Política de crédito é um conjunto de normas utilizado para guiar atividades de financiamento ou empréstimo de recursos, de modo que seja possível equilibrar os objetivos de lucro da empresa e as necessidades do cliente. Cada empresa deve estruturar uma política eficiente para sustentar suas atividades estrategicamente.
O objetivo é reduzir ao máximo os riscos de inadimplência, desenvolver técnicas mais sofisticadas de cobrança, capacitar a equipe para contornar situações adversas, adotar métodos que assegurem o lucro e assim por diante.
Por isso, adotar uma política de crédito deve ser uma prioridade para a sua empresa. Mas também é importante estar ciente de que ela deve ser bem estruturada para assegurar tais potenciais.
Acompanhe o post e conheça os pontos positivos e negativos da adoção de uma política de crédito para a saúde financeira do seu negócio. Boa leitura.
O que é política de crédito?
Crédito e cobrança devem compor um sistema integrado de gestão, equilibrando as necessidades de cada parte do processo para garantir a eficiência na redução de perdas financeiras e sustentar a capacidade lucrativa.
De um lado, conceder crédito de maneira mais criteriosa, de outro implementar estratégias para reduzir a inadimplência e controlar seus danos. Se você quiser saber mais sobre inadimplência, recomendamos a leitura deste artigo aqui com todos os detalhes e razões para atentar-se ao problema.
A política de crédito é, justamente, esse sistema de critérios que permite que o processo de financiamento e/ou empréstimo de recursos seja executado com segurança e inteligência.
Quais os critérios necessários para a criação de uma política de crédito?
Diversos são os fatores que a sua empresa deve analisar na hora de criar uma política de crédito, tanto internamente quanto externamente.
Internamente deve analisar pontos como o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito, as formas de atrair novos clientes, o controle das contas, as práticas do mercado, as condições e taxas de juros, as regras de suspensão, critérios de avaliação de desempenho, delimitações do risco, dentre outros.
Externamente, deve considerar questões como o motivo do pedido de concessão, o perfil do cliente, a capacidade de retorno do investimento, o posicionamento da solicitante no mercado, o seu faturamento e rendimento, e assim por diante.
Essas informações servirão de subsídios para que você consiga estruturar os critérios que deverão ser considerados indispensavelmente. Garantindo assim, que as particularidades do seu negócio sejam consideradas e o sistema favoreça o cumprimento de objetivos estratégicos.
Outra questão essencial é estar por dentro de conceitos específicos do setor de crédito. Um exemplo importante é os 5 Cs:
- Caráter: trata-se do risco moral, ou seja, a propensão do cliente em honrar o acordo;
- Capacidade: as condições do cliente para o pagamento;
- Capital: a situação financeira do cliente;
- Condições: as variáveis da economia no momento em que o crédito é concedido;
- Colateral: as garantias que o cliente oferece para pagamento do crédito.
Quais os objetivos da política de crédito?
Assim como dissemos, os propósitos da adoção de uma política de crédito na empresa são:
- minimizar a ocorrência da inadimplência;
- refinar metodologias de cobrança;
- preparar a força de trabalho para a ocorrência de adversidades;
- estruturar operações táticas que reforcem a capacidade lucrativa;
- potencializar a gestão de crise;
- assegurar que o credor atinja resultados satisfatórios;
- realizar ajustes confiáveis para movimentações de risco;
- minimizar perdas financeiras.
Para conquistar esses resultados, a política de crédito deve ser estruturada com primazia, considerando o real cenário organizacional e as condições do mercado.
Quais as vantagens de adotar uma política de crédito?
Assim como já deu para perceber, uma política de crédito bem estruturada traz diversos benefícios para a sua organização. Confira a seguir as principais!
Solução para a inadimplência
Uma das vantagens mais importantes é a garantia da redução dos índices de inadimplência. Por meio de critérios de avaliação mais rígidos, a política assegura que os acordos de concessão sejam mais seguros e lucrativos.
Redução de custos operacionais
Com regras metodológicas claras, as operações deixam de ser subjetivas e passam a ser embasadas em dados fundamentados. Desta forma, um padrão é estabelecido para que as decisões sejam mais assertivas e os custos controlados.
Aumento do diferencial competitivo
A política de crédito permite que a empresa realize vendas com mais agilidade. O cliente recebe respostas mais rápidas e sem entraves que possam comprometer a negociação. Isso potencializa o diferencial competitivo, já que o cliente fica mais satisfeito pela prontidão e facilidade.
Aquisição de novos clientes
Com esse diferencial competitivo, a empresa credora ganha mais visibilidade e é capaz de conquistar clientes com mais facilidade. Por meio de divulgações indiretas, potenciais clientes podem ser impactados.
Vendas mais qualificadas
Com uma política de crédito alinhada com a atuação da sua empresa, fica mais fácil identificar boas oportunidades de negócio. Tendo compreensão do perfil da empresa, do perfil do cliente e dos objetivos partilhados, as negociações ganham qualidade e segurança.
Quais as desvantagens de adotar uma política de crédito?
As desvantagens são consequências de uma estruturação falha. Implementar uma política de crédito que não esteja alinhada às reais necessidades e demandas da organização pode trazer consequências severas a sua saúde financeira. Confira algumas situações:
Conceder crédito sem critério
A falta de critérios para validar um pedido de concessão de crédito pode aumentar drasticamente os níveis de inadimplência, já que não existem seguranças e nem estratégias de prevenção financeira.
Ser excessivamente cuidadoso
Sem uma política de crédito eficiente, os processos ficam muito amplos e as possibilidades de intervenção se tornam ilimitadas. Isso gera um controle excessivo sobre as etapas, dificultando o acesso dos clientes ao crédito e, como consequência, afastando-os.
Atrasar a concessão do valor
Outra desvantagem é a falta de organização. Como não existem processos eficientes e regras definidas, as concessões podem atrasar pela falta de prioridade, o controle excessivo ou até negligência.
Necessitar de reanálises constantemente
Como não existem garantias asseguradas por uma política eficiente, a reanálise de todos os processos acaba sendo uma necessidade. Isso acaba atrasando o fluxo de acesso ao crédito, prejudicando a reputação da organização, gerando insegurança, comprometendo a avaliação e assim por diante.
Se a sua empresa vende ou empresta recursos para outra pessoa jurídica, criar uma política de crédito e cobrança bem estruturada deve ser uma regra. Com ela, a capacidade de garantir a saúde financeira do seu negócio se fortalece, oferecendo qualidade e segurança a gestão.