Saiba como funciona a folha de ponto online e quais os benefícios desse controle de jornada!

Você já teve algum problema com a folha de ponto dos funcionários na sua empresa?

Se você pudesse ter esse documento de forma online, facilitaria a sua rotina?

A folha de ponto online, é uma das melhores inovações do RH, ela permite que as empresas acompanhem a frequência dos funcionários por meio de um simples aplicativo ou sistema online.

Você conhece essa novidade?

Se não conhece, está no lugar certo. Neste texto falaremos tudo sobre a folha de ponto online, e como ela ajuda a sua empresa a tornar os processos digitais e eficientes.

Neste texto falaremos sobre:

Se quiser, você pode já agendar um contato com um consultor comercial do PontoTel e ver como a folha de ponto online funciona na prática, agende uma demonstração gratuita!

Vamos para o texto, boa leitura!

banner pontotel controle de ponto online

O que é uma folha de ponto online?

A folha de ponto online, é uma versão virtual de uma folha de ponto comum. Ela fica alocada em um sistema de ponto, que também funciona de forma online, e pode ser acessada por dispositivos móveis ou através de um computador.

Com ela, todas as alterações referentes a jornada dos funcionários, podem ser feitas no sistema online, sem que a sua empresa precise utilizar planilhas ou livro de ponto para acompanhar a jornada dos funcionários.

Como funciona a folha de ponto online?

Uma folha de ponto online funciona por meio de um sistema de controle de ponto alternativo. Basta cadastrar os funcionários e suas jornadas no sistema, e no momento em que o funcionário registra o seu ponto, essa informação já é armazenada diretamente em sua folha.

Tudo isso, sem precisar exportar informações do aparelho em que a pessoa marcou o ponto, permitindo que a empresa faça o acompanhamento em tempo real.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona, deve estar se perguntando se utilizar esse tipo de folha de ponto é permitido pela lei, vamos te explicar, acompanhe o próximo tópico.

Folha de ponto online é permitida pela lei?

Sim. A folha de ponto online faz parte do controle de ponto alternativo e, de acordo com o artigo 74 parágrafo 2° da Consolidação das Leis do Trabalho, a adoção de sistemas eletrônicos de controle de jornada é válida.

Todavia,  para que a sua empresa possa adotar esse modelo de sistema, é necessário observar as exigências da lei do ponto eletrônico. No caso do ponto eletrônico digital ou online, a empresa deve observar o que diz a portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com ela, para adotar um sistema de ponto online, a empresa precisa firmar um acordo coletivo ou ter essa previsão na convenção coletiva da categoria.

Além disso, existe outro ponto importante de citar, você sabe a partir de quantos funcionários é necessário ter um controle de ponto eletrônico? Veja a seguir!

Obrigatoriedade de controle de ponto

A CLT propõe diversas exigências para que a relação entre empresa e funcionário seja a mais justa possível.

Por isso, de acordo com a lei trabalhista, empresas com mais de 20 funcionários devem ter algum meio de controle de jornada de trabalho, podendo ele ser manual, mecânico ou eletrônico.

Todavia, muitas empresas acabam negligenciando essa regra, e com a chegada da Lei da Liberdade Econômica, algumas empresas acabaram até mesmo se desfazendo do controle de jornada e adotando o registro de ponto por exceção, conforme prevê o texto incorporado ao artigo 74 da CLT:

§ 4º  Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.”

De acordo com essa previsão, as empresas podem adotar o registro apenas para variações de jornadas, como por exemplo, atrasos ou horas extras.

No entanto, essa não é uma saída inteligente, uma vez que manter o controle de ponto diário ajuda na transparência das informações e também no planejamento estratégico da sua empresa.

Quando você anota apenas as variações, não sabe qual é a realidade da frequência da sua empresa e não pode tomar ações preventivas ou corretivas. Outra ressalva, é que com essa anotação, sua empresa fica a mercê de fraudes no registro ou até mesmo processos trabalhistas.

Então, o melhor a se fazer é seguir a obrigatoriedade do ponto e adotar a anotação da jornada na sua empresa.

Se você quer entender melhor quais são os benefícios dessa prática, continue lendo esse texto, mais adiante vamos te mostrar alguns benefícios.

Mas antes, vamos te explicar como se calcula os apontamentos na folha de ponto online!

Como calcular os apontamentos da folha de ponto online?

Calcular os apontamentos da folha de ponto de forma manual ou por planilhas de excel já é uma coisa do passado. Com a folha de ponto online, todos os cálculos são feitos diretamente no sistema, de acordo com a jornada cadastrada para o colaborador.

Isso quer dizer que, com ela, é possível fazer o tratamento e tirar os apontamentos da folha dos funcionários em poucos cliques , sem que você precise se preocupar em calcular.

Basta cadastrar as jornadas e regras de cálculo da sua empresa para que o sistema entenda as informações ao passo em que elas são registradas. Vamos utilizar um exemplo.

Vamos supor que o seu colaborador tenha uma jornada de segunda a sexta, das 8 às 17h. Determinado dia, ele precisou ficar até mais tarde em seu trabalho e saiu 18h45.

Para calcular a hora extra deste dia a mão, você teria que fazer um cálculo bastante complicado. Mas, com a folha de ponto online, basta que o funcionário bata o ponto de saída e em segundos os apontamentos daquele dia já estarão disponíveis em sua folha. De forma rápida e fácil.

Então, você não precisa mais perder horas durante o fechamento do mês, os apontamentos são calculados pelo sistema de forma online. Mas, esse não é o único benefício, confira quais são os maiores benefícios da folha de ponto online.

banner-36-pontotel-calculo-de-jornada

Quais os benefícios da folha de ponto online?

A folha de ponto online possui diversos benefícios para sua empresa, ela com certeza trará economia de tempo e custos para o seu setor de RH. Por isso, separamos três de suas maiores vantagens para você entender um pouco mais e adotar esse modelo na sua empresa o quanto antes!

Praticidade

Com certeza a praticidade é um dos maiores benefícios de se ter uma folha de ponto online.

Com ela, a sua empresa não precisará mais lidar com todos os problemas da folha de ponto manual, nem com a ineficiência de sistemas arcaicos que a sua empresa precisa utilizar quando tem um REP.

Além disso, ela é muito mais prática, pois você não precisará montar um modelo para que os colaboradores preencham.

Todo mês, ela estará pronta para receber as marcações de ponto, já com os dias de folga, feriados ou dispensas preenchidos.

Fechar a folha fica muito fácil quando se tem esse processo feito de forma online.

Cálculos automáticos

Como falamos acima, um ponto eletrônico online é capaz de realizar todos os cálculos da jornada de forma automática. Isso quer dizer que, quando o funcionário bater o ponto, o sistema já irá entender as informações de acordo com a jornada de trabalho pré-cadastrada.

Assim, ele conseguirá separar o que é hora extra, adicional noturno, sobreaviso, intervalo intrajornada e reconhecerá as faltas,  atrasos ou qualquer outra variação da jornada dos colaboradores.

Folha de ponto no celular

A pandemia do coronavírus fez com que muitas empresas precisassem adotar o home office. O problema é que, com isso, diversas organizações precisaram abrir mão de seus sistemas de ponto, uma vez que não tinham como fazer o registro nem mesmo acessar o sistema.

Com o controle de ponto online isso muda, você pode acessar e conferir a folha de ponto dos colaboradores de qualquer lugar utilizando a internet. E o melhor é que você pode acessá-la do celular, para conferir informações, fazer o tratamento e até mesmo o fechamento de folha com alguns cliques.

Muitas vantagens, não é?

Depois de ter todas as informações sobre a folha de ponto online, você deve estar se perguntando:  qual o melhor sistema de ponto eletrônico online?

Descubra agora!

Conheça a folha de ponto online da PontoTel

computador-e-celular-pontotel-1

Todas as vantagens que falamos acima, você encontra no sistema PontoTel. O sistema de controle de ponto alternativo mais robusto e inteligente do mercado!

Com o PontoTel, sua empresa tem muito mais agilidade e diversas funcionalidades para ajudar na gestão de ponto. Você pode fazer alterações na folha de ponto dos funcionários a qualquer momento, pode adicionar dispensas, lançar férias e atestados médicos com poucos cliques.

Além disso, o sistema possui regras de cálculos diversificadas, banco de horas customizável e relatórios customizáveis com ótimos indicadores de frequência para sua empresa se tornar muito mais estratégica.

A operação da folha de ponto online do PontoTel é bastante fácil. Quer ver como funciona com uma demonstração exclusiva? Preencha o formulário e nós ligamos para você!

Conclusão

imagem de um computador com o aplicativo de bater ponto

A folha de ponto online é o que a sua empresa precisa para otimizar a rotina e transformar o seu departamento de RH!

Nesse texto, você descobriu como funciona uma folha de ponto online, quais são as previsões da lei e quais os benefícios.

Não esqueça, se quiser mesmo revolucionar a forma com que sua empresa controla a jornada dos funcionários, conte com a PontoTel, agende uma demonstração no formulário abaixo!

Se gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais!

Aline Fernandes, é jornalista, especialista em marketing digital e redatora do blog da PontoTel sobre Recursos Humanos e Administração de Empresas.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados