O tempo: problema ou solução?

É impressionante como invariavelmente encontro pessoas que responsabilizam o tempo (ou a falta dele) para fazer coisas realmente importantes em suas vidas, depois o ocupam se lamentando por aquilo que poderiam ter feito. E quando deixam de fazer algo, normalmente disparam: “É, o problema é ele…”. E com isso, lá se vai mas uma vez “o costa-larga, o bode-expiatório, o culpado”: O tempo!

O que nos impede de fazer o que é importante?

Mas raciocina comigo, o tempo é igual para todos nós, seres vivos, todos temos 24h no dia para fazermos tudo aquilo o que quisermos. Então, o que nos impede de fazer algo que, em resumo, seria importante para a minha vida? Estabelecimento de prioridades!

É meu caro, nós já recebemos o presente maior, que é de estarmos vivos. Temos um sol todas as manhãs, uma lua e as estrelas a noite, acordamos e dormimos todos os dias (ou pelo menos a grande maioria deles). Isso significa que nós temos todo o tempo do mundo enquanto respirarmos, acontece que esse tempo pode ser um aliado ou um problema. Tudo depende das nossas escolhas, daquilo que fazemos com ele e de como nós o utilizamos. E acredite: isso é fácil de resolver! Só precisa de um pouco de boa vontade.

Então responda, se você:

• Tem o hábito de deixar pra última hora aquilo que poderia fazer enquanto você tinha tempo disponível?

• Ocupa muito o seu tempo procurando objetos e documentos “bem guardados”, pra não dizer perdidos?

• Costuma dispersar a sua atenção com pequenas interrupções que, no fim das contas, não o levarão a lugar algum, como: telefonemas sem sentido, TV em excesso, bem como redes sociais, games, conversas paralelas, atendimento de favores em demasia ou qualquer outra forma de distração?

Vivendo de acordo com as circunstâncias:

Se você costuma fazer isso, vive de acordo com as circunstâncias, consequentemente, ou você já perdeu o controle sobre o seu tempo, ou está prestes a perdê-lo. Depois tem que fazer tudo correndo para atender aos prazos apertados (que você ainda está pensando em barganhar prorrogação) e então vive na correria, preocupado, tenso, agitado e, o pior de tudo: Estressado!

Entrou em regime de urgência?

Isso afeta o seu bem-estar, suas relações, seu sono, sua alimentação (para o corpo, para a mente e para a alma). Enfim, entenda que as coisas só chegaram a esse ponto, porque você não priorizou o que era importante, não estabeleceu critérios para organizar o seu tempo. Mas saiba que ele está aí, à sua disposição e você pode fazer o que quiser dele.

Você tem o comando: Faça a sua escolha!

Portanto, que tal começar listando ao fim do dia, 6 (seis) coisas mais importantes relacionadas com um objetivo que você queira alcançar para serem feitas no dia seguinte?

É você quem tem o papel e a caneta. É você quem tem o comando. Então você, melhor do que ninguém, saberá o que fazer com ele. Tudo depende das suas escolhas, por isso não esqueça jamais que o tempo pode ser um inimigo ou um aliado, pode ser um problema ou a solução, só depende de você! Faça as melhores escolhas e seja feliz!

Comece praticando uma atitude positiva, seja mais proativo, desenvolva a sua autogestão. A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de Liderança e autogestão a ser realizado no período de 13 a 14/12/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para [email protected] você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Fonte: administradores.com.br

Posts Relacionados

Leave a Comment