por que o Contador é guardião da República?

O filósofo e político da República Romana, Marco Túlio Cícero, disse certa vez: “Para sermos livres, somos escravos das leis“. Se você não concorda, experimente desobedecer a lei, deixando de entregar uma obrigação fiscal no prazo ou errando informações em uma declaração, para ver o que acontece. A liberdade é uma escolha, porém é preciso escolher entre ser “livre” ou “foragido“.  Analisamos profundamente a frase hoje, 15 de Novembro – Dia da Proclamação da República, e chegamos à conclusão de que a palavra “escravo” é usada no sentido de obediência… Ou seja: livres são os que obedecem a lei.

E qual é o profissional que deve mais obediências às leis? O Contador é óbvio! Você, Contador, deve estar se perguntando: o que a filosofia de Cícero tem a ver com a Contabilidade? Calma, que a gente te explica. Vamos por partes:

Proclamação da República

A promulgação deste regime foi um grito de liberdade que já estava oprimido no peito dos brasileiros há muito tempo. Tudo porque o regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889… Todavia, a partir de 1870, o império passou por uma grave crise até ser proclamada a República em 15 de novembro de 1889 – ou seja, 130 anos atrás!

O Contador e a República

Neste sentido destacamos o trabalho do profissional contábil como “guardião” do zelo e da lisura à coisa pública, que precisa ser fiscalizada para evitar a corrupção daqueles que trabalham para o povo, em prol do bem-estar de empresas, pessoas físicas e entidades do terceiro setor.

E o Contador é o único, exclusivo e legítimo profissional capacitado e habilitado a elaborar e responsabilizar-se pelas contas públicas e privadas de todo o País.

E mais: atentos às leis, são eles os responsáveis pelas prestações de contas e entrega de declarações acessórias, fazendo com que o dinheiro chegue realmente aos cofres públicos.

Corrupção e Providências

Muitas vezes nos deparamos com notícias de irregularidades nas contas eleitorais, desvios de dinheiro público, evasão de divisas, caixa dois, má utilização dos recursos arrecadados, acordos escusos com grandes corporações, e outras notícias que nos tiram o sono.

Graças às Ciências Contábeis, com os seus relatórios de gestão, muitos desvios de conduta no setor público e privado estão sendo descobertas, e os responsáveis punidos.

Neste 15 de novembro, o Clube do Contador Certisign rende a sua homenagem ao Contador, o guardião da República!

Clube do Contador

O Clube do Contador é um programa de relacionamento no qual você pode conseguir uma renda extra indicando Certificados Digitais Certisign aos seus clientes. Participando do Clube você é comissionado por cada venda feita sob sua indicação. Além disso, quanto mais Certificados são indicados, mais chances o profissional da Contabilidade tem de ganhar prêmios. Preencha seus dados no formulário abaixo para saber mais.

Você pode gostar de: Glossário do Contador: 40 termos encontrados no meio contábil

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment