Saiba mais sobre estratégias digitais para negócios

A área da tecnologia logo percebeu que o século XXI, é definitivamente, de pessoas. São novos produtos e serviços lançados com foco no cliente e em suas necessidades. E essa mesma tecnologia, está modificando também, a maneira de fazer marketing.

Anteriormente, as empresas usavam um marketing transacional concentrado em seduzir os consumidores com os benefícios de um produto, mas hoje, o que se espera são discursos reais e que as empresas tenham um diálogo transparente com seus consumidores.

Empresas ainda usam em sua comunicação uma breve descrição dos benefícios do seu produto ou serviço. Isso é que chamados de proposta única de venda, que tem efeito em um marketing tradicional em que sua oferta o distinguia dos concorrentes.

Porém, na Era Digital, com diversas possibilidades, onde há sempre um concorrente direto de praticamente qualquer produto ou serviço, esta proposta é praticamente irrelevante.

Como se diferenciar?

É essencial elaborar mensagem com valor real para o cliente, assim como preocupação e entendimento sobre os problemas do consumidor. O conteúdo deve ser direcionado aos problemas dos clientes e como os produtos ou serviços possam auxiliar a solucionar.

Com a mensagem clara e objetiva, o próximo passo é passar pelo cenário de marketing fragmentado de hoje, os anunciantes precisam optar pelas mídias sociais, materiais impressos, transmissões de rádio e TV, celular, internet e marketing – entre outros.

Para isso, é de extrema importância alinhar os diferentes esforços de marketing nos canais de mídia para assegurar que a comunicação seja verdadeira e transparente, com o mesmo objetivo e consiga o maior impacto possível.

Diálogo

É preciso saber que os clientes não recebem mensagem de forma passiva. Eles postam comentários, suas opiniões e reações. E isso, os especialista em marketing não controlam, entretanto, podem facilitá-las.

Estar por dentro do que as pessoas comentam sobre a marca, possibilita identificar oportunidades para oferecer algo de valor e engajar clientes potenciais. Esta tática também evita o envio de mensagens para fora do público-alvo.

O marketing precisa caminhar junto com o atendimento ao cliente, que deve saber quais comunicações estão atingindo os consumidores e elaborar maneiras para responder e atender cada situação da melhor maneira possível.

Conteúdo

Para fazer um bom “marketing de conteúdo” é preciso apresentar um material relevante e interessante através de diversos canais que sejam apreciados pelos consumidores. Esse marketing posiciona a sua empresa como uma especialista no assunto e na área de atuação.

Para elaborar um conteúdo relevante, é preciso compreender influências como:

  • Os desafios ou dificuldades enfrentadas pelos clientes
  • Os comportamentos exibidos pelos clientes
  • O contexto onde ocorrem as buscas e compras
  • A visão sobre o ciclo da compra

Ter conhecimento técnico das plataformas é indispensável para e estratégia. Os sites precisam estar visíveis nos motores de busca. Isso acontece com um trabalho de SEO através do uso de palavras-chave.

Criar estratégia com o uso das palavras certas, para determinar quais as pessoas mais aplicam nos motores de busca quando desejam saber mais sobre determinado produto ou serviço, é de suma importâncias.

Detalhe importante: o texto não pode ser feito para robôs. Ele precisa ser interessante para o leitor.

Dados

Com algoritmos cada vez mais eficientes, sistemas de CRM com muita informação, Big Data e outras ferramentas que são capazes de unir tudo isso, é viável fazer um marketing mais técnico e assertivo.

Para proporcionar o máximo retorno de marketing, a empresa precisará de líderes estratégicos e interdisciplinares com grandes talentos conceituais, apoiados por tecnologia especializada e recursos avançados e sofisticados.

O sucesso do marketing digital também depende de práticas poderosas das ciências de dados para garantir uma modelagem preditiva de qualidade e gerir conjuntos de dados massivos.

Fonte: Digitalks

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