Por que os programas de compliance são importantes para empresas

Aderir a programas de compliance pode ser um benefício ético e legal, mas estratégico, para empresas. Além de dar as bases do comportamento de uma organização, em todos os seus níveis, os também chamados programas de integridade ajudam corporações a qualificarem suas parcerias, seus clientes e seu lucro.

Organizações que adotam o compliance partem com vantagem competitiva em licitações e acordos comerciais. Em estados como Rio de Janeiro e o Distrito Federal, integridade oferece preferência em contratos feitos com a Administração Pública.

As consequências deste tipo de controle também têm a ver com melhores parceiros, já que boas práticas atraem semelhantes. Movimentos como fusões, aquisições e abertura de capital exigem compliance.

Através da confecção de uma matriz de risco confiável, também é possível criar uma rede de gerenciamento de riscos, além de controlar o turn over de pessoal, funcionários e clientes.

Com a aprovação da Lei Anticorrupção (12.846/2013), que prevê a penalização da instituição em caso de irregularidades, o compliance oferece um benefício mesmo nesses casos, já que a multa pode ser atenuada em até 4% em empresas que usem do recurso.

Os principais benefícios de compliance:

  • Empresa em linha com condutas éticas e legais;
  • Aumento no valor agregado;
  • Vantagem competitiva em licitações e acordos comerciais;
  • Preferência em contratos com a administração pública;
  • Gerenciamento de crise;
  • Atenuamento de multas

Fonte: Rede Jornal Contábil

Grupo Studio

Posts Relacionados

Leave a Comment