Os números de empreendimentos que fecham as portas com pouco tempo de existência são alarmantes no Brasil. Isso significa que o desejo de empreender nem sempre está em pessoas preparadas para entrar no desafiador mundo dos negócios.De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), cerca de 25% das companhias abertas no país não sobrevivem ao segundo ano. Ou seja, 1 em cada 4 novas empresas de todos os setores fracassam.
Os motivos que levam ao fracasso das marcas são vários. O principal deles é a má gestão, ou seja, não investir em planejamentos, sejam eles financeiro ou estratégico.
Ainda segundo a instituição, 55% não elaboraram um plano de negócios antes de iniciar o funcionamento.
Entretanto, outros motivos como pouco conhecimento do mercado escolhido e influência da vida pessoal no dia a dia podem atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
Listamos abaixo as cinco principais causas de fechamento de uma empresa e quais ações podem ser feitas para prevenir sua empresa do fracasso. Confira!
5 causas para o fechamento de uma empresa
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que boa parte das empresas no Brasil fecham as portas após cinco anos. Mas o que será que um número significativo de empresas vêm fazendo de errado?
Destacamos abaixo cinco das principais causas de fechamento de uma empresa.
- Falta de conhecimento do mercado
- Falta de identidade da marca
- Falta de planejamento financeiro
- Falta de planejamento estratégico
- Misturar assuntos profissionais e pessoais
Vamos falar mais sobre elas em seguida e dar dicas sobre como evitá-las.
Falta de conhecimento do mercado
O mesmo levantamento do Sebrae apontou que os empresários não estudam o mercado no qual pretendem ingressar.
A escolha normalmente é baseada em um gosto pessoal do proprietário, uma decisão que está ligada a uma das principais causas de fechamento de uma empresa.
Além de não ter experiência com a gestão de uma empresa, muitos empreendedores entram nessa jornada apenas pela vontade de “ter um negócio próprio”.
Porém, a grande maioria não se preocupa em analisar o cenário global. Por isso, caso tenha interesse em abrir uma empresa, capacite-se antes de arriscar todo o seu capital.
Um ponto que precisa ser avaliado antes de tomar essa decisão importante é conhecer os hábitos de consumo dos potenciais clientes.
Quantificar qual a quantidade de pessoas que podem ser impactadas pela marca e analisar a concorrência também é essencial para evitar que essa seja uma das principais causas de fechamento de uma empresa.
Escolher o local da empresa com consciência é igualmente importante. Além de entender quais fornecedores e profissionais (mão de obra qualificada) serão necessários para o andamento do negócio.
Falta de identidade da marca
Buscar inspiração em outros negócios de sucesso dentro do setor que resolveu investir é atitude comum dos novos empresários. Entretanto, é fundamental que a empresa crie sua própria identidade e diferencial.
Companhias que chegam no mercado para oferecer um produto ou serviço exatamente igual ao que já estão consolidados tendem a fracassar rapidamente.
Ou seja, a falta de identidade da marca é uma das principais causas de fechamento de uma empresa. Portanto, como dissemos anteriormente, conheça sua concorrência.
Falta de planejamento financeiro
Depois de conhecer o mercado, é imprescindível que o empresário faça um planejamento financeiro completo para a empresa.
Para saber mais sobre o tema, falamos sobre ele nesse artigo sobre como fazer um bom planejamento financeiro empresarial.
Muitos cometem o erro de pensar apenas no montante que será necessário para colocar o negócio em funcionamento, ou seja, o investimento inicial. Contudo, um valor que deve ser levado em consideração é o capital de giro.
Trata-se basicamente do valor necessário para manter a empresa em funcionamento e evitar que essa seja uma das principais causas de fechamento de uma empresa.
Para fazer esse cálculo, o empresário deve projetar o fluxo de caixa (custos, despesas e possível faturamento), já que, via de regra, a maioria das companhias não têm lucro nos primeiros meses.
Além disso, quando o empreendedor conhece o público e o mercado, é possível fazer um panorama aproximado de quanto deseja que seja o lucro da empresa. Evitando assim que o planejamento financeiro se torne uma das principais causas de fechamento de uma empresa.
Falta de planejamento estratégico
De nada adianta prever o cenário monetário da empresa, se os responsáveis não pensarem também em como desejam alcançar os lucros almejados. Por essa razão, realizar um plano de ações é o próximo passo para um negócio de sucesso.
Esse será o documento que deixará claro para todos os envolvidos quais são os objetivos e metas da companhia e como pretende realizá-los, reduzindo os impactos dessa que é uma das principais causas de fechamento de uma empresa.
É nesse momento que deixamos de lado os ideais e começamos a pensar nas estratégias para colocar em prática. Por exemplo, se a empresa pretende vender 500 unidades no primeiro mês, o setor responsável deve pensar em ações para alcançar tal meta.
Elas podem ser panfletagem para conhecerem o novo negócio ou até mesmo o envio de representantes até o cliente final.
As particularidades de cada negócio vão definir quais são essas atitudes, mas é ponto crucial que esse levantamento seja feito antes de inaugurar o novo empreendimento. Caso não saiba por onde começar, algumas ferramentas, como a análise SWOT, podem ajudar.
Misturar assuntos profissionais e pessoais
Um outro erro comum, que é tido como principais causas de fechamento de uma empresa, principalmente quando falamos de empresas de família, é não saber separar a vida profissional da pessoal.
Muitas vezes os negócios fracassam porque seus proprietários acabam envolvendo aspectos pessoais no dia a dia da empresa.
Um exemplo disso é não separar a conta bancária da pessoa física da pessoa jurídica e se atrapalhar quando o negócio não vai bem. Ao se ver com problema financeiro por conta da empresa, o dono decide fechar as portas.
O levantamento do Sebrae também mostrou que 7% das companhias encerram as atividades por conta de briga dos sócios. Por isso, escolher bem quem será o parceiro de negócios é essencial e, caso sejam familiares, a chance de desentendimentos entre as partes é maior.
A má gestão é o ponto principal do fechamento das empresas
Por esse motivo, antes de tomar essa decisão importante, atente-se a todos os passos que um empreendedor de sucesso precisa seguir. Estudo bem o setor em que deseja investir, planeje seus custos e despesas, analise seu capital de giro e estruture seu plano de ação.
As principais causas de fechamento de uma empresa estão relacionadas à má gestão. Caso não tenha conhecimento técnico para tocar o negócio, conte com o apoio de uma equipe especializada, principalmente em finanças.
Adicionalmente a todas essas dicas, procure sempre investir em produtos de qualidade e profissionais competentes para conquistar e fidelizar seus clientes. Por trás de toda grande empresa estão pessoas capacitadas, organização e bom serviço.