Os benefícios da relação salário sob demanda e RH para a sua empresa

Esperamos que você goste desse conteúdo.

Que tal começar 2021 otimizando processos no seu RH? Conheça o PontoTel. Marque um contato!

Muitas empresas já entenderam que a relação entre salário sob demanda e RH pode ser muito benéfica para os seus colaboradores. Se, por um lado, o recurso permite que os profissionais possam manter um maior controle sob suas finanças pessoais, por outro o RH pode contar com uma ferramenta prática, que agrega valor à empresa.

Pensado para ajudar os colaboradores, o salário sob demanda é um benefício que permite ao trabalhador ter acesso ao seu pagamento a qualquer momento do mês, mediante a proporção dos dias que já foram trabalhados. Com isso, o profissional passa a ter um controle total sobre o seu salário, e não precisa esperar até a data oficial do pagamento para colocar as suas contas em dia.

Segundo informações do Banco Central, 60% dos brasileiros não conseguem arcar com uma despesa não planejada sem recorrer a alguma forma de empréstimo. Assim, mesmo para as empresas que já estão acostumadas a lidar com o adiantamento salarial, o pagamento sob demanda funciona como uma ferramenta mais inteligente e facilitadora de todo o processo, especialmente por conferir autonomia ao colaborador.

Neste artigo, realizado através de uma parceria entre o PontoTel e o Xerpay, você entenderá em detalhes como o salário sob demanda e o RH podem auxiliar o dia a dia do colaborador, e o que isso traz de positivo para a empresa.

Continue a leitura!

Salário sob demanda e RH ajudando os colaboradores

Como já dito, o salário sob demanda é uma ferramenta que permite aos colaboradores de uma empresa terem um maior controle sobre o próprio pagamento. Com o recurso, o profissional pode solicitar o recebimento do valor total ou parcial referente aos dias já trabalhados no mês, sem a necessidade de esperar até o dia do pagamento para obter o dinheiro.

Para o trabalhador, essa opção traz a possibilidade de quitar dívidas ou usar o dinheiro para custear despesas do dia a dia. Isso ajuda a eliminar atrasos nas datas de pagamento de contas, e ainda evita a utilização de recursos, como o cartão de crédito ou o cheque especial.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 66,2% das famílias no Brasil estão endividadas, maior número apresentado desde 2010.

Ainda, segundo o estudo, esse aumento do endividamento está muito vinculado ao maior uso do crédito, que possuem altas taxas de juros e representam um custo elevado para o indivíduo.

Assim, para os colaboradores, o salário sob demanda é uma forma de fugir dessas alternativas que acabam piorando as dívidas. Com ele, é possível administrar mellhor as finanças pessoais, evitando, por exemplo, o pagamento de juros altos.

Além da ajuda efetiva na economia pessoal, o controle das finanças contribui para o bem-estar geral do profissional, uma vez que os problemas financeiros são o principal motivo de estresse para os brasileiros, segundo uma pesquisa do Instituto de Psicologia e Controle do Stress.

Ajuda sem constrangimentos

Outro ponto positivo da relação entre salário sob demanda e RH é que o recurso também mostra ao colaborador que o departamento de Recursos Humanos da empresa está interessado em atender às suas necessidades. Além disso, por ter um funcionamento prático, a ferramenta evita qualquer tipo de constrangimento entre o RH e os colaboradores.

Admitir problemas financeiros pode ser desconfortável para muitas pessoas, assim como negociar medidas para resolver esses problemas, seja pedindo um adiantamento salarial ou propondo negociações com o departamento financeiro da empresa. Muitas vezes, o colaborador acaba optando por não conversar sobre o problema com o RH, o que pode agravar ainda mais a sua situação financeira.

Dessa forma, cabe a um departamento de Recursos Humanos engajado e eficaz procurar soluções para facilitar as demandas dos trabalhadores. Por isso, a relação entre salário sob demanda e RH acaba se tornando uma estratégia de valorização do colaborador.

Vale ressaltar que outros benefícios financeiros podem ser considerados a fim de conferir ajuda aos colaboradores.

Maior controle financeiro

A longo prazo, o salário sob demanda é uma ferramenta que ajuda os profissionais a criarem uma nova relação com suas finanças. O recurso permite que o colaborador crie estratégias sobre como e quando utilizar o seu dinheiro, o que contribui para um maior controle dos gastos.

Podendo receber o valor proporcional aos dias já trabalhados quando precisar, os colaboradores adquirem maior controle sobre sua vida financeira, especialmente por se livrar de multas e juros, que acabariam sugando parte de sua renda.

Esse controle de pagamentos e datas é essencial para colocar as dívidas em dia e ajustar a vida financeira. Além disso, o empoderamento em relação ao dinheiro também ajuda o colaborador a reduzir o estresse financeiro e aumentar o bem-estar pessoal pelo controle de suas finanças.

Benefícios para a empresa ao adotar o salário sob demanda

Se para o trabalhador a disponibilização do salário sob demanda traz diversos benefícios, para a empresa não é diferente. De acordo com uma pesquisa da startup britânica Wagestream, 73% dos colaboradores trabalham mais motivados em empresas que oferecem recursos de flexibilidade salarial.

Com uma maior motivação, os colaboradores também aumentam a produtividade e a lealdade à empresa. Sendo assim, a adoção de políticas como o salário sob demanda acaba sendo um verdadeiro investimento da empresa em seu capital humano.

Aumento do engajamento

Como o estresse financeiro afeta diretamente a produtividade dos funcionários, criar estratégias que ajudam a controlar esse estresse também garantem um melhor desempenho dos profissionais na empresa.

Com o pagamento sob demanda, o colaborador sabe que a sua remuneração estará sempre acessível para utilização, o que diminui consideravelmente a preocupação sobre como resolver suas questões financeiras.

Funcionários satisfeitos permanecem na empresa, o que reduz o turnover da mesma. Na prática, isso significa reduzir os gastos com a dispensa de funcionários, processos seletivos e novas contratações.

Atração de talentos

Se o salário sob demanda é um dos benefícios que ajuda a manter os colaboradores engajados com a empresa, isso não é diferente na hora de atrair novos talentos. Segundo um levantamento realizado pela Gallup, as organizações que oferecem benefícios financeiros aos funcionários são as preferidas dos candidatos que estão procurando por um emprego.

Ter essa vantagem competitiva garante que a empresa consiga contratar os melhores talentos do mercado. Além de se destacar perante a concorrência, a atração de talentos também faz toda a diferença para a produtividade do empreendimento, garantindo produtividade e qualidade nos serviços entregues.

Valorização da cultura organizacional

A relação entre salário sob demanda e RH também é positiva para agregar valor à cultura organizacional da empresa. Muitas vezes, as empresas atraem talentos com a promessa de uma cultura organizacional interessante e humana, mas que, na prática, acaba sendo bem diferente para o profissional.

Assim, um bom investimento para o bem-estar dos funcionários é aquele que atende às suas  reais necessidades, e que vai de encontro com aquilo que a empresa sempre quis oferecer através de sua cultura.

O RH deve utilizar de estratégias para implementar recursos que destaquem a cultura organizacional da empresa, e que mostrem aos colaboradores o quanto eles são valorizados pela mesma.

Também é importante lembrar que uma cultura diversa, inclusiva e bem estruturada é essencial para o destaque da empresa no mercado, assim como para elevar o seu valor perante profissionais e clientes.

Como adotar o salário sob demanda?

Além de ser vantajosa tanto para o colaborador quanto para a empresa, a relação entre salário sob demanda e RH também é bem simples de ser estabelecida. Graças à tecnologia, atualmente plataformas como a Xerpay realizam o processo de pagamento sob demanda de forma simples e eficaz.

A ferramenta permite aos colaboradores realizar o saque de seus respectivos salários a qualquer hora, mediante os dias trabalhados. O profissional pode fazer isso através de um aplicativo integrado à plataforma de RH da empresa, em um passo a passo muito fácil e intuitivo.

Após a solicitação feita pelo trabalhador, o app envia automaticamente o valor pedido para a conta do mesmo. Essa possibilidade do uso imediato do dinheiro também é muito importante diante de situações de emergência.

Esse modelo eficiente e ágil também facilita o controle do RH, afinal, mantém a automatização dos processos. Vale ressaltar que o salário sob demanda não altera em nada os processos de pagamento da empresa.

O RH continua seguindo normalmente as regras da CLT em relação aos prazos dos pagamentos, sem qualquer tipo de implicação jurídica para a empresa. Não há, portanto, qualquer receio para a implementação do recurso em sua empresa.

Dessa forma, o salário sob demanda é visto como uma ferramenta que agrega ao dia a dia de trabalho do RH, ao mesmo tempo que oferece aos colaboradores a autonomia sobre suas finanças a qualquer momento.

Gostou deste artigo? Então acompanhe também nosso Facebook, além de outras redes como Instagram, Twitter e LinkedIn para conferir mais materiais interessantes e úteis para a sua empresa.

Este conteúdo foi produzido em parceria com o time da Xerpay.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados