abriu o capô conectou seu notebook deu um suspiro e logo em seguida um leve sorriso. Então pegou uma pequena chave de fenda e apertou meia volta um parafuso na parte superior do motor. Quando virou a chave na ignição o motor rugiu mediatamente logo na 1ª tentativa.

Todos ao seu redor se surpreenderam e o proprietário animado quis saber quanto lhe custou o conserto.

– Quinhentos reais, respondeu o mecânico.

E o proprietário indagou, mas tudo isso apenas para apertar um parafuso em menos de meia hora de serviço? Então o mecânico balançou a cabeça e explicou que apertar o parafuso foi de graça, o que custou os R$ 500,00 foi saber qual parafuso apertar.

Por isso aprenda a valorizar o seu serviço

4. “Você tem todas essas regras e acha que elas vão te salvar.”

Todos nós sabemos que os processos organizacionais são imprescindíveis para a boa execução e sucesso dos negócios, mas o problema surge quando estes processos não acompanham a evolução do negocio, mercado e clientes fazendo assim que ao invés de auxiliar a empresa começa a atrapalha-la.

Conheço diversos exemplos de empresas que se tornaram reféns de seus processos e com isso perderam competitividade e mercado.

Neste momento se você quer crescer não deve se omitir diante da obsolescência dos processos e tem a obrigação de fazer a sua parte em ajudar a empresa a reinventa-los.

5. “Introduza um pouco de anarquia. Perturbe a ordem vigente e então tudo se torna um caos. Eu sou um agente do caos. E sabe, a chave do caos é o medo!”

Não existe certeza e segurança no mercado do século XXI, as mudanças estão ocorrendo á um piscar de olhos se acomodarem em sua zona de conforto é o caminho mais rápido para implodir a sua carreira.

O mundo realmente está se tornando um caos. Nunca na historia da humanidade o cliente teve realmente tanto poder em suas mãos como hoje.

A internet através das mídias sociais deu um empowerment inacreditável aos consumidores que com um simples ”clique” pode arruinar ou turbinar carreiras e empresas.

Veja por exemplo, a onda de escândalos sexuais no final de 2017 que atingiram as carreiras de autores, diretores, políticos, repórteres.

Nunca se sinta seguro, aprenda a conviver com o medo, ninguém sabe exatamente como será o mercado daqui a cinco anos.

6. “Basta um dia ruim, para tornar o mais são dos homens, em um lunático”.

Isso pode lhe parecer um tremendo absurdo, mas se você é uma daquelas pessoas que acredita que basta uma palavra mal colocada em uma reunião importante, um relatório atrasado, uma campanha mal lançada ou uma venda mal feita para arruinar a sua carreira você se encaixa perfeitamente na frase acima.

Um dia ruim te faz perder o controle emocional, pois você não consegue encarar os seus erros e de repente está a um passo de uma crise nervosa. Lembre-se do personagem do Michael Douglas no filme “Um dia de fúria”

O que compromete a sua carreira é não saber lidar com a pressão por resultados.

Todo mundo comete erros. Apesar de não ser uma sensação agradável é assim que se aprende e se cresce na carreira. O segredo é como você lida com os seus erros e o que aprende com eles além é claro de não repeti-los.

7. “Seja forte nos momentos ruins.”

Se você sobreviveu aos seus momentos ruins com certeza amadureceu, está crescendo profissionalmente e talvez esteja até lendo este artigo.

Consegue rir de si mesmo e de seus erros, refletindo antes de tomar uma decisão, valorizando o seu trabalho e resultados, sabendo quando quebrar as regras ao invés de se esconder atrás delas, que o mundo está em constante mudança então não se acomode e finalmente saber aprender com os próprios erros sem enlouquecer.

Suce$$o

Fonte: administradores.com.br

Posts Relacionados

Deixe um comentário