Receita Federal amplia serviços para quem tem Certificado Digital

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (14) a ampliação do seu atendimento eletrônico para as empresas que possuem Certificado Digital, e também a criação de um atendimento on-line por meio de “chat” (sala de bate papo) para regularizar débitos do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Dossiê Digital de Atendimento à Distância

O órgão lançou o Dossiê Digital de Atendimento a Distância, por meio do qual as empresas podem obter Certidão Negativa de Débitos de Pessoa Jurídica – CND PJ. Entretanto, para se beneficiarem desta possibilidade, os empreendimentos deverão fazer uso do Certificado Digital.

Antes, era preciso solicitar a abertura de um Dossiê Digital de Atendimento (DDA) pela internet. Depois, o empresário ou o Contador precisava apresentar pessoalmente o documento em uma unidade de atendimento da Receita, para que fosse possível criar um dossiê eletrônico pelo servidor e, depois, incluir documentos.

Com a mudança, a abertura do dossiê continua sendo exigida no e-CAC. Entretanto, ele poderá ser criado digitalmente, assim como a inclusão de documentos. Ou seja: não há mais a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento a uma unidade de atendimento presencial.

Sala de bate papo para o IRPF

As empresas e pessoas físicas que tiverem dúvidas e desejarem atendimento da Receita Federal poderão obtê-lo com bem menos burocracia. Isso porque o órgão disponibilizará a opção de atendimento online por meio de “chat”, as chamadas salas de bate papo.

Neste espaço, os Contadores e contribuintes em geral poderão obter informações acerca de como regularizar débitos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Mas, atenção: o serviço será disponibilizado ao público somente a partir do dia 8 de abril.

Mais serviços

O intuito da Receita Federal é aumentar o número de serviços disponíveis pela internet, como:

  • Certidão vinculada a obras,
  • Certidão vinculada à área rural,
  • Retificação de pagamentos,
  • Parcelamentos de débitos e
  • Alterações cadastrais de pessoas jurídicas.

Diante de todas essas novidades, é sempre bom lembrar que os Contadores podem indicar o Certificado Digital aos seus clientes e, ainda, ser remunerados por isso, participando do Clube do Contador.

Você também pode gostar: RFB divulga regras para a entrega do Imposto de Renda 2019

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment