O que a Contabilizei aprendeu em 2020

Trabalhar em casa nos proporciona grandes lições. Por conta do COVID-19, alteramos nossa rotina e acabamos com o deslocamento. Alguns conseguem ter um espaço de trabalho reservado, outros tiveram que se adaptar dentro das suas casas conforme o espaço disponível, muitas vezes tendo que dividir o ambiente com a esposa, marido e filhos. Nada é fácil, mas é uma experiência que nos faz pensar. Por exemplo, quanto mais produtivos somos? Mas o quanto perdemos sem aquela conversa no café? E o happy hour, quantas ideias incríveis não nasceram após o expediente?

A Contabilizei, empresa da qual sou fundador e CEO, tem na sua essência, o digital e o nosso propósito está em proporcionar o ambiente para que o micro e pequeno empresário tenha sucesso. Em outras palavras, o sucesso do micro e pequeno empresário – responsáveis por 30% do PIB e 50% da força de trabalho formal do país – é o sucesso do Brasil. Nascemos com o objetivo de entregar aos nossos clientes, micro e pequenos empreendedores, uma contabilidade democrática, transparente, com valor justo e usando a tecnologia para garantir a segurança que os processos exigem. Nascemos para desburocratizar e reduzir o custo Brasil e, a partir de agora, também sustentar o crescimento com um portfólio de serviços financeiros mais econômicos e adequados aos micro e pequenos negócios.

Não precisamos repetir modelos, pelo contrário, temos que questioná-los e propor avanços. Na Contabilizei, entendemos em março que a pandemia do Coronavírus não seria algo passageiro e fizemos uma mudança estratégica na forma como acompanhamos nossos resultados. Reforçamos o modelo de KPIs (Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho) onde estabelecemos aquilo que realmente faz diferença no negócio para um curto período de tempo. Entendemos que, com todos remotos, seria importante um olhar diário, semanal e mensal, corrigindo a rota, adaptando soluções e criando novas formas de aproximar os objetivos e metas, dos resultados.

Entendemos também que, para nos diferenciarmos no novo cenário, precisávamos de muita sinergia, cobrança e entrega. No dia a dia isso funciona, porque todos os envolvidos têm entregas que só vão dar resultado se forem vistas como um conjunto. O segredo disso é a uma cultura cada vez mais forte, algo que sempre defendi como diferencial competitivo nos negócios (veja também “Cultura Organizacional como diferencial competitivo” no Linkedin). Hoje podemos dizer que a estratégia foi correta pois a empresa não parou de crescer durante a pandemia, reduzimos o percentual de saída de clientes (churn) propondo soluções para os empreendedores em dificuldade e aumentamos nossa força humana, ampliando o número de guardiões – muitos dos quais contratados em processos totalmente online. Ainda temos muito a andar, mas os números nos mostram que passamos pela primeira onda com a cabeça erguida, continuamos crescendo e sustentando de maneira inteligente os nossos principais indicadores de desempenho.

Outra definição importante, antes mesmo de virar regra, foi implantação do home office para 100% dos nossos guardiões – a forma que chamamos nossos colaboradores. Fizemos tudo de maneira transparente, engajando o time que se espalhou em “400 escritórios” pelo Brasil. Apesar da nossa tecnologia permitir acesso remoto de maneira ágil e segura, tivemos que nos organizar em uma operação de guerra que não comprometesse a sustentabilidade do negócio. Vimos que deu certo porque fizemos todos os esforços para que funcionasse, com logística, comunicação e forte gestão a distância em todos os níveis.

Nossos guardiões que não tinham internet de alta velocidade, por exemplo, passaram a contar com auxílio necessário para a realização do seu trabalho com tranquilidade. Temos apoio psicológico e proporcionamos conforto a todos com a disponibilização das cadeiras e monitores apropriados ao trabalho. E aqui outra lição importante que tiramos da pandemia: a contingência nos ensina a ser rápidos o suficiente para transformar a nossa interface com o novo cenário. E na Contabilizei nós fomos rápidos e consistentes para continuar entregando o nosso melhor aos clientes, a partir dos cuidados e da preocupação com as nossas pessoas que fazem a coisa acontecer.

Neste processo de sair da caixa e ir além do que a nossa visão periférica atinge, é importante também que se estabeleça uma linha de comunicação coerente e única. Sabemos muito bem que dissonância na comunicação e uma cultura organizacional fraca trava as pessoas e consequentemente os processos. Com os guardiões totalmente online, a empresa precisa ser perfeita na mensagem, não deve existir ruído. Nossa estratégia passa por uma aproximação muito grande das equipes – uma reunião diária – e, toda segunda-feira, para abrir a semana, uma reunião geral com todos os guardiões para alinhamento das estratégias e também, para trazer mensagens sobre o que está acontecendo e o futuro do negócio. Somos transparentes e todos têm o direito de saber o rumo das decisões que estão sendo tomadas e entender a sua participação no todo. Tão importante quanto mostrar para onde vamos, é abrir espaço para perguntas sem filtro, assim todos conseguem ser ouvidos e se manter alinhados de forma única.

Por último, deixo uma questão tão importante como as outras três que enumerei acima – gestão por indicadores, home office estruturado e cultura forte: Nossa relação com os clientes. Somos sinceros com eles. Sempre vamos propor a melhor alternativa para que os empreendedores possam manter seus negócios saudáveis, em conformidade com a lei e, de preferência pagando o menor imposto possível. Uma empresa sadia é uma empresa de futuro e acreditamos no futuro dos nossos clientes. Nosso DNA é digital, nosso core é a desburocratização, a simplificação de processos e isso não muda e, neste momento, não mudará. Continuaremos fazendo de tudo para sermos assertivos e melhores 1% a cada dia que passa.

O orgulho em empreender e de manter a capacidade de comunicar de forma aberta com cada um dos nossos clientes e guardiões, faz toda a diferença e é a mensagem que queria deixar para cada um de vocês que chegou até aqui. Trabalhe sua cultura interna, seja orgulhoso do que você faz com excelência, mantenha-se curioso e aplique as melhores práticas. Isto ultrapassará qualquer crise. Estabeleça com as pessoas as diretrizes e compromissos e siga em direção ao resultado com serenidade, seja na adversidade, na calmaria ou nos períodos de crescimento que tanto nos deixam felizes. São em momentos turbulentos como este que surgem novas ideias, temos que seguir em frente, olhando para tudo de melhor que podemos tirar de cada momento.

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