O que os funcionários querem? Veja dicas para motivar a sua equipe

Há alguns anos, quando nos perguntávamos “o que os funcionários querem?” a resposta era simples: um bom salário e estabilidade. Porém, hoje em dia, as demandas dos colaboradores vão muito além disso. Assim como os recrutadores, eles também estão muito mais seletivos ao buscar oportunidades de trabalho.

Além de oferecer um bom pacote de remuneração, é preciso atender a uma série de necessidades dos profissionais para se destacar na guerra pelo talento.

Pensando nisso, listamos neste post os principais desejos dos funcionários no mercado de trabalho, para que a sua empresa possa se preparar de forma adequada:

  • Senso de propósito;
  • Crescimento profissional;
  • Líderes que saibam ouvir;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Reconhecimento e valorização;
  • Ambiente de trabalho atrativo;
  • Boa remuneração e benefícios.
  • Quer saber mais? Confira a seguir!

Senso de propósito

É claro que o maior objetivo de toda empresa é o lucro. Mas só isso não é suficiente para criar identificação com os colaboradores e engaja-los de verdade. Nesse caso, é necessário ter valores e cultura bem definidos, com um senso de propósito que permeie todas as atividades da empresa.

Para a nova geração de profissionais, é muito importante que o lugar onde trabalham tenha um impacto positivo na comunidade. Eles querem estar em empresas que lutem pela mesma causa que eles acreditam, como igualdade social, preservação do meio ambiente ou utilização da economia para um mundo melhor, entre outras.

Se eles conseguirem conectar o propósito pessoal ao propósito da organização, se tornarão muito mais dispostos a fazer com que o negócio prospere.

Mas esses valores não podem estar só no discurso, e sim presentes em todos os preços e ações da empresa. Do contrário, isso vai frustrar ainda mais os colaboradores, que podem se sentir enganados e partir em busca de outro emprego.

Crescimento profissional

Em um mercado cada vez mais competitivo, o que os funcionários querem são chances de crescer profissionalmente. Deixar o colaborador estagnado, sem oportunidades de aprender e realizar novas atividades, é um dos maiores motivos de desmotivação no mercado.

Se a sua empresa não atender a essa necessidade dos funcionários, eles certamente vão procurar um lugar que faça isso por eles.

É essencial elaborar um plano de carreira personalizado para cada colaborador. Ele deve ser acompanhado por feedbacks constantes do gestor, para que o profissional saiba exatamente o que deve fazer ou deixar de fazer para alcançar os objetivos traçados.

Investir em capacitação é outra medida fundamental. Realize treinamentos, palestras e workshops voltados para a evolução das equipes, para que todos tenham chances de se desenvolver e alcançar grandes conquistas na empresa.

Líderes que saibam ouvir

Entre tudo o que os funcionários querem, ser ouvido pelos líderes é um dos pontos mais importantes para qualquer colaborador.

Muitas vezes, os funcionários têm muito mais conhecimento sobre determinado assunto que seus superiores. Ter a chance de expor suas ideias e opiniões é muito importante para que eles se sintam valorizados na equipe.

Dar liberdade para que os colaboradores participem ativamente dos projetos é uma ótima maneira de extrair o que eles têm de melhor, além de aumentar o volume de ideias interessantes para o negócio.

Também é preciso saber ouvir quando os funcionários têm algum feedback sobre a atuação do líder. Muitos gestores têm dificuldades em aceitar isso, mas escutar o que os colaboradores têm a dizer pode trazer novos insights para melhorar a gestão de pessoas.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O trabalho é uma parte importante na vida de qualquer pessoa, mas não é a única. Todos temos outros compromissos e precisamos aproveitar a vida fora do escritório. Portanto, um dos benefícios que os funcionários querem é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O excesso de horas extras, folgas escassas e férias que são sempre adiadas são os ingredientes perfeitos para deixar um colaborador desmotivado. Para evitar isso, procure manter uma jornada justa e ter flexibilidade nos horários quando os funcionários precisarem.

É claro que, às vezes, o funcionário vai precisar ficar até mais tarde para concluir uma tarefa importante. Mas também é justo deixá-lo à vontade para ir à reunião da escola do filho, ir ao médico ou trabalhar de casa quando for necessário. Todos esses pedidos são bastante razoáveis, e a empresa não deve colocar empecilhos para atendê-los.

Reconhecimento e valorização

Toda empresa precisa ter em mente que os funcionários querem reconhecimento pelo bom trabalho. Saber que se esforço é visto e valorizado pela organização faz com que o colaborador se dedique ainda mais em suas atividades e projetos, alcançando resultados ainda melhores. É um clássico exemplo de reforço positivo.

Esse reconhecimento pode vir de várias formas: um bônus, um aumento ou até uma palavra de agradecimento. Por mais simples que a atitude seja, ela pode ser suficiente para ajudar a manter a qualidade do serviço sempre alta.

>> Para saber mais sobre o assunto, confira este outro post do blog:
Valorização do funcionário nas empresas: importância e como fazer <<

Ambiente de trabalho atrativo

Os funcionários querem um ambiente de trabalho onde se sintam à vontade. Por isso, procure criar um espaço criativo, dinâmico e que estimule a qualidade de vida. Algumas empresas que são referência em gestão de pessoas, como o Google, fazem isso com maestria.

Que tal uma sala de relaxamento ou uma sala de jogos para que os colaboradores possam dar uma pausa em certos momentos do dia? Oferecer snacks gratuitos, dress code informal e outros mimos dentro do escritório também são ótimas medidas. Tudo isso favorece o bem-estar no dia a dia de trabalho, o que torna a equipe muito mais feliz e produtiva.

Boa remuneração e benefícios

Por mais que o pacote de remuneração não seja mais o único fator a ser considerado, ele é uma demanda importante a ser atendida. Afinal, além de ter satisfação profissional, todos querem estar em um lugar que permita uma vida confortável e a realização de sonhos, como viagens e aquisição de bens.

Caso a sua empresa não consiga se destacar no salário fixo, seja criativo nos benefícios e na remuneração variável. Um bom programa de recompensa por metas e produtividade pode ser uma forma interessante de atrair talentos ambiciosos e competitivos, que vão ajudar a melhorar os resultados do negócio.

Agora que você já sabe o que os funcionários querem, que tal colocar o que aprendeu em prática? Conhecendo as necessidades dos colaboradores, você pode traçar um plano efetivo para atendê-las. Assim, a empresa garante uma equipe sempre motivada e satisfeita, o que vai gerar ótimos resultados no dia a dia.

Gostou do artigo? Para se aprofundar no assunto, confira este outro post sobre atração e retenção de talentos humanos nas empresas!

Fonte:Xerpa

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