O que é inadimplência? Por que você deve se preocupar?

O contrato, e claro, os pagamentos deverão ser feitos até uma data específica todo mês. Contudo, cumprir com esse compromisso nem sempre é uma tarefa fácil considerando o volume de atividades, que milhões de consumidores assumem todos os meses. A principal e mais complicada consequência dessa infração é ficar inadimplente.

Inadimplência é o descumprimento de um acordo ou uma obrigação financeira prevista em contrato. Tal negligência gera consequências que comprometem o estado financeiro do indivíduo, por meio do corte da prestação de um serviço, “nome sujo” em organizações protetoras de crédito, queda no score de crédito, dentre outros.

A dívida pode trazer inúmeros problemas, por isso deve ser corrigida o mais rápido possível ou evitada a todo custo. Se você busca orientar a sua equipe profissional com dicas sobre educação financeira, recomendamos a leitura deste material aqui sobre como ajudar o funcionário a poupar dinheiro.

E para te ajudar a entender melhor o que é inadimplência e por que ela é tão perigosa, preparamos este post com todas as informações e principais detalhes. Confira!

O que é inadimplência?

Ficar inadimplente é ficar com o “nome sujo”, ou seja, estar restrito diretamente do acesso ao crédito, comprometendo a vida financeira e o relacionamento junto a instituições protetoras de crédito, como por exemplo os bancos, o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Esta situação é muito mais comum do que se imagina. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, mais de 63 milhões de brasileiros possuem dívidas.

Para entender melhor o que é inadimplência e como ela ocorre, projete uma situação de compra. Ela foi solicitada em crédito com algum parcelamento, e que por inúmeras variáveis, principalmente a falta de organização financeira, o consumidor não consiga dispor de capital suficiente para cumprir com a quitação dessas parcelas no período estabelecido. Cenário comum, não é mesmo?

E esse descumprimento, quando não solucionado ou negociado apropriadamente, pode sujar o seu nome. Juridicamente falando, o descumprimento dos termos de um contrato (total ou parcial), feitos em acordo comum entre ambas partes, justifica o que é inadimplência.

Qual o perfil do consumidor inadimplente?

Ainda de acordo com o Serasa Experian, o perfil do consumidor inadimplente no Brasil é:

  • majoritariamente masculino (50,9%);
  • consumidores com renda entre 1 ou 2 salários mínimos (39,1%), seguidos dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • a maioria possui apenas uma dívida (37,3%), embora 30,7% dos consumidores negativados possuam quatro dívidas ou mais;
  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos, e 14,9% têm entre 18 a 25 anos.

O que acontece quando se é inadimplente?

Agora que você entendeu o que é inadimplência, vamos abordar as consequências desse problema. O tal “nome sujo” pode comprometer muito mais do que você imagina. Confira!

Restrições de crédito

Uma conta atrasada é suficiente para ter o nome negativado no sistema de proteção ao crédito brasileiro, contudo as empresas costumam adotar políticas tolerantes, em que uma negociação é feita antes de qualquer medida comprometedora. Afinal, um simples esquecimento pode ser a fonte do problema em questão.

Para manter um bom relacionamento, a empresa entra em contato e notifica a situação. Caso a cobrança não seja suficiente para sanar a dívida, os sistemas de proteção ao crédito são ativados.

Como consequência do “nome sujo”, qualquer forma de crédito é restrito, reforçando a gravidade de negligenciar o que é inadimplência. Em outras palavras, qualquer outra transição, seja de compra com cheque, aluguel, empréstimo, dentre outros, serão dificultados, se não, proibidos.

Redução do score de crédito

Outro grande problema em ignorar a importância do que é inadimplência é o score de crédito. Com o “nome sujo”, a pontuação do consumidor negativado certamente cairá, comprometendo suas diversas atividades financeiras.

O score de crédito é valor fundamental para conseguir um financiamento ou empréstimo, contratar um serviço de cartões de crédito, abrir uma conta nova, habilitar o cheque especial, dentre outros.

Óbviamente que o decréscimo da pontuação dependerá de uma série de fatores. Entre eles estão o valor da dívida, quantidade de parcelas em atraso, quanto tempo o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do consumidor permaneceu na lista de inadimplência, e assim por diante.

Problema judicial

A ação judicial é uma das alternativa que as instituições financeiras, banco e/ou empresas protetoras de crédito possuem para cobrar devedores que não se atentaram as consequências de negligenciar o que é inadimplência.

Em geral, essa é a última medida de negociação, ou seja, quando o consumidor inadimplente não contribui para solucionar o problema. Desta forma, a empresa pode penhorar seus bens e patrimônios ou bloquear o seu acesso a contas bancárias.

Embora a ação judicial possa envolver dívidas de qualquer valor, ela costuma abranger situações com valores significativos, devido ao alto custo do processo e o prazo de validade de 5 anos estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Em outras palavras, mesmo que a dívida exista, depois do prazo, a ação judicial passa a não ser mais uma opção de cobrança.

Cobrança de juros

Esse é o problema mais frequente para quem não sabe o que é inadimplência. Basta que o pagamento atrase em um dia, para que os juros sejam cobrados.

O juros moratório, que é o de atraso, é de 2% sobre o valor da parcela devida. Já os percentuais de juros compensatórios, que são o de compensação pelo atraso, variam de acordo com as políticas das empresas.

E caso a dívida não seja paga, os serviços ofertados também podem ser cortados. O prazo de corte é variável, também depende da empresa e do perfil do serviço (essencial ou comum). O corte é feito sempre mediante notificação.

Como evitar cair na inadimplência?

Para finalizar, entendido as complicações do que é inadimplência, veja agora como evitar essa situação:

  • faça um levantamento de todos os gastos da sua família ou empresa, considerando todos os itens, por menores que sejam;
  • inclua a família ou liderança profissional na decisão do corte de gastos, já que será uma medida indispensável;
  • notifique a necessidade de poupar dinheiro e economize sempre que possível. Essa medida exigirá o apoio de toda família ou equipe;
  • controle o uso do cartão de crédito, tenha somente o essencial e só os utilize em compras realmente necessárias;
  • faça pesquisas de mercado antes de efetivar compras de qualquer produto, seja em produtos cotidianos ou aquisições especiais.

Entender o que é inadimplência é o primeiro passo para evitá-la. Uma boa noção de educação financeira pode te ajudar a controlar os gastos, assegurando que o consumo esteja sendo feito de forma saudável e dentro da sua realidade. Além é claro, de garantir que o seu maior patrimônio, a sua identidade, esteja fora da lista de devedores.

Quer saber mais? Então, confira este outro artigo relacionado, que traz todas as dicas para ajudar os seus funcionários a não se endividarem.

Fonte:Xerpa

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