Quais são as principais áreas de uma empresa?

Independentemente do segmento da organização, existem setores que são pilares estruturais para o dia a dia e a execução do seu fluxo de trabalho. Para tanto, é importante saber quais são as principais áreas de uma empresa, a fim de organizá-la e, com isso, garantir uma rotina administrativa segura, eficiente e imune a imprevistos. São elas:

  • administrativo;
  • financeiro;
  • recursos humanos;
  • setor comercial;
  • setor operacional.

Saber quais são as principais áreas de uma empresa faz com que, no momento do seu planejamento e organização, cada setor saiba quais são as suas funções, responsabilidades, objetivos e desafios.

Por consequência, o processo de trabalho é otimizado e eventuais obstáculos são facilmente diagnosticados e contornados (ou solucionados) antes que se tornem problemas.

Ou seja: identificar as principais áreas de uma empresa tem tudo para ser um divisor de fronteiras para quem gere um trabalho puramente por instinto, e quem tem todos os dados à mão para a melhor tomada de decisão possível no dia a dia.

Boa leitura!

Quais são as principais áreas de uma empresa?

Vale destacar que qualquer empresa pode montar a sua organização de maneiras distintas. Por exemplo:

  • hierarquia vertical, na qual existe uma divisão clara de responsabilidades e poderes;
  • horizontal, na qual todos têm igualdade na tomada de decisão para a empresa;
  • misto, que faz uso de ambas as ideias acima citadas.

Só que isso, por sua vez, não altera a necessidade em criar e sustentar as principais áreas de uma empresa. E, a seguir, veremos quais são!

Administrativo

Geralmente, é o setor que responde ao planejamento estratégico da empresa, o que inclui a atribuição de tarefas e também a análise estratégica de dados. Com isso, torna-se uma área fundamental para a tomada de decisão focada no crescimento sustentável e coletivo da organização.

Não à toa, é o setor que mais se assemelha às funções do coração: ele bombeia todas as tarefas, de maneira coordenada, para que os objetivos sejam atingidos continuamente.

Financeiro

O financeiro é uma das principais áreas de uma empresa — e, talvez, uma que tem as maiores cobranças, literalmente. Geralmente, é um setor complementar ou acoplado ao administrativo, já que todas as decisões estão profundamente alinhadas à necessidade de capital para o investimento.

Além disso, o financeiro cuida da gestão do fluxo de caixa e da saúde financeira da empresa. Entre outras atividades, como:

  • gestão de recursos e contas;
  • controle da tesouraria;
  • investimentos e riscos;
  • gestão de contas e impostos;
  • pagamentos;
  • planejamento financeiro.

Vale destacar, ainda, que a apresentação dos resultados está por conta desse setor. O que apenas reforça a importância em contar com uma equipe altamente qualificada para que o seu empreendimento não conviva com imprevistos na área — o que pode impactar, diretamente, todos os outros departamentos.

Recursos humanos

Falamos bastante, aqui, a respeito da importância do setor de Recursos Humanos. Afinal de contas, o departamento tem adquirido mais e mais relevância na tomada de decisões-chave e estratégicas.

Em parte, porque o valor da gestão de pessoas tem mostrado o quanto isso influencia, diretamente, na melhora coletiva da organização e de uma série de índices, como:

  • produtividade;
  • motivação;
  • engajamento;
  • absenteísmo;
  • turnover.

Entre outros dados que contribuem para a identificação de atividades que podem resolver conflitos e prevenir eventuais problemas. Sem falar, é claro, nas responsabilidades tradicionais do departamento, como a admissão e demissão de funcionários, a seleção e recrutamento e a atenção às exigências e leis trabalhistas.

Vale destacar, ainda, que o RH está cada vez mais alinhado a questões extra corporativas visando o bem-estar dos profissionais. E, para que você fique por dentro disso, aproveite para ler depois este artigo que explica como você pode inovar no seu RH com o salário sob demanda para os funcionários!

Setor comercial

Uma das principais áreas de uma empresa porque, além de cuidar a relação com o cliente e do processo de vendas, o marketing costuma fazer parte do departamento —ainda que indiretamente.

Com isso, o enfoque da área é a realização dos clientes e dos prospectos. Só que, internamente, o setor comercial também tem ação destacada. Especialmente, com empresas que fazem o endomarketing.

Portanto, é um departamento com ação de destaque, já que planeja ações externas, mas preocupa-se com o que ocorre internamente também. O que permite ações em conjunto com o próprio RH.

Além disso, há a comunicação da empresa. Embora não faça parte do setor comercial, atua de maneira similar ao que citamos do marketing — segue anexada indiretamente, já que as suas ações são focadas na resposta do consumidor, para as ações externas, e dos colaboradores para as campanhas internas.

Setor operacional

Para muitas organizações — em especial, no setor industrial —, o setor operacional é uma das principais áreas de uma empresa. Afinal, é o departamento que cria forma e volume para organizações que comercializam produtos para os clientes.

Isso engloba, também, as gestões de estoque, logística e maquinário. São, portanto, muitas vertentes que demandam profissionais qualificados para que o fluxo de trabalho transcorra sem imprevistos.

Por que organizar a empresa de acordo com cada setor?

Com base no que fomos apresentando ao longo do artigo, até aqui, trabalhar com uma empresa bem dividida entre os seus departamentos é essencial por uma série de motivos. Alguns deles:

  • você acha facilmente mão qualificada para cada necessidade;
  • os gestores podem aprender a lidar individual e coletivamente com outros setores;
  • fica mais fácil conceder a atribuição de tarefas para especialistas de cada área, e sem o acúmulo de funções;
  • maior aproveitamento dos talentos da empresa;
  • mais agilidade para compor e/ou ajustar as ações e campanhas da empresa.
  • a empresa adquire mais flexibilidade para se adaptar a mudanças e tendências.

Além do que já destacamos também: sua empresa gera mais produtividade e resultados melhores quando as pessoas atuam nos seus respectivos meios — embora que de maneira integrada.

Então, agora que você já sabe quais são as principais áreas de uma empresa, que tal ampliarmos essa discussão? Para isso, conte pra gente quais são os grandes desafios enfrentados, na sua organização, para adquirir o molde ideal que citamos ao longo deste artigo!

Fonte:Xerpa

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