Quais seus medos em abrir uma empresa?

Foto de Diva Plavalaguna no Pexels

Antes de começarmos este artigo, faremos algumas perguntas: Qual foi a última vez que você sentiu medo? Quando se formou? Quando teve seu primeiro filho? Quando saiu da casa dos seus pais? Ou quando decidiu abrir empresa?

Ou, ainda não abriu seu negócio, porque tem dúvidas? Diz para si mesmo que está pensando, planejando estratégias, quando na verdade, está com medo de um fracasso iminente? Mas fique calmo, você não é o primeiro e nem o último brasileiro rodeado de preocupações sobre ser dono do seu próprio negócio.

Abaixo encontrará uma lista com os piores pesadelos de todo novo empreendedor no mercado. Descobriremos juntos como solucionar cada um deles!

Não sei por onde começar!

Bom, quase todo empreendedor possui uma ideia brilhante, mas simplesmente não sabe como executá-la e transformá-la em algo lucrativo, quanto mais abrir empresa.

Portanto, acabam esperando o momento ideal dessa ideia eclodir e se tornar um negócio, e isso não existe. O seu empreendimento precisa ser iniciado logo, já que muitos pontos só se encaixam com o tempo e quando a demanda surgir.

E como trabalhar isso? Pesquise referências de mercados semelhantes ao seu, pessoas que possam inspirar você e motivá-lo. Que tenham histórias semelhantes à sua, e isso por si só fará você entender que não é o único a possuir tais sentimentos, mas pode ser o único a deixar de empreender por medo.

Eu preciso ser especialista em abrir empresa?

Definitivamente não! Não confunda ser expert em tudo e ser conhecedor profundo do seu produto ou serviço. Quando você abre uma empresa, espera-se que tenha entendimento sobre o que está comercializando.

Não precisa ser especialista em comercial, contabilidade, RH, logística, etc. Precisa sim entender sobre o seu produto – é o mínimo que o mercado espera. As pessoas compram de quem transmite segurança e credibilidade, já que para as demais áreas do estabelecimento existem profissionais especializados.

Somente o tempo lhe dará o traquejo da experiência que ajudará na sua evolução. 

Não tenho dinheiro o suficiente!

Esse é um dos maiores medos de empreendedores na hora de abrir empresa, e realmente tem fundamento. Para realizar um sonho ou mesmo conquistar a independência são necessários recursos financeiros, e com um negócio não é  diferente.

Contudo, para corrigir esse ponto, basta realizar um levantamento financeiro referente ao seu projeto. Assim, será possível determinar claramente todos os valores necessários para suprir as demandas financeiras do seu negócio.

E não podemos esquecer que um empreendimento bem-sucedido, com o tempo, terá todos os valores investidos de volta.

Não sou capaz!

Ok! Ter receio de algo que possivelmente nunca fez realmente pode despertar a crença da incapacidade. Mas é preciso lembrar que nada pode deter uma pessoa motivada, com ética e persistente, principalmente no âmbito profissional.

Se você não acreditar em si mesmo, ninguém o fará por você. A positividade de que seu negócio dará certo deve vir de quem o criou, pois se o dono  não acredita no potencial da empresa, quem mais acreditará?

Não conseguirei clientes!

De fato, o receio de não conseguir consumidores para seus produtos ou serviços consegue paralisar qualquer empreendedor. Afinal de contas, como conseguirá reaver os valores investidos e obter lucro, caso não haja ninguém para comprar?

Contudo, esse tipo de pensamento só fará com que você caia em um loop de negatividade e com certeza irá atrapalhar sua jornada. Trabalhe com responsabilidade, profissionalismo e ética, divulgando seu projeto que, certamente, os clientes virão.

Por isso, uma pesquisa de mercado, concorrência, público-alvo junto ao levantamento financeiro são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Para abrir empresa é preciso vencer esse medo.

Minha empresa cresceu e eu não consigo acompanhar!

Primeiro, meus parabéns! Segundo, isso é normal. Muitos empreendedores têm o receio de que quando seu negócio chega a um patamar mais elevado, seja difícil de acompanhá-lo, já que responsabilidades maiores surgirão com o tempo.

Entretanto, esse é o momento de transição onde mais pessoas poderão se juntar ao seu negócio e com uma equipe profissional o sucesso é garantido.

Crescer é trabalhoso, mas é necessário. Abrir empresa não é simples, mas com obstinação o sucesso chega.

Por mais receios que você tenha, não deixe de realizar o seu sonho. Saiba que desde o começo da abertura, o acompanhamento de uma assessoria contábil é essencial para impulsionar seu negócio em direção a sua independência financeira. Entre em contato com nosso time e saiba como podemos ajudá-lo. 

Gostou deste conteúdo? Comente aqui embaixo se você tem algum medo que não foi listado, e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. A

 corrente do bem do empreendedorismo agradece!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Leave a Comment