medo e pessimismo ajudam a “criar riqueza” no longo prazo

SÃO PAULO – O gestor Márcio Appel e os cotistas de seus fundos viveram dois anos de estranhamento. Em 2018 e 2019, os principais fundos da Adam, gestora fundada por ele em 2015, renderam menos que o CDI.

Enquanto a Bolsa bombava e concorrentes atraíam investidores entregando rendimentos invejáveis, Appel ia ficando para trás – assim como sua visão pessimista sobre o futuro dos mercados.

Até que veio a crise. E aí Appel descolou. Os fundos da Adam estão entre os que tiveram os melhores desempenhos em meio à pandemia do coronavírus.

O principal deles, o multimercado Adam Macro, rendeu 1% em março, auge do pânico nos mercados. No acumulado do ano, a rentabilidade está em 4%.

Como referência, o índice IHFA da Anbima, que é a média de uma cesta de fundos multimercados, caiu 6,24% em março e 7,19% no ano.

No primeiro episódio do podcast Outliers, Appel conta o que analisa analisa ao tomar decisões de investimento e o que aprendeu ao passar por diferentes crises desde os anos 1990, quando começou a trabalhar no mercado financeiro.

Hoje, ele diz ter duas regras que “ajudam a criar riqueza por 30 anos”. Uma delas é acreditar que “as coisas sempre podem piorar muito”. A outra é ter medo quando acham que tudo está bem.

“Antes de uma crise, o mercado, normalmente, está espetacular. Mas o fato de os níveis de preço estarem especialmente altos torna o mercado frágil.”

Sabendo disso, afirma, “não é preciso acertar o motivo da crise” para ganhar dinheiro.

O episódio foi gravado antes da derrocada dos mercados provocada pela pandemia, e é interessante notar como ele já estava mais pessimista que a média.

Na conversa, Appel também conta como começou a carreira, comenta a captação recorde da Adam no início, fala sobre sua fama de arrogante e detalha o processo de investimento da gestora.

Apresentado por Samuel Ponsoni, analista de fundos da XP, o podcast Outliers vai trazer, a partir de agora, entrevistas com os principais mais renomados gestores de fundos do país.

Numa linguagem direta e acessível, os episódios vão mostrar como esses profissionais pensam, o que analisam antes de investir e quais foram seus grandes acertos e erros ao longo da carreira.

“Ouvindo mais sobre a história e os processos de investimento desses gestores, as pessoas terão mais subsídios para tomar melhores decisões sobre seu dinheiro”, diz Ponsoni.

É possível seguir e escutar os episódios de Outliers pelo Spotify, Deezer, Spreaker e demais agregadores de podcast.

Fonte: IR sem erro

Posts Relacionados