O papel do Business Partner na era digital

Em tempos de constantes mudanças e incertezas, as organizações têm o desafio de se reinventar, gerando valor a todos os envolvidos no negócio, e traduzir sua razão de existir em resultados efetivos numa dimensão abrangente. Sabe-se que, no mundo contemporâneo, os clientes estão cada vez mais exigentes e utilizam as redes sociais para expressar suas experiências com os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. A tecnologia tem gerado impactos significativos no que diz respeito à maneira como as pessoas e marcas se relacionam, e evidentemente é um caminho sem volta.

Para David Ulrich, criador do conceito Business Partner (ou consultor interno de RH), a tecnologia possibilita acesso às informações em tempo real e contribui para a tomada de decisões. O professor e pesquisador também ressalta que o RH deve identificar quatro fases da digitalização:

Fase 1 – Eficiência, usar as ferramentas digitais para trazer agilidade às execuções das atividades diárias e evitar falhas humanas.

Fase 2 – Inovação, estar aberto a aprender e pensar em ações diferentes, gerando valor e eliminando tarefas.

Fase 3 – Informação, é imprescindível o uso de informações confiáveis e úteis para ter assertividade nas decisões.

Fase 4 – Sempre se perguntar: para onde estamos indo? Essa questão afeta as organizações em nível global. As pessoas estão conectadas 24 horas por dia no mundo virtual e o maior desafio do RH é como fazer com que todos usufruam os benefícios tecnológicos e ao mesmo tempo conectá-los no mundo real, tendo em vista que as competências sociais serão cada vez mais exigidas.

Apesar da evolução tecnológica, o homem ainda se diferencia dos robôs através da capacidade de criar e se relacionar, estabelecendo vínculos de afetividade. Essas características são únicas e exclusivamente do ser humano, portanto, esse profissional deve atuar como agente de mudança de mindset e entender que a tecnologia será mais uma aliada em todos os aspectos.

Fonte: O Estado de São Paulo, 05 de Janeiro de 2020.

ABRH-SP

Posts Relacionados

Deixe um comentário