Microempreendedora supera obstáculos, dá a volta por cima e alcança reconhecimento

Maria José enfrentou alguns percalços, como o incêndio de seu quiosque de sopas em Arapiraca, até se tornar uma MEI de sucesso

Quem passa pelo centro da cidade de Arapiraca, no interior de Alagoas, já conhece o Café Del Parque, principalmente pelas sopas de diversos sabores feitas por Maria José Barbosa da Silva. A Microempreendedora Individual (MEI) enfrentou diversos obstáculos e precisou de muita persistência para conseguir colocar seu empreendimento de pé. Primeiro, a empresária tentou uma oportunidade em São Paulo, mas o marido ficou desempregado e a família teve de retornar para o Nordeste. Em seguida, em 2012, Maria teve um quiosque destruído por um incêndio. Mas ela não desistiu. Deu a volta por cima e voltou a empreender. Atualmente, a alagoana mantém uma rede de clientes fiéis, com quem mantém contato por meio de redes sociais e aplicativos.

Depois de retornar de São Paulo, em 2002, Maria José continuava com a vontade de empreender (um sonho que ela embalava desde muito jovem). Mas só em 2007, decidiu abrir um quiosque na Praça Ceci Cunha, onde está localizado o Mercado do Artesanato. Ela começou vendendo lanches, mas a pedido dos clientes passou a fazer sopas de carne e galinha. Hoje, ela expandiu o cardápio, e agregou novos sabores, como: camarão, sururu, bacalhau e charque. Isso, claro, sem esquecer outro carro-chefe de seu restaurante: a vaca atolada, um prato típico da culinária nordestina. “Consegui transformar em realidade o meu sonho de ter uma lanchonete”, comemora a comerciante.

Para tocar seu negócio, Maria José buscou se formalizar e cuidou também de se capacitar no Sebrae. Depois de colocar em prática as orientações que recebeu, o negócio se expandiu e ela acabou conquistando reconhecimento, com o 2º lugar no prêmio Mulher de Negócio (categoria MEI), em Alagoas. “Sempre tive ajuda do Sebrae, que para mim é tudo, que meu deu conhecimento e até ajudou na qualidade de meu produto”, relata a comerciante, que chega a vender nos fins de semana mais de 150 pratos sopas, além de outros itens da casa. Alguns pratos, inclusive, exóticos, como a coxinha de bode, uma iguaria que lhe rendeu prêmio em concursos culinários; assim como seu bolo de milho e a vaca atolada.

Maria conta que, apesar dos obstáculos, nunca desanimou até chegar onde está hoje. “Minha história é de muita dificuldade”, lembra a comerciante. “Comecei do nada e fui crescendo aos poucos e pretendo crescer ainda mais”, ressalta. Hoje ele emprega uma pessoa fixa e contrata até quatro funcionários diaristas, principalmente em finais de semana, quando o movimento é mais intenso. Além do quiosque, Maria José mantém contato direto com seus clientes, que ela trata pessoalmente pelo nome, por meio de WhatsApp.

SEMANA MEI

De 20 a 24 de maio, o Sebrae promove simultaneamente, em todo o país, uma semana inteira com ampla programação digital e presencia. São oficinas, webinários, palestras, seminários e orientações técnicas, que têm como foco apoiar os MEI e os empreendedores interessados em se formalizarem como MEI.

O objetivo da iniciativa é oferecer subsídios para que os empresários possam agregar mais valor aos seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados em seus negócios. Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados nas dificuldades e deficiências gerenciais e de competitividade dos microempreendedores individuais. Pela web, serão disponibilizadas dicas sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como Alimentos e Bebidas, Beleza, Construção e Reforma, Energia, Saúde e Bem-estar, Turismo, Vestuário, Calçados e Bolsas.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Fonte: Agência Sebrae

Posts Relacionados

Deixe um comentário