Saiba como evitar presenteísmo na sua empresa

Imagem de um homem sentado a mesa com as duas mãos no rosto demonstrando esgotamento

Todo mundo já passou por um momento em que o corpo está presente, mas a mente distante. Quando o colaborador se faz presente na empresa mesmo não estando em plenas condições de trabalhar, temos algo chamado de presenteísmo.

Isso significa que ele bate ponto no horário, cumpre toda a sua carga, mas está longe dos resultados esperados, o que pode prejudicar o desempenho de toda a equipe e da empresa. Dessa maneira, é fundamental identificar o presenteísmo e combatê-lo.

Confira como!

O que é o presenteísmo na prática?

O presenteísmo não é simplesmente uma baixa produtividade, mas um conjunto mais complexo de comportamentos que levam um colaborador a estar na empresa fisicamente, mas não se conectar com os processos a serem realizados.

Por exemplo, um cozinheiro que sofreu um acidente, mas mesmo assim está presente todos os dias. Por ser uma atividade de alto impacto físico, certamente os resultados desse profissional não serão os melhores.

Quando vamos para empresas criativas, o problema é ainda mais profundo. Doenças psicológicas, o estresse da rotina ou o mero desinteresse podem criar esse quadro que contamina toda a equipe. Mas como resolver?

3 passos para evitar o presenteísmo

Essa é uma situação muito sutil e delicada de ser identificada. Pode durar até anos, se os líderes não prestarem a devida atenção em relação aos seus colaboradores. Redução na produtividade, falta de contato com outros membros da equipe, ou a recorrência de erros que não aconteciam antes são graves indicativos.

O presenteísmo é muito mais comum do que as pessoas acreditam. O estresse e uma rotina carregada podem acabar com a motivação dos colaboradores e, naturalmente, eles prestam menos atenção aos processos realizados.

Nesse sentido, é fundamental cultivar uma noção de grupo. Com os colaboradores tendo alguma identificação entre si, torna-se mais simples a compreensão de qual é o seu papel no negócio e facilita a melhoria da motivação.

  • Crie uma cultura de feedback

A maior razão pela qual os casos de presenteísmo passam em branco é o fato de os colaboradores e os líderes não estarem diretamente conectados. Ou seja, não há feedback para compreender como o trabalho está sendo realizado e quais são as melhorias necessárias.

Nesse cenário, o colaborador pode sentir que o seu trabalho está ótimo, portanto não precisa prestar tanta atenção. Ou na outra ponta, acreditar que não está sendo notado, e perder o interesse. E pior ainda: pode acreditar que a empresa não se importa com ele, com as suas opiniões.

A cultura do feedback é uma forma de comunicar com clareza o que é esperado de cada pessoa. Com o simples hábito de comunicar essas questões, o líder passa a prestar mais atenção nos processos realizados por cada um, identificando os quadros problemáticos antes que se tornem crônicos.

  • Adote um sistema de metas

Toda empresa de sucesso possui um objetivo de longo-prazo muito bem definido. No entanto, esse propósito é muito abstrato, e as metas são uma maneira de torná-lo tangível.

Quando o seu colaborador conhece os prazos para que cada tarefa seja realizada, ele se sente instigado a perseguir os resultados. Caso contrário, não há razão para se preocupar ou criar uma lista de prioridades.

Se essas metas não são atingidas, os líderes podem chegar à causa do problema rapidamente.

Gerencie o tempo dos colaboradores

A carga de trabalho é um fator muito importante quando falamos em presenteísmo. Se o seu colaborador precisa ficar todos os dias depois do horário, deixa de fazer intervalos ou se atrasa com frequência, há um sinal muito claro de que um problema maior está acontecendo.

Com a FolhaCerta é possível monitorar os horários de toda a sua equipe, de modo a compreender parte do dia a dia e agir quando algo fora do padrão se torna rotina. Acesse a nossa página para compreender como podemos ajudá-lo!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário