Quais impostos uma empresa precisa pagar?

No momento de abrir uma empresa, uma questão fundamental é entender como funciona a gestão tributária, que nada mais é do que o processo de gerenciamento dos tributos, obrigações e atendimento de todas as legislações.

O Brasil se destaca como um dos países com maior carga tributária do mundo. Desta forma, é necessário que as empresas atuem em conjunto com o contador ou com a contabilidade – caso possua um serviço terceirizado – para alinhar de forma clara os processos internos, de compras, vendas e finanças. E, vale ressaltar, é muito importante não deixar o planejamento tributário para o ano seguinte.

Afinal, quais são os principais impostos cobrados durante o ano?

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ):é o imposto de renda cobrado para pessoas jurídicas e empresa, ou seja, todas as firmas e sociedades registradas ou não. Diferentemente do imposto de renda comum, que as pessoas físicas precisam pagar no começo do ano, o IRPJ é cobrado em períodos trimestrais.

Contribuição Social:Conhecida como CSLL, a Contribuição Social sobre o lucro líquido é um encargo que estipula que todas as pessoas jurídicas apoiem financeiramente a seguridade social.

PIS e COFINS:PIS significa Programas de Integração Social e COFINS Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. São dois tributos que pertencem à Contribuição Federal. Todas as empresas devem pagar esses impostos, menos os Microempreendedores e empresas de pequeno porte, a Simples Nacional.

ICMS:significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, incide sobre diversos tipos de produtos e aplica dentro de comercialização dentro do país ou até de produtos exportados e, geralmente, seu valor é adicionado quando se paga o preço do produto que será comercializado.

ISS:esse é o conhecido como Imposto Sobre Serviços e é aplicado em empresas e profissionais autônomos que oferecem diferentes tipos de serviços, podendo variar os setores, sempre atribuído ao município em que o serviço foi aplicado. O valor cobrado varia entre 2% e 5% em cima do trabalho realizado.

Grupo Studio

Posts Relacionados