Pesquisa de cultura de compliance: quais os benefícios de realizá-la?

Foto de Kampus Production no Pexels

A pesquisa de cultura de compliance é uma maneira de mensurar a cultura ética de uma empresa e, com isso, propor ações para melhorar o clima organizacional e levar mais transparência para os negócios.

Por exemplo, diversas empresas têm um código de ética e pensam que isso é o suficiente para manter o clima em harmonia e condizente com as normas, as regras e os valores. No entanto, pode não ser o bastante.

Entenda para que serve a pesquisa de cultura de compliance

O código de ética de uma empresa é uma forma de garantir que os valores e normas da empresa sejam incorporados por todos de uma forma natural.

Porém, se as organizações não apostarem na mensuração e na avaliação do compliance organizacional, não há como saber se os princípios foram absorvidos pelas e pelos colaboradores, certo?

Por isso, é fundamental que a sua empresa acompanhe e mensure os resultados da cultura de compliance. Afinal, isso permite que você, como liderança, tome decisões mais assertivas.

A pesquisa de cultura de compliance permite conferir o que é visão ética para o time

Ao aplicar uma pesquisa com o seu público interno, você confere qual é a visão ética individual e coletiva.

A partir disso, pode promover treinamentos e capacitações com o time para aumentar as chances de agir sempre conforme as orientações impostas pela empresa.

Dessa forma, quando alguém vê ou presencia alguma situação fora do comum, pode orientar os colegas sobre quais são as melhores atitudes para resolver o problema que está em discussão.

A cultura de compliance garante um ambiente coletivo e ético melhor, com menos riscos de fraude ou corrupção, por exemplo. Para isso, uma ideia interessante é sempre realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética.

Pode promover a sustentabilidade do negócio

Diversas empresas se envolvem em situações que colocam em risco a imagem do negócio. Nesse sentido, a cultura de compliance é uma alternativa inteligente para evitar riscos, o que ajuda na sustentabilidade do seu negócio.

Ajuda a assegurar parcerias íntegras

Uma estratégia é sempre fazer parcerias com empresas que são renomadas no mercado e são queridinhas do público, concorda? Por isso, quando você implementa uma boa cultura de compliance faz com que outras marcas despertem o interesse na sua organização.

Consequentemente, isso assegura parcerias íntegras. Afinal, todos sabem que a sua empresa é séria e tem a chance de ser escolhida por outras, que também são corretas e éticas.

Entenda como aplicar a pesquisa de cultura de compliance

Quando o assunto é gestão de pessoas, monitorar o ambiente é sempre uma estratégia interessante para criar um plano de ação de melhoria constante. Por isso, com a pesquisa de compliance, você avalia se há fraudes, mentiras, assédio e corrupção no ambiente de trabalho.

Para aplicar a pesquisa de cultura de compliance, é preciso:

Observar o dia a dia da sua organização

Observar o dia a dia da sua empresa, acompanhar as situações que estão sendo vivenciadas pelo time e avaliar indicadores importantes (como turnover, reclamações, absenteísmo, produtividade, desempenho e outros) é importante para ter uma análise mais aprofundada sobre o clima organizacional.

Ao observar a rotina é possível conferir se o código de ética está sendo cumprido. Caso contrário, é o momento ideal para interferir e criar ações de melhoria constante.

Considerar a cultura do lugar onde a empresa está inserida

A cultura compliance pode ser implementada em todas as organizações. No entanto, antes de aplicá-la, é essencial considerar a cultura interna que ela está inserida. Entender esse contexto é o ponto principal para criar um planejamento voltado a atender as reais necessidades daquele ambiente.

Então, faça um diagnóstico da organização para conferir esses critérios e também situações que costumam acontecer muito, como:

  • um colaborador está com excesso de trabalho enquanto outro tem tempo para navegar nas suas redes sociais pessoais;
  • uma colaboradora está se sentindo reprimida por algum motivo;
  • há piadas maldosas e machistas circulando em um determinado setor; e
  • muito mais.

Esse tipo de situação deve ser identificado e as pesquisas são ótimas ferramentas para ajudar nisso. Afinal, sabemos que na correria do dia a dia dificilmente conseguimos prestar atenção em todos esses detalhes, inclusive no contexto do teletrabalho.

Entenda como aplicar o teste

Você se interessou por aplicar uma pesquisa de cultura de compliance na sua empresa?

Há diversas soluções preventivas, como o PIR (Teste de Integridade que identifica fraude, assédio e corrupção), e reativas, com serviços de investigação em casos suspeitos.

Tudo isso para garantir a integridade do seu time, proteger a sua empresa, identificar se há alguma situação incoerente e melhorar tanto o fluxo de trabalho quanto o clima organizacional.

Aplicar uma pesquisa de cultura de compliance é essencial para avaliar se as normas, leis e regras descritas no código de ética da empresa estão sendo aplicadas ao dia a dia organizacional, bem como a sua repercussão na rotina do time.

Fonte: Endeavor

Posts Relacionados

Leave a Comment