Profissional de TI curiosidades e desafios do dia a dia

Em plena Era da Informação, quem não se moderniza fica para trás. Por isso, as profissões ligadas às novas tecnologias só crescem e se tornam cada vez mais reconhecidas e valorizadas, como é o caso dos profissionais de TI.

E é para celebrar o Dia do Profissional de TI que fizemos este texto. Aqui, vamos falar sobre as curiosidades e desafios cotidianos dessa área que ainda é um mistério para muitos. Confira!

Como surgiu e evoluiu a profissão de TI?

Por volta da década de 1960, a Tecnologia da Informação, também chamada de TI, começou a se estruturar, devido à necessidade de processamento de dados em empresas. À época, a maioria dessas organizações investia no processamento em mainframes ou grandes computadores e em sistemas de controles operacionais.

Desde então, o perfil dos profissionais de TI e da atuação deles já se transformou bastante. Com a informática, a internet e os novos recursos tecnológicos, a TI se tornou mais complexa e surgiram até mesmo cursos técnicos nessa área.

Pensar em TI atualmente é pensar na gestão de dados, no armazenamento e segurança dessas informações e, a partir disso, na geração de insights e conhecimento. Ou seja, o profissional de TI tem um papel essencial na transformação dos negócios e das organizações.

Quem são os profissionais de TI?

É verdade que, como já dissemos, existe um curso técnico de Gestão da Tecnologia da Informação. Ele é focado mais em uma visão de administração e gestão utilizando a tecnologia como ferramenta do que em linguagens de programação.

Porém, pessoas de outras áreas podem também trabalhar como profissionais de TI. Alguns exemplos são os engenheiros de softwares, cientistas da computação, analistas de redes e analistas de sistemas. E as atuações como profissionais de TI são também as mais diversas: suporte técnico, desenvolvimento, segurança da informação etc.

Todos esses profissionais de TI têm um perfil mais de exatas e, é claro, têm que gostar de trabalhar com tecnologia. Quem se forma no curso de Tecnologia de Informação, por exemplo, estuda disciplinas como Banco de Dados, Comércio Eletrônico, Engenharia de Software, Gestão de Sistemas de Informação, Governança de TI, Modelagem de Dados, Planejamento Estratégico de TI, Qualidade de Software, Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

19 de Outubro: Dia do Profissional de TI

O Dia do Profissional de TI – originalmente chamado de Dia do Profissional de Informática – é comemorado, no Brasil, no dia 19 de Outubro. Entretanto, esses profissionais podem também ser celebrados no dia 15 de agosto, que é o Dia da Informática.

O Dia do Profissional de TI é uma data comemorativa, mas não feriado. Esse dia é importante para que possamos lembrar da importância desses profissionais e da relevância do trabalho deles no mundo de hoje.

Desafios do cotidiano dos profissionais de TI

Os profissionais de TI são a prova de que aquele ditado “nem todo herói usa capa” é verdade. A ideia que muitos têm é que eles são os(as) “meninos(as) do suporte técnico” e que a função deles(as) é, basicamente, responder porque a internet não está funcionando ou resolver problemas de computadores ou celulares que não estão inoperantes.

Porém, eles são muito mais do que isso e nós vamos aproveitar o Dia do Profissional de TI para falar sobre algumas das principais funções e desafios que eles encontram no seu dia a dia profissional.

1. Se provar como área estratégica

Como citamos há pouco, é comum, ainda, as pessoas acharem que os profissionais de TI são de uma área de suporte das empresas. A área de TI é, na verdade, de grande importância e, se estruturada da maneira correta, fundamental para as estratégias da organização.

Porém, um dos desafios mais comuns destes profissionais é justamente provar isso: demonstrar a importância do trabalho que fazem e do potencial que têm para fazer ainda mais.

2. Se manter sempre atualizado

Indústria 4.0, Internet das Coisas, Big Data, Business Intelligence, Cloud Computing etcEsses são alguns termos que você provavelmente já ouviu falar, mas o profissional de TI não pode se dar ao luxo de só conhecê-los superficialmente. Ele tem que se atualizar e se aprofundar constantemente nas novidades tecnológicas que estão sendo lançadas no mercado.

A área de TI é bastante dinâmica e conta com vários pontos positivos. Há diversos caminhos para seguir carreira, liberdade de trabalhar de onde quiser, flexibilidade de horários e outros.

3. Implementar e gerenciar sistemas informatizados

Pode parecer contraditório, mas muitas empresas que têm áreas de TI ou que contratam empresas terceirizadas  do ramo não estão prontas ou não têm abertura ou orçamento para implementar soluções de TI.

Uma das funções dos profissionais de TI é, justamente, projetar soluções de TI para o processo de gerenciamento da empresa; além de implementar e gerenciar esses sistemas. No entanto, muitas vezes não têm espaço para isso, aí precisam se virar com o que têm ou argumentar a favor do que projetaram.

4. Garantir segurança e proteção

Possivelmente uma das principais funções dos profissionais de TI atualmente seja a garantia de segurança e proteção de informações não só da empresa, mas também dos clientes. O objetivo da Segurança da Informação (SI) é evitar ataques, vazamentos e fraudes – e existem várias maneiras de se fazer isso.

O Certificado SSL, por exemplo, é um serviço que é constantemente demandado e gerenciado por profissionais de TI aqui na Certisign. O SSL garante a troca segura de informações dentro do site  e pode vir acompanhado do serviço de Avaliação de Vulnerabilidade e da Verificação Diária de Malware. Além disso, o Certificado SSL também passa confiabilidade para o cliente e garante a conquista de melhores posições em pesquisas no Google.

Aos profissionais de TI que prestam suporte aos sites de clientes que não podem sofrer invasões ou perder credibilidade e vendas por complexidades no gerenciamento do SSL, aproveitamos para lembrar, neste dia, que vocês podem contar com a Certisign para um atendimento especial com suporte em português que só uma empresa certificada com as ISOs 27001, 9001 e Webtrust.

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