Saiba mais sobre o processo de hunting em RH e suas vantagens!

A contratação rápida e assertiva de profissionais é um dos maiores desafios da equipe de RH. Quando falamos em posições estratégicas que exigem perfis mais seniores, o desafio torna-se ainda maior.

Isso se deve principalmente ao grande volume de vagas em aberto no mercado, somado à limitada oferta de candidatos a preencher. Como resultado, os trabalhadores mais qualificados e experientes já estão empregados e não procuram ativamente oportunidades de emprego.

Então, o RH acaba filtrando centenas de currículos por dia e ainda não encontra os candidatos perfeitos. Por isso, o hunting em RH surge como um aliado da equipe de recrutamento, trazendo candidatos mais qualificados para o processo e uma série de vantagens para a sua empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o hunting em RH, quais são suas principais vantagens e como você pode usar essa estratégia em sua empresa. Veja a seguir os tópicos que abordaremos nesse texto:

Vamos lá!

O que é hunting em RH?

Hunting é uma palavra derivada do idioma inglês. Sua tradução livre significa “caça”. Ao transferir esse conceito para a área de negócios, é fácil chegar à definição do termo: hunting de RH é o processo de encontrar o candidato que mais combina com uma vaga.

O seu principal objetivo é captar os profissionais ideais para cada cargo, como parte da experiência desejada adquirida no desempenho de funções semelhantes àquelas que são abertas e caracterizadas por qualidades pessoais que estão em linha com a cultura organizacional da empresa.

Agentes desse processo são os chamados hunting em RH ou consultores, dando uma espécie de suporte ao setor de recursos humanos da empresa. O resultado desse trabalho é um melhor atendimento da situação atual do mercado de trabalho, o que reduz o risco de que o processo seletivo termine em uma contratação inadequada.

Tudo isso, acompanhado de cautela, sigilo e agilidade, princípios básicos das pessoas que se dedicam ao hunting em RH. Além disso, a contratação de serviços de recrutamento externo profissional pode libertar a empresa de pressões internas e vícios, aumentando assim a chance de obtenção imediata de um contrato ideal.

Como funciona o hunting em RH?

Encontrar o candidato ideal para a empresa não é fácil e requer conhecimentos especializados para produzir os resultados desejados.

Ao contrário do processo de recrutamento tradicional que adota uma abordagem mais passiva, no processo de hunting, o responsável buscará o profissional certo após realizar o mapeamento para localizá-lo.

Para que funcione, é necessário tornar a oferta competitiva e assertiva, de forma a atrair a atenção e consideração do possível candidato.

No entanto, esse método deve ser tratado com cautela. Mesmo que a sugestão seja direta e atraente, é necessário ter tato.

O trabalho de busca é feito por meio de nichos, que podem ser definidos por salário, profissão ou ramo de atividade (finanças, engenharia, informática, etc.).

Qual sua importância?

importância do hunting em rh

Ao contrário do processo de recrutamento e seleção, o processo de hunting é mais complexo e envolve ações específicas. Esse método é mais direto e deve ser aplicado a todos os candidatos que atendem ao mapeamento de perfil de trabalho ideal, incluindo aqueles que já estão empregados.

Ou seja, no processo de hunting em RH, a organização deve priorizar a necessidade de preenchimento de vagas, independentemente do interesse inicial do profissional.

Portanto, o objetivo é encontrar pessoas com as competências ideais, ainda que a empresa tenha que cobrir valores salariais e benefícios. O objetivo é atrair e reter os profissionais mais adequados para o cargo.

Como você pode ver, essa é uma tarefa complexa que afetará o orçamento da empresa. É por isso que o hunting em RH é mais adequado para cargos de alta gerência.

Search e Hunting – Qual a diferença?

Conhecemos por search o recrutamento tradicional. Você pode estar pensando: por que eu escolheria o hunting em vez do search? Entenda as diferenças:

Search

O recrutamento tradicional costuma ser realizado integralmente pela área de RH, atendendo aos candidatos disponíveis no mercado e demonstrando interesse em trabalhar para a empresa.

Desta forma, é anunciada uma vaga e os especialistas enviam o seu CV ou preenchem formulários questionando a possibilidade.

O search não é ruim, pois é uma ótima opção para vagas operacionais cujas definições de competências técnicas estão bem estabelecidas em busca de um perfil de carreira mais técnico. É possível automatizar as etapas desse processo, trazendo agilidade e eficiência seletiva.

Hunting

Explicamos anteriormente que o hunting em RH se baseia na busca de profissionais mais adequados para as posições em aberto, geralmente de níveis mais altos, por meio da sua rede de network, levando em consideração as principais necessidades do cargo e de toda a empresa.

Esse mecanismo de atuação torna esse conceito adequado para o recrutamento de executivos, em que o hunter procuram os melhores profissionais, independentemente de estarem empregados ou não.

A abordagem é muito acertada, pois não se trata apenas de divulgar as ofertas de emprego, mas também de vender as vagas e a imagem da empresa. Nesse caso, a proposta precisa ser atrativa. Portanto, a oferta costuma se desviar da cotação que o mercado costuma oferecer, afinal, deve realmente atrair talentos.

É importante notar que os critérios de seleção também são mais subjetivos do que o recrutamento tradicional.

Quais as vantagens do hunting em rh?

Você deve ter percebido que usar a caça no recrutamento pode trazer muitas vantagens para a organização. Para ilustrar este ponto de forma mais clara, destacamos algumas das principais que contam com o suporte deste método. Confira.

Recrutamentos mais acertados

O hunting é baseado no contato direto com profissionais que atendem até às especificações mais detalhadas traçadas com antecedência.  Se os perfis não forem perfeitamente combinados, a função do hunting em RH é localizar o candidato com o perfil mais próximo do que foi meticulosamente idealizado.

Como resultado, o recrutamento é mais eficaz. A eficiência também é sustentada pela principal diferença entre hunting e search, explicada anteriormente: enquanto o recrutamento tradicional recebe currículos, o recrutador encarregado pelo hunting vai em busca do talento mais adequado para a empresa.

Processo seletivo ágil

Embora o trabalho do hunting em RH seja minucioso e altamente estratégico, ele também pode ser classificado como objetivo, pois pode ir direto ao ponto quando se trata de recrutar e selecionar um diretor, por exemplo.

Portanto, quando esse especialista é o responsável pela seleção, há uma tendência dos candidatos ideais serem colocados de forma ágil e, portanto, contratados na mesma velocidade.

A otimização de custos também deve ser considerada. Quando as atividades do hunting em RH eliminam etapas como verificação de antecedentes e entrevistas, o processo se torna mais barato.

Principalmente porque o recrutador geralmente é terceirizado – é improvável que você tenha um hunting em sua equipe, ele certamente será um  prestador de serviços contratado temporariamente.

Êxito no preenchimento de vagas estratégicas

Todas essas questões resultam em sucesso no preenchimento de vagas estratégicas – um dos maiores desafios das empresas mais atuais.

O formato praticado pelo hunting permite localizar os profissionais ideais para realizar esses trabalhos. De modo geral, essas pessoas não buscam processos tradicionais, sabem que há uma vaga em outra empresa, ou até mesmo têm interesse em uma nova função – pois provavelmente ocuparão uma posição importante em seu trabalho atual.

Mas, como você aprendeu ao longo deste texto, o papel do hunting em RH é encontrar essas pessoas e fornecer-lhes as melhores propostas. Esse comportamento estratégico torna esse tipo de recrutamento bem-sucedido.

Detalhamento das necessidades da vaga

Conhecimento e experiência para detalhar as necessidades da vaga, atender aos requisitos da empresa em linha com sua cultura organizacional, e levar em consideração os principais aspectos emocionais e técnicos relacionados ao desempenho da função, resultando em especificações mais adaptadas às reais necessidades da empresa.

Isso por si só é benéfico. Quanto mais restritas as considerações sobre o que é considerado ideal, menos provável será cometer erros de contratação. Isso descarta possíveis despesas relacionadas a dispensas cíclicas, altas taxas de rotatividade e novos processos seletivos que tendem a ser mais caros dependendo da complexidade da vaga.

Outra vantagem desse detalhe é que é dada a real importância da força dessas vagas em aberto. Isso significa que, se uma empresa está procurando o melhor funcionário do mercado, os candidatos em potencial estão à altura da tarefa.

Assim, a empresa não está exposta à contratação de um profissional que ainda não esteja preparado para assumir tal responsabilidade, o que pode prejudicar gravemente a situação financeira da empresa e prejudicar a sua imagem como empregadora.

Como usar o hunting no processo de recrutamento e seleção

Ao buscar ativamente os melhores candidatos, o RH ainda pode reduzir o tempo gasto no processo de seleção e economizar recursos financeiros e humanos.

Afinal, é possível excluir a etapa de verificação curricular e outras mais iniciais – além de garantir que os candidatos selecionados tenham as qualidades desejadas na vaga.

Embora o trabalho de hunting de RH seja estratégico e completo, ele também consegue ir direto ao ponto quando se trata de recrutamento e seleção de cargos de alta gerência.

Ao delegar a seleção para esse especialista, há uma tendência da empresa conseguir localizar os candidatos ideais de forma muito ágil – consequentemente, o recrutamento ocorre com a mesma agilidade.

Conclusão

conclusão hunting em RH

Como vimos neste post, o hunting no RH é uma estratégia fundamental para encontrar os melhores profissionais do mercado, amplamente utilizada por profissionais de RH que buscam otimizar o tempo do setor, bem como aumentar a eficácia na contratação de perfis exclusivamente específicos.

Portanto, qualquer organização que deseja permanecer competitiva deve recorrer ao hunting para usufruir dos benefícios que ele oferece.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados