O que é marketing digital e porque ele é importante

O marketing digital surgiu com a popularização da internet, entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando os computadores se tornaram mais acessíveis ao consumidor. Essa popularização da internet começou nos EUA e deu início ao que ficou conhecido como “Revolução Digital”, modificando toda a sociedade e a forma como nos comunicamos desde então.

Assim, começou a surgir o marketing digital, apesar de na época o conceito ser apenas o de promover uma marca, o que não fazia tanta diferença entre o marketing digital e tradicional. A diferença era que não havia nenhum tipo de interação da empresa com o consumidor, as comunicações eram feitas de maneira unilateral, somente por parte da empresa com o consumidor.

Com a chegada dos anos 2000, o número de usuários na internet também aumentou e foi aí que o marketing digital passou a caminhar até chegar ao que é hoje, sendo a promessa do marketing do futuro. Ou seja, da mesma maneira que a internet revolucionou a forma com que as pessoas se comunicam, o marketing digital está mudando a maneira com que as empresas se comunicam com os consumidores.

O que é o marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de atividades que pode ser realizadas por uma empresa ou pessoa com a finalidade de atrair novo cliente, criar uma comunicação com o cliente, criar um relacionamento mais próximo entre marca e consumidor e, além disso, construir uma identidade no mercado.

Atualmente, a internet é a maior fonte de informação do mundo, sendo assim, as empresas passaram a investir cada vez mais no marketing digital e de conteúdo. O maior desafio do marketing online é conseguir entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

Para que esse planejamento estratégico online seja possível, é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas com a finalidade de otimizar websites, criar conteúdos, aumentar a visibilidade das páginas e com todo esse conjunto de tarefas, aumentar o número de vendas.

Mas, para saber se esse investimento vale mesmo a pena, é importante conhecer quais as vantagens que esse tipo de ferramenta pode proporcionar.

Vantagens do marketing digital

Atualmente os estudos sobre marketing digital tem sido a principal ferramenta em expansão de negócios, ainda que a economia brasileira se encontre em um cenário de incertezas, é necessário que as empresas utilizem de ferramentas diversificadas e criativas para alavancar os ganhos e minimizar as perdas decorrentes da crise.

Nesse caso, é praticamente impossível não pensar em estratégias online e ferramentas de marketing. Em uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2017, foi possível concluir que mais de 300 profissionais que atuam no comércio eletrônico, mais da metade passou a investir em seus próprios blogs. Esses empreendedores conseguiram três vezes mais visitas e cerca de 2,5 mais clientes. Esse é apenas um exemplo de como uma boa estratégia de relacionamento com o cliente pode ser benéfica.

Além da estratégia de relacionamento, listamos algumas vantagens proporcionadas pelo marketing digital.

  • Comunicação e Interação

Entre os motivos pelos quais o marketing online é cada vez mais utilizado pelas empresas, é a possibilidade de interatividade com o público. O foco passa a não fazer mais parte do produto e sim na experiência que aquele produto gerou ao consumidor.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e do outro lado o consumidor pode interagir, formando uma comunicação bilateral entre a empresa e o cliente, além disso, uma campanha gerada através de redes sociais, permite que o consumidor ainda indique para outras pessoas, aumentando cliques e engajamento de marcas.

Há alguns anos, antes dessa ascensão do marketing digital, quando o modelo de negócios de uma agência de publicidade estava decolando, eram poucos os métodos de se medir e efetividade desses anúncios e campanhas.

Com a chegada da internet, muita gente optou por investir em ações online, muito dinheiro foi gasto e muitas das ações foram pouco eficientes. Isso porque se a empresa não consegue medir se o cliente foi convencido pela ação, é difícil dizer se a campanha foi estratégia utilizada foi efetiva.

No caso do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma ferramenta fundamental para melhorar as estratégias aplicadas. Com o crescimento das tecnologias, hoje é possível obter retorno comprovado em absolutamente tudo. As métricas como o Retorno sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) permitem ser analisadas em tempo real. Dessa maneira as empresas conseguem identificar as falhas rapidamente e melhorar.

  • Mais oportunidades para empresas

O aumento da interação entre as empresas e os clientes ajuda muito, dessa forma, pequenas empresas conseguem fazer boas campanhas e atrair consumidores de outras regiões através do alcance global que a internet proporciona.

Dessa forma os consumidores têm a oportunidade de conhecer outras empresas que se identificam. O mesmo vale para as empresas que pretendem criar um bom posicionamento online, aumentando suas vendas em diversos canais.

  • Direcionamento e Segmentação:

O marketing digital é capaz de fornecer às empresas uma forma de elaborar ações para atrair as pessoas certas.

Para isso é necessário fazer uma segmentação, já que com as ferramentas adequadas é possível coletar informações e dados sobre as pessoas que navegam na internet. Conhecido como BIG DATA, é possível identificar quais são as principais necessidades, dos clientes e traçar um perfil para cada um.

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

Existem várias formas de aplicar uma estratégia de marketing digital, mas é muito importante conhecer quais as principais estratégias para escolher a que combina melhor com as necessidades da sua empresa.

Com o crescimento da infraestrutura em internet, foi aberto um universo de possibilidades na hora de trabalhar com a ferramenta. Um bom exemplo disso, é imaginar o volume de informação e conteúdos disponíveis na plataforma e de grande maioria gratuita.

Ao digitar qualquer coisa no Google, a resposta é instantânea e, quase sempre, satisfatória. Ao clicar no link gerado, essa resposta estará por lá, em algum conteúdo disponibilizado no site. O acesso a informação é simples, rápido e fantástico como as informações conseguem ser dissipadas de maneira tão rápida pelo continente.

Seguindo esse raciocínio, é possível notar que os sites contêm boas respostas possuem mais chances de atrair o público e conquistar mais clientes, porém, para alcançar o sucesso, é necessário encontrar os meios corretos para chegar lá.

Inbound Marketing

Essa ferramenta de marketing é sinônimo de atração. Ao criar uma estratégia de inbound, o objetivo é que você seja encontrado pelo público.

Nesse tipo de marketing, as empresas buscam entender as reais necessidades dos seus consumidores para estabelecer um canal de comunicação entre eles a fim de oferecer a melhor solução para as suas buscas.

A internet é repleta de ferramentas para fazer pesquisa, descobrir interesses e, claro, a big data. Quando isso é utilizado, você cria a sua audiência e gera um canal de comunicação constante com o cliente. Por consequência, suas publicações passam a ser buscadas por cada vez mais pessoas.

Atualmente, a principal forma de fazer isso acontecer é criando conteúdo. Ou seja, oferecendo informações importantes que solucionam problemas. Nesse caso, damos o nome de marketing de conteúdo para essa estratégia.

O marketing de conteúdo tem como finalidade fixar sua marca no lugar e no momento certo da compra. É o processo de publicar materiais com o objetivo de atrair, converter e encantar o público alvo em questão.

Para que isso dê certo, o ideal é publicar o conteúdo em locais específicos na internet que sejam atrativas para o seu público. Então, existem os blogs, sites ou mídias sociais.

O blog é considerado a casa do marketing de conteúdo, e isso acontece por essa plataforma ser focada exclusivamente de comunicação com o público, sem que hajam interferências de outros canais como no caso das redes sociais.

Os blogs são muito fáceis de serem editados e administrados, porém, é fundamental que essa ferramenta faça uso de palavras-chave dentro de seus textos, com a finalidade de alavancar as buscas nos sites, melhorando a visibilidade do negócio e ampliando a atração das pessoas corretas.

O site é outra ferramenta fundamental para as empresas, primeiro porque atua aumentando a seriedade do seu negócio, segundo porque se torna um meio onde as pessoas podem encontrar a empresa, conhecer mais sobre as atividades realizadas, produtos e serviços e ajudar a empresa a conquistar melhores posições aparecendo em resultados de busca, como o Google.

Já as redes sociais, por serem um canal criado com o objetivo de comunicação, influência e diálogo, possuem uma interação maior entre as pessoas e as marcas.

Sendo assim, é indispensável não ter uma página nas redes sociais onde seu público se encontra reunido – seja com a intenção de promover ações ou para que as pessoas conheçam como a empresa é por trás do negócio.

Além disso, essas mídias têm tido um papel cada vez mais importante no marketing: colaborar para que as pessoas conheçam cada vez mais os valores que são pregados pela marca que elas buscam.

No caso das mídias, as estratégias podem ser empregadas para várias finalidades, afinal, elas têm muita importância para branding e buzz, além de serem importantes para a geração de tráfego e taxas de conversão.

Outra técnica eficiente é o e-mail marketing, o processo de encaminhar mensagens comerciais para grupos e contatos obtidos na internet. Isso pode ser utilizado como um meio a mais de fortalecimento da marca, para vendas e comunicação com clientes.

Com toda essa rapidez e facilidade de obter informações sobre todos os assuntos possíveis na internet, também fica fácil encontrar tutoriais e manuais de marketing que prometem ajudar a potencializar as vendas ou reverter os leitores em clientes. Porém, essas dicas muitas vezes são limitadas, aplicando-se apenas ao tópico em questão.

Fazer o uso de manuais encontrados online é interessante apenas quando queremos buscar uma informação, mas isso não é o bastante quando o objetivo é buscar um crescimento. Além disso, uma estratégia bem-sucedida tende a ser replicada, o que pode gerar a pulverização do seu efeito.

Foi assim que surgiu o Growth Marketing, um método que vem para proporcionar uma estratégia personalizada e avaliar a situação real e os objetivos pretendidos com a operação de marketing de forma a utilizar essas ferramentas fornecidas pelo marketing digital da melhor forma possível.

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