O contrato, e claro, os pagamentos deverão ser feitos até uma data específica todo mês. Contudo, cumprir com esse compromisso nem sempre é uma tarefa fácil considerando o volume de atividades, que milhões de consumidores assumem todos os meses. A principal e mais complicada consequência dessa infração é ficar inadimplente.
Inadimplência é o descumprimento de um acordo ou uma obrigação financeira prevista em contrato. Tal negligência gera consequências que comprometem o estado financeiro do indivíduo, por meio do corte da prestação de um serviço, “nome sujo” em organizações protetoras de crédito, queda no score de crédito, dentre outros.
A dívida pode trazer inúmeros problemas, por isso deve ser corrigida o mais rápido possível ou evitada a todo custo. Se você busca orientar a sua equipe profissional com dicas sobre educação financeira, recomendamos a leitura deste material aqui sobre como ajudar o funcionário a poupar dinheiro.
E para te ajudar a entender melhor o que é inadimplência e por que ela é tão perigosa, preparamos este post com todas as informações e principais detalhes. Confira!
O que é inadimplência?
Ficar inadimplente é ficar com o “nome sujo”, ou seja, estar restrito diretamente do acesso ao crédito, comprometendo a vida financeira e o relacionamento junto a instituições protetoras de crédito, como por exemplo os bancos, o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Esta situação é muito mais comum do que se imagina. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, mais de 63 milhões de brasileiros possuem dívidas.
Para entender melhor o que é inadimplência e como ela ocorre, projete uma situação de compra. Ela foi solicitada em crédito com algum parcelamento, e que por inúmeras variáveis, principalmente a falta de organização financeira, o consumidor não consiga dispor de capital suficiente para cumprir com a quitação dessas parcelas no período estabelecido. Cenário comum, não é mesmo?
E esse descumprimento, quando não solucionado ou negociado apropriadamente, pode sujar o seu nome. Juridicamente falando, o descumprimento dos termos de um contrato (total ou parcial), feitos em acordo comum entre ambas partes, justifica o que é inadimplência.
Qual o perfil do consumidor inadimplente?
Ainda de acordo com o Serasa Experian, o perfil do consumidor inadimplente no Brasil é:
- majoritariamente masculino (50,9%);
- consumidores com renda entre 1 ou 2 salários mínimos (39,1%), seguidos dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
- a maioria possui apenas uma dívida (37,3%), embora 30,7% dos consumidores negativados possuam quatro dívidas ou mais;
- 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos, e 14,9% têm entre 18 a 25 anos.
O que acontece quando se é inadimplente?
Agora que você entendeu o que é inadimplência, vamos abordar as consequências desse problema. O tal “nome sujo” pode comprometer muito mais do que você imagina. Confira!
Restrições de crédito
Uma conta atrasada é suficiente para ter o nome negativado no sistema de proteção ao crédito brasileiro, contudo as empresas costumam adotar políticas tolerantes, em que uma negociação é feita antes de qualquer medida comprometedora. Afinal, um simples esquecimento pode ser a fonte do problema em questão.
Para manter um bom relacionamento, a empresa entra em contato e notifica a situação. Caso a cobrança não seja suficiente para sanar a dívida, os sistemas de proteção ao crédito são ativados.
Como consequência do “nome sujo”, qualquer forma de crédito é restrito, reforçando a gravidade de negligenciar o que é inadimplência. Em outras palavras, qualquer outra transição, seja de compra com cheque, aluguel, empréstimo, dentre outros, serão dificultados, se não, proibidos.
Redução do score de crédito
Outro grande problema em ignorar a importância do que é inadimplência é o score de crédito. Com o “nome sujo”, a pontuação do consumidor negativado certamente cairá, comprometendo suas diversas atividades financeiras.
O score de crédito é valor fundamental para conseguir um financiamento ou empréstimo, contratar um serviço de cartões de crédito, abrir uma conta nova, habilitar o cheque especial, dentre outros.
Óbviamente que o decréscimo da pontuação dependerá de uma série de fatores. Entre eles estão o valor da dívida, quantidade de parcelas em atraso, quanto tempo o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do consumidor permaneceu na lista de inadimplência, e assim por diante.
Problema judicial
A ação judicial é uma das alternativa que as instituições financeiras, banco e/ou empresas protetoras de crédito possuem para cobrar devedores que não se atentaram as consequências de negligenciar o que é inadimplência.
Em geral, essa é a última medida de negociação, ou seja, quando o consumidor inadimplente não contribui para solucionar o problema. Desta forma, a empresa pode penhorar seus bens e patrimônios ou bloquear o seu acesso a contas bancárias.
Embora a ação judicial possa envolver dívidas de qualquer valor, ela costuma abranger situações com valores significativos, devido ao alto custo do processo e o prazo de validade de 5 anos estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Em outras palavras, mesmo que a dívida exista, depois do prazo, a ação judicial passa a não ser mais uma opção de cobrança.
Cobrança de juros
Esse é o problema mais frequente para quem não sabe o que é inadimplência. Basta que o pagamento atrase em um dia, para que os juros sejam cobrados.
O juros moratório, que é o de atraso, é de 2% sobre o valor da parcela devida. Já os percentuais de juros compensatórios, que são o de compensação pelo atraso, variam de acordo com as políticas das empresas.
E caso a dívida não seja paga, os serviços ofertados também podem ser cortados. O prazo de corte é variável, também depende da empresa e do perfil do serviço (essencial ou comum). O corte é feito sempre mediante notificação.
Como evitar cair na inadimplência?
Para finalizar, entendido as complicações do que é inadimplência, veja agora como evitar essa situação:
- faça um levantamento de todos os gastos da sua família ou empresa, considerando todos os itens, por menores que sejam;
- inclua a família ou liderança profissional na decisão do corte de gastos, já que será uma medida indispensável;
- notifique a necessidade de poupar dinheiro e economize sempre que possível. Essa medida exigirá o apoio de toda família ou equipe;
- controle o uso do cartão de crédito, tenha somente o essencial e só os utilize em compras realmente necessárias;
- faça pesquisas de mercado antes de efetivar compras de qualquer produto, seja em produtos cotidianos ou aquisições especiais.
Entender o que é inadimplência é o primeiro passo para evitá-la. Uma boa noção de educação financeira pode te ajudar a controlar os gastos, assegurando que o consumo esteja sendo feito de forma saudável e dentro da sua realidade. Além é claro, de garantir que o seu maior patrimônio, a sua identidade, esteja fora da lista de devedores.
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