Saiba como criar anúncios criativos e efetivos

Mas um bom anúncio precisa necessariamente ser criativo?

Na verdade, não. O que um anúncio precisa ser é efetivo, ou seja, ele precisa vender. É melhor um anúncio pouco criativo e que venda muito do que um muito criativo que venda .

Elementos que podem te ajudar a encontrar tanto efetividade quanto criatividade na hora de criar anúncios:

Na hora de criar, busque referências, mas cuidado com um erro clássico: beber referências apenas de marketing digital. Beba de várias áreas. Leia livros de romance, psicologia, produtividade, biografias, faça viagens. Consuma outros conteúdos além do marketing digital, porque no fim, com essas experiências, você ganha seu maior ativo: repertório.

Sua melhor ideia não vai vir quando você está na frente do computador pronto para escrever, e sim durante um banho, uma caminhada, uma conversa… A minha melhor ideia eu até hoje não lembro qual é, porque do mesmo jeito que ela veio, fugiu. Por isso, sempre anote os insights que vierem na sua cabeça. Vale até criar um grupo no WhatsApp com você mesmo.

Por mais contraintuitivo que pareça, sua criatividade para criar anúncios aumenta quando você delimita como e para quem você quer comunicar. O primeiro ponto que pode facilitar esse processo é a divisão de Categorias de anúncios, Tipos de anúncios e Momentos de anúncios.

Categorias de anúncios:

Anúncio de Relacionamento – São anúncios para quem já te conhece. Como o próprio nome diz, ele tem o objetivo de fazer com que a pessoa que já te segue consuma mais conteúdo seu.

Anúncio de Conversão – Eles podem ser para uma pessoa que já te conhece ou não. Diferente das outras duas categorias de anúncios, o objetivo não é descobrir ou criar um público, e sim encaminhar direto para a venda.

Anúncio de Remarketing: A última categoria de anúncios é o Remarketing, com o intuito de lembrar a pessoa que seu produto está à venda.

Tipos de anúncios:

Anúncios de comparação: A essência desse tipo de anúncio é comparar dois pontos de vista, duas situações, duas maneiras de executar uma tarefa. Por exemplo, eu posso comparar lançamento com perpétuo ou anúncios de marketing direto com anúncio de inbound marketing.

Anúncios de contraste: São contrastes evidentes entre duas coisas. Por exemplo, um anúncio de contraste para o mercado de maquiagem seria comparar o rosto com maquiagem e sem maquiagem. Contraste alto!

Anúncios de impacto visual: Um balde de água sendo jogado no seu rosto, você quebrando uma porta de vidro. Nesse anúncio é feito um apelo visual forte e é extremamente “chamativo” pelas imagens ou vídeos que serão mostrados. É importante ter uma mensagem por trás do impacto visual.

Momento de compra:

Por fim, temos o momento de compra do público. No qual você pode fazer anúncios de prontidão, urgência oculta e oportunidades.

Prontidão: São pessoas que já estão prontas para comprar seu produto, elas já sabem que têm um problema e que seu produto pode resolvê-lo.

Urgência oculta: É um problema que a pessoa tem e que você consegue resolver. Por exemplo: dor de cabeça, então você faz um anúncio de urgência oculta para falar sobre uma técnica que alivia dores de cabeça.

Oportunidades: Seu público não tem prontidão, não sabe que tem um problema, mas você pode aparecer com uma oportunidade para ele. Normalmente, os anúncios de oportunidade vão entrar na categoria de descoberta.

Abandone as primeiras ideias!

E a última coisa que pode te ajudar a deixar seus anúncios mais eficientes e criativos é: abandonar as primeiras ideias. A regra é simples: você não pode executar a primeira, a segunda, a terceira, a quarta ou a quinta ideia. A partir daí, seu cérebro começa a eliminar ideias que são ordinárias, que todo mundo teria… Depois que você elimina a quinta, você começa a sair do ordinário, da média, e começa a ir para o extraordinário.

Normalmente, quando se pensa na primeira coisa, essa primeira ideia é ruim. Se foi o primeira pensamento que veio na sua cabeça, provavelmente foi o primeiro pensamento que veio na cabeça de outras pessoas.

Faça o exercício: pense em 150 ideias e coloque no papel. Não precisam ser ideias boas, coloque ideias absurdas. Ideias que você tem vergonha de falar. Ideias que são malucas. Eu não falei para você publicar essa ideia. Eu só falei para você as ter. E esse exercício de começar pelas ideias mais toscas vai tirando o julgamento do seu cérebro e o libera para pensar fora do senso comum.

Agora, quando você for criar seus anúncios lembre-se que quanto mais delimitado você estiver, mais ideias você consegue ter e elas não precisam ser incrivelmente diferentes, bastam ser eficientes.

Fonte: Administradores

Redação Grupo Studio

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