Reconhecimento profissional veja dicas de como fazer e a importância dele!

Imagem de Free-Photos por Pixabay
O reconhecimento profissional certamente é um dos melhores retornos profissionais que um funcionário pode ter durante toda a sua carreiraÉ muito comum que algumas empresas mantenham boas campanhas ligadas à inovação na gestão de pessoas, mas não preguem isso a fundo, um dos grandes exemplos é a falta de práticas de reconhecimento profissional na organização.

Vamos usar um exemplo, caso um funcionário apresente uma boa ideia, com boas métricas e forneça bons resultados a organização, e logo seja reconhecido por isso as chances dele contribuir novamente em outras estratégias com novas perspectivas será alta.

Agora, se a ideia que ele apresentou não foi ouvida e nem reconhecida, possivelmente ele irá se desmotivar ou até mesmo pedir demissão, levando todo o seu conhecimento para outra empresa.

Neste artigo você verá

O que é reconhecimento profissional?

O reconhecimento profissional é a forma de interagir positivamente com seus funcionários, deixando eles mais motivados com o seu desempenho na área profissional.

Ele está ligado diretamente ao engajamento e produtividade do funcionário, sendo uma das principais medidas de motivação profissional.

Por que é importante que a empresa promova o reconhecimento no trabalho?

É de extrema importância que a empresa sempre promova o reconhecimento do profissional de forma leve e frequente.

Elogios, bons feedbacks, novos métodos explicativos e incentivos frequentes fornecem uma nova diretriz de produtividade para os colaboradores da empresa.

Alguns estudos científicos mostram que uma parte do cérebro é dedicada apenas a motivações e recompensas.

Assim que este sistema é acionado, o novo organismo automaticamente libera outras substâncias que aumentem a produtividade, deixando o colaborador mais focado em seus objetivos mais comprometido, motivado, com melhor desempenho, qualidade e comprometimento

Como o reconhecimento profissional pode afetar positivamente o ambiente de trabalho?

O reconhecimento profissional frequentemente apresenta somente benefícios para a empresa e para os funcionários. Veja alguns dos principais.

Aumento de produtividade

O reconhecimento é uma das melhores fontes de produtividade que o colaborador pode ter no seu ambiente de trabalho.

Esse aumento se dá pelo reconhecimento frequente que a corporação  proporciona ao seu funcionário.

Deixando o setor bem mais motivado para dar continuidade aos seus projetos e traçar ainda mais objetivos para que a corporação cresça.

Não apenas o reconhecimento profissional proporciona o aumento de produtividade, o uso de algumas tecnologias e softwares também é uma ótima aliada.

O recurso de proporcionar cursos e até mesmo alguns treinamentos para a equipe também é uma boa diretriz para o aumento de produtividade da equipe.

Maior satisfação no trabalho

Além da produtividade, outro benefício do reconhecimento pelo trabalho é que ele eleva a satisfação do colaborador para com a empresa..

Ter boas resoluções sobre o seu desempenho, deixa o colaborador bem mais satisfeito com o seu resultado, elevando cada vez mais o seu potencial.

Bonificações financeiras ligadas ao reconhecimento também são uma maneira de manter o funcionário engajado com o seu propósito profissional e consequentemente mais satisfeito.

Aumento de motivação e engajamento

A motivação que o colaborador mantém e recebe no seu âmbito profissional está interligada diretamente ao sucesso dele.

Quanto mais ele se mantém engajado e motivado pelo seu desempenho, mais  ele repassa esse sentimento para os seus colegas, tornando sua equipe bem mais motivada e engajada.

Promover algumas interações ou, até mesmo, alguns jogos, e gincanas com a equipe é uma boa maneira de mantê-los engajados.

Assim também como elogios frequentes e críticas em um bom-tom de voz, situações também como as flexibilidades de horários.

O que a falta de reconhecimento profissional pode ocasionar?

Assim como os benefícios proporcionados pelo reconhecimento no mercado de trabalho, a falta de reconhecimento também pode ocasionar grandes malefícios para a empresa.

Rotatividade de funcionários

Empresas com um grande índice de rotatividade de seus funcionários, estão no topo da lista perante a falta de reconhecimento profissional.

Perda de talentos

Perder talentos é um dos fatos mais tristes que a corporação pode ter pela falta de reconhecimento profissional.

De certa forma, o profissional se sente desvalorizado com o seu potencial e consequentemente procura outra corporação que valorize o seu talento.

Em algumas situações é bem comum que o profissional seja mais acolhido na concorrência e consiga estímulos para continuar naquele ambiente.

Outras situações que encadeiam a perda de talentos frequentes nas corporações é a falta de reconhecimento profissional das mulheres.

Insatisfação no trabalho

Assim como uma grande tendência a insatisfação frequente do ambiente do trabalho e até mesmo da sua função, é uma das consequências da falta de reconhecimento profissional.

Deixando o colaborador cansado e saturado com algumas situações de recusa frequentes ou até mesmo a falta de reconhecimento perante o esforço feito.

O que é bem comum para as mulheres, um estudo feito pelo o Linkedin constatou que cerca de 80% das mulheres no Brasil sonham com mais reconhecimento profissional. 

Dicas e exemplos do que usar para realizar o reconhecimento de colaboradores

Criar um programa de reconhecimento

Fornecer boas recompensas para os colaboradores que mantenham um bom padrão, sejam esforçados e bem intencionados com o padrão da empresa, é uma ótima forma de reconhecimento profissional.

Esse programa pode ser desde uma boa bonificação, participação dos lucros, viagens, até mesmo prêmios, ou vale-compras.

Algumas empresas possuem o recurso de festas ou até mesmo happy hours fora do ambiente de trabalho, conforme as metas são obtidas pelos colaboradores.

Programas de reconhecimento profissional são uma ótima maneira de manter os funcionários engajados e mais motivados com o serviço prestado, benefício também para a corporação.

Ter um bom plano de carreira e fazê-lo funcionar

Um dos melhores métodos para o reconhecimento profissional é montar um bom plano de carreira e colocá-lo em prática na corporação.

Traçar as metas e caminhos que os profissionais irão percorrer conforme o seu desempenho perante a corporação e o que você espera dele e como isso poderá beneficiá-lo e quais as qualificações necessárias para uma possível efetivação.

Criar o plano de carreira com o funcionário, estabelece cultura de preocupação com o outro, ouvindo também algumas sugestões dos funcionários.

Trabalhar o sistema de metas e bonificar a equipe por cada etapa concluída é uma boa maneira didática de proporcionar o reconhecimento profissional.

Dentro desse plano, gerencie também o desempenho dos profissionais, identificando assim quem está em constante evolução.

Trabalhar a cultura de feedback

Trabalhar a cultura de feedbacks frequentes também pode ser um dos fatores que elevam o bom engajamento e motivação dos funcionários.

Os feedbacks não precisam ser necessariamente de formas diretas e pessoalmente,  porém sendo feito de forma frequente a recompensa será mais efetiva.

Para a otimização de tempo, a gestão pode proporcionar aos funcionários frases de reconhecimento de profissional no local de trabalho, mesa ou até mesmo no armário.

Conclusão

Como vimos ao longo deste texto, o reconhecimento profissional apesar de trazer muitos benefícios ainda é algo pouco praticado pelas empresas.

Mas, como falamos estar convicto que seu trabalho agrega valor ao bom funcionamento da empresa é uma das melhores recompensas que os colaboradores podem ter.

Manter uma equipe engajada e motivada com um bom propósito é o sonho de qualquer líder, seu objetivo é que sua equipe cresça cada vez mais, atingindo todos os resultados estipulados.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados

Leave a Comment