O que é e quais as suas vantagens?

Nos últimos anos muito se tem ouvido falar sobre o RH estratégico.Essa transformação pela qual o setor de recursos humanos passa atualmente despertou nas empresas o desejo de reinventar a área de acordo com as tendências de mercado.

E você, sabe o que é o RH estratégico?

De antemão, já avisamos que o conceito não está apenas ligado às novas tecnologias desenvolvidas para o RH, isso também, mas apenas apostar no uso de tecnologia não torna o RH de uma empresa estratégico.

Se quer saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando este texto! Aqui, falaremos sobre o conceito de RH estratégico e como sua empresa pode fazer parte dessa transformação.

Confira os principais tópicos que abordaremos:

Boa leitura!

RH estratégico o que é?

O RH estratégico é um setor que trabalha com o foco em resultado, ele se apoia em dados e constrói planos para atingir os objetivos organizacionais. No RH estratégico, a gestão do RH deixa de ser apenas burocrática e passa a atuar em conjunto com as demais áreas.

Para entendermos um pouco melhor sobre como o RH chegou nessa fase mais estratégica vamos fazer uma breve linha do tempo.

Evolução do RH

Em seu início, o setor de recursos humanos era um departamento que apenas cuidava das relações trabalhistas, de forma mais operacional, lidando com contratações, demissões, pagamentos e controle de jornada.

Ao longo do tempo, as empresas começaram a perceber que apenas isso não garantiria a retenção de talentos dentro de uma organização. Por isso, as ações com foco no funcionário começaram a surgir, afinal, funcionários engajados e satisfeitos costumam produzir mais em seu ambiente de trabalho.

Todavia, em um mundo cada vez mais avançado, a evolução do RH não parou por aí, novos sistemas e soluções surgiram para deixar o setor mais produtivo e eficiente. É então que chegamos no RH estratégico.

Vamos entender melhor qual é o seu papel dentro das empresas.

Qual é o papel do RH estratégico dentro da empresa?

O RH estratégico tem como papel unir todos os processos da empresa, desde a parte burocrática até a gestão de pessoas. Tudo isso, tem como objetivo garantir que todos sejam feitos com máxima eficiência.

Os profissionais desse setor precisam  ficar de olho em tendências de mercado, nos dados coletados sobre a performance dos colaboradores, e nas necessidades de todos os setores da empresa.

Por isso, nessa fase, o RH se torna muito mais próximo dos outros setores, e deve possuir uma visão holística, ou seja, uma visão do todo. Dessa forma, ele consegue desenvolver ações que se enquadrem em todos os setores da empresa.

Qual a diferença do RH estratégico para o RH operacional ?

Podemos dizer que a principal diferença entre o RH estratégico e o RH operacional está justamente na capacidade de lidar com processos além da área.

O RH tradicional é muito mais focado nos processos administrativos e operacionais, e suas atividades são mais ligadas à parte burocrática, sem o auxílio de muitas ferramentas.

Já no RH estratégico, existe o auxílio de ferramentas que, além de otimizar a gestão, também apontam dados sobre essa prática. Isso torna a relação de trabalho mais transparente, e a empresa melhor vista para os funcionários.

Um bom exemplo que podemos dar para você entender melhor a diferença é que no RH tradicional, quando um colaborador apresenta constantes atrasos, a empresa só se preocupa em puni-lo com descontos ou advertências.

Já no RH estratégico, é buscado entender a origem daquele problema. Para isso, o setor tem o auxílio de todos os dados do absenteísmo daquele colaborador. Dessa forma, consegue entender quando começou a situação, se ela é frequente ou se é algo pontual e, a partir disso,  tomar uma ação.

Essa é outra grande diferença, um RH estratégico nunca toma ações imediatas, toda ação é pensada de forma estratégica, diminuindo as chances de erros.

Como a transformação digital tem impactado a área de RH

Com tudo que falamos até agora, você já deve ter percebido o quanto o RH estratégico atua em conjunto com a tecnologia. Isso só é possível graças à transformação digital que o RH vem sofrendo nos últimos anos.

A cada dia, a tecnologia no RH se torna mais presente e surgem novas HR techs ―  empresas focadas em soluções para o setor de recursos humanos. Com toda essa transformação, o setor se tornou mais ágil e eficiente.

A cena comum de pilhas de folha de ponto para analisar e calcular, hoje em dia deram lugar a sistemas de ponto online totalmente inteligentes que realizam o cálculo de horas de forma automática.

O antigo e lento processo de recrutamento e seleção hoje em dia é substituído por softwares inteligentes que atraem talentos com maior chance de êxito para a vaga.

Podemos dizer que o impacto da transformação digital tem sido bastante positivo na melhoria de processos.

Contudo, é importante lembrar que as empresas precisam ter um bom plano e uma boa gestão de mudanças para que os funcionários não encarem essa transformação de forma negativa.

Mas afinal, quais são as vantagens do RH estratégico? Vamos conferi-las a seguir!

Quais as vantagens do RH estratégico?

Podemos dizer que as vantagens do RH estratégico giram em torno tanto da melhoria dos processos internos quanto na melhoria da gestão de pessoas.

Na gestão de pessoas, podemos destacar melhorias como:

Já nos processos da empresa, temos como destaque:

  • Menos erros operacionais;
  • Mais eficiência;
  • Lideranças mais preparadas;
  • Melhora nos processos como controle de jornada, recrutamento e seleção, folha de pagamento, férias;
  • Redução de custos.

A junção da coleta de dados com o planejamento traz uma melhora significativa na gestão de pessoas. Assim, podemos dizer que no RH estratégico a empresa não espera um problema aparecer para agir, ela age de forma antecipada.

Com isso, proporciona uma melhor gestão de pessoas e consequentemente colaboradores mais satisfeitos.

E, nos processos, com um RH mais estruturado, a empresa conta com sistemas aliados, modernização das rotinas e principalmente inovação.

Um outro ponto positivo é que no RH estratégico a empresa está sempre de olho nas tendências do mercado, reduzindo assim erros operacionais, burocracias e agregando vantagens competitivas.

Agora que você sabe quais são as vantagens do RH estratégico, chegou a hora de falarmos sobre como você pode implantá-lo na sua empresa.

Como transformar o RH da minha empresa em RH estratégico?

A transformação de um RH tradicional para um RH estratégico não irá acontecer da noite para o dia, por isso, o primeiro passo é designar alguns responsáveis por essa missão se tornar uma realidade.

É importante que todo o setor de RH esteja envolvido, mas que tenha uma figura de liderança, um agente transformador que conduzirá todo o processo.

Contar com uma boa gestão de mudanças vai fazer diferença no resultado final da nova empreitada. Outra metodologia que pode ser aplicada nesse momento é o ciclo PDCA, que consiste em:  Planejar > Executar > Checar > Agir.

Utilizando este método, primeiro a sua empresa deverá fazer um planejamento de como deseja chegar ao objetivo. Depois, colocá-lo em prática, determinar um período para checar e ver se o plano está dando certo e em caso de resultado negativo, realinhar o plano.

Já em caso positivo, basta seguir o planejado ou quem sabe até implantar melhorias no plano.

Estas dicas dizem respeito a como você pode estruturar a virada de chave do seu RH,  confira agora como você pode transformá-lo em um setor mais estratégico. Para isso, vamos partir dos seguintes pontos:

  • Alinhamento de objetivos;
  • Visão holística;
  • Investimento no setor de RH;

Alinhamento de objetivos

O primeiro passo para se ter um RH mais estratégico é o alinhamento dos objetivos organizacionais, o que a empresa deseja alcançar através de seus colaboradores?

Essa pergunta envolve diversos quesitos como: mais produtividade, maior eficiência, colaboradores mais engajados e por aí em diante.

Além disso, nessa etapa, uma outra pergunta importante é o que o RH precisa fazer para ajudar a empresa a alcançar o seu sucesso. São esses os objetivos que vão determinar o planejamento estratégico do RH, fazer com que ele deixe de ser um setor reativo para ser o setor que age.

Visão holística

Como falamos mais acima, a visão holística consiste em ter amplo conhecimento de todas as áreas do seu negócio. Em vista disso, é importante que o RH conheça muito bem todas as áreas da empresa e não somente o seu setor.

No RH estratégico, ele fica mais perto dos colaboradores e não como algo distante que só é procurado em uma necessidade.

Além disso, ele precisa conhecer a fundo a empresa, seu negócio de ponta a ponta, desde o que ela faz inicialmente até quais são seus objetivos.

Apoio dos indicadores

Para se tornar estratégico, o RH deve mudar o seu modo de operar e começar a se basear em dados e indicadores. Dessa forma, esse setor estará apto para identificar problemas, tomar decisões, traçar rotas e garantir sempre uma empresa produtiva.

Investimento no setor de RH

Por último e não menos importante, a sua empresa deve proporcionar ao RH todos os recursos que ele precisa para se desenvolver. Isso inclui investir em ferramentas atuais e tecnológicas, treinamento e suprimento de todas as necessidades.

Como identificar um RH estratégico?

Depois de aplicar todas essas melhorias, como você pode saber que elas estão funcionando e que por fim o seu RH se tornou estratégico?

Você pode perceber que o rh da sua empresa se tornou mais estratégico através da rotina do departamento, se os processos estão levando menos tempo para serem concluídos é sinal de que as mudanças estão surtindo efeito.

Vale ressaltar que nessa hora é importante contar com o feedback dos líderes e gestores, e até mesmo dos colaboradores no geral, afinal todas as ações do rh refletem no quadro de funcionários, então a opinião deles é mais do que importante.

E por fim, o uso de dados, é preciso checar se os níveis de absenteísmo diminuiram, se o turnover diminuiu, se as pesquisas retornaram opiniões positivas ou não, e qual foi o resultado final de outras ações promovidas.

O seu RH deve saber tratar e interpretar os dados para continuar com o plano ou mudar de curso. Lembra que mais acima nós citamos o ciclo PDCA e falamos sobre a etapa de checagem? Fazendo uma análise constante e checagem você vai descobrir se as suas ações estão deixando o seu RH mais estratégico.

Como o RH estratégico melhora os processos de uma empresa?

Se tornando um setor mais estratégico, o RH consegue melhorar diversos processos dentro de uma empresa.

Com isso, evita a perda de recursos por deixar de lado burocracias e investir em ferramentas que realmente otimizam a rotina.

Consegue reter mais talentos pois está sempre a frente do seu tempo, melhora o recrutamento de novos colaboradores mais alinhados com a cultura da empresa.

E principalmente, como citamos acima, deixa de ser o setor reativo, consegue prever situações antes delas acontecerem, o que acaba trazendo uma melhora na qualidade de vida.

Conte com uma ferramenta robusta para ajudar a sua gestão de pessoas

Você sabe como o PontoTel pode ajudar o seu RH a se tornar mais estratégico?

Com o controle de jornada, sua empresa consegue extrair dados importantes sobre a gestão de pessoas, com base em métricas como número de absenteísmo, quantidade de horas extras, assiduidade, é possível ter indicadores de como os colaboradores estão se comportando.

Então por exemplo, se determinado setor está realizando muitas horas extras, o RH consegue identificar e quem sabe abrir um processo seletivo para recrutar novos talentos para ajudar este setor.

Por outro lado, se a taxa de absenteísmo é muito alta, é possível investigar a fundo e descobrir por que os colaboradores estão se ausentando, e corrigir esse problema a tempo antes que a situação se torne pior.

Esses são apenas alguns exemplos, um controle de jornada inteligente pode fazer muito mais pela sua empresa.

Investir em tecnologia é um dos passos para tornar o seu RH mais estratégico, por isso não perca tempo, agende uma conversa com um de nossos consultores e saiba mais sobre o PontoTel, preencha o formulário abaixo!

Conclusão

Chegamos ao final desse texto e aqui conseguimos entender mais sobre o que é o RH estratégico e como essa transformação pode ajudar as empresas.

Não se esqueça que investir nas tendências de RH pode agregar a sua empresa muito mais vantagens estratégicas.

Se gostou desse texto não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Aline Fernandes, é jornalista, especialista em marketing digital e redatora do blog da PontoTel sobre Recursos Humanos e Administração de Empresas.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados