saiba o que é e qual a importância de manter o bem-estar financeiro dos colaboradores

Cada vez mais observa-se nas empresas de todo mundo uma preocupação extra com o bem-estar financeiro dos colaboradores, chamado de financial wellness. Dedicar uma atenção especial para a vida pessoal do quadro de funcionários se tornou uma rotina.

Esse movimento de desenvolvimentos de programas de bem-estar ocorre nos diversos setores da economia brasileira e mundial: indústria, comércio ou serviços. Principalmente, nas companhias com maiores faturamentos e/ou número de funcionários. 

O relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social aponta que as empresas investem em benefícios desse tipo por vários motivos:

  • 61% afirma que melhora resultados financeiros e produtividade;
  • 43% acredita que reforça a missão, visão e valores da companhia;
  • 60% acredita que diminui o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários.

Nesse cenário, benefícios voltados à manutenção da saúde têm aumentado em todo mundo, com o desenvolvimento do lado social das empresas. Esses programas variam desde convênio-médico e odontológico até no auxílio ao sonho da maternidade, com programas de fertilidade. 

Mas qual a verdadeira importância do financial wellness no mercado? Falamos tudo sobre o assunto no artigo abaixo. Confira! 

O que é financial wellness

No mercado atual um fator que influencia diretamente na produtividade dos funcionários é o bem-estar financeiro, conhecido nas empresas como financial wellness. 

O termo possui diversas definições e entendimentos no mundo dos negócios, mas pode ser simplificado da seguinte forma:

  • Financial wellness é a habilidade de manter uma vida financeira saudável.

Parece simples, mas pode ser bem mais complicado do que aparenta. Possuir financial wellness vai muito além de não estar endividado e ter contas a pagar. Trata-se de estar tranquilo quanto a sua saúde financeira atual e futura.

Ou seja, o conceito de bem-estar financeiro aceito por todo o mundo compreende também que o cidadão possua fundos de emergência, para uma possível crise financeira, por exemplo. No caso do brasileiro, ter um dinheiro guardado na poupança é sinal de segurança financeira.

Segundo o National Business Group on Health, em 2018, nove de 10 empresas de médio ou grande porte nos Estados Unidos ofereciam programas de financial wellness. Além disso, as restantes consideravam seriamente a aderir à tendência. 

Por que é a financial wellness é importante?

Sabe-se que profissionais que apresentam problemas na vida pessoal, como crises no relacionamento ou o aparecimento de doenças graves, têm sua produtividade diretamente impactada. O mesmo acontece com quem passa por problemas financeiros. 

Um estudo realizado pelo setor de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) aponta que 80% dos endividados sofrem com problemas de saúde, principalmente transtornos psíquicos. A depressão, que figura entre os principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil, é um deles.

Os custos com trabalhadores afastados por motivo de saúde mental aumentaram cerca de 20 vezes nos últimos 10 anos, de acordo com informações da Previdência Social. Esse dado ressalta ainda mais a importância de manter um profissional emocional e financeiramente saudável.

Outro dado interessante, publicado no portal da Fenacon em 2016, é que colaboradores que possuem dívidas perdem até uma hora por dia para resolver problemas durante a jornada de trabalho. 

Desta forma, investir em programas de bem-estar financeiro (financial wellness) é um diferencial das companhias que desejam alcançar resultados positivos no faturamento e produtividade. 

Você pode saber mais sobre produtividade no nosso artigo: “Tudo sobre produtividade: conceitos, dicas e vantagens”. 

Os impactos negativos da falta de financial wellness 

Analisando o cenário exposto acima, por exemplo, caso 20% do quadro de funcionários de uma companhia estiver passando por problemas financeiros, a produtividade pode cair em até 2,5%. Isso quando nos referimos apenas ao quesito de saúde financeira do trabalhador.

Quando falamos de Brasil, a probabilidade de o número de endividados de uma empresa ser maior é grande. Segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 62 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em 2018, ou seja, cerca de 29,5% da população.

O alto índice de estresse de colaboradores endividados pode resultar inclusive em conflitos internos na companhia. Isso porque o desequilíbrio emocional deixa as pessoas mais irritadas, aumentando a chance de atritos com os demais colegas de trabalho.

Além disso, um estudo realizado no Reino Unido, demonstrou que funcionários felizes são 12% mais produtivos. Ademais, pessoas satisfeitas com a sua situação financeira e profissional tendem a ficar por mais tempo em uma empresa.

Como incluir ações de financial wellness na sua empresa?

Alguns empregadores podem estar pensando que não possuem capital financeiro para auxiliar financeiramente todos seus colaboradores. Entretanto, oferecer algum benefício nessa área aos funcionários não está relacionado com o aumento do salário ou bônus que eles recebem. 

Basicamente, o papel das empresas nesse cenário é apresentá-los ferramentas que desenvolvam sua educação financeira

Para aprofundar ainda mais o conhecimento dos funcionários, palestras com especialistas e seminários sobre investimentos, aposentadoria e planejamento financeiro podem se realizadas. 

A empresa pode ainda investir em programas para desenvolver habilidades para gerenciar as finanças, oferecendo cursos com profissionais do ramo.

Mude sua rotina e aposte no financial wellness

Apostar em soluções simples pode ser extremamente saudável para a companhia. O objetivo dos programas de financial wellness é diminuir o estresse financeiro dos colaboradores, atenuando seu nível de preocupação e desconcentração no trabalho. 

Porém, antes da implantação de um programa de financial wellness, é importante entender quais as necessidades do seu quadro de funcionários. Faça uma pesquisa e desenvolva a campanha de financial wellness de acordo com o que o seu público almeja.

Gostou e quer saber ainda mais sobre o tema? Confira esse artigo no nosso blog que fala um pouco mais sobre os perfis dos programas de bem-estar financeiros oferecidos nas empresas brasileiras e como você pode se planejar para aplicá-los no seu negócio.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment