Saiba qual a importância de um plano de contingência para sua empresa!


Quando falamos em montar um negócio, e até mesmo em implementar e desenvolver novas estratégia, uma das primeiras coisas que temos que considerar são os riscos existentes.

Afinal, toda empresa, independente do setor, seja ela um comércio, escritório de advocacia, ou até mesmo uma indústria de molde de injeção de plástico, está sujeita aos riscos internos e externos.

Não sabemos como os concorrentes podem agir, nem como estará a economia no dia de amanhã. Muito menos temos controle sobre os fornecedores e mudanças no perfil do público-alvo.

Além disso, imagine, por exemplo, o impacto que um incêndio teria sobre a sua organização.

A partir de um plano de contingência, é possível se assegurar diante dessa situação e garantir que os documentos e arquivos importantes não sejam perdidos, por exemplo.

Por essa razão, o plano de contingência está cada vez mais se tornando popular entre as empresas ao redor do mundo.

Se você não sabe o que é, muito menos por que fazê lo, neste post nós iremos te explicar todos os detalhes sobre o plano de contingência e mostrar quais são as suas principais vantagens e benefícios.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Índice de conteúdo:

Vamos começar!

De forma básica, o plano de contingência diz respeito a um conjunto de planos e informações sobre as ações que devem ser tomadas em caso de imprevistos.

Em outras palavras, ele se baseia em treinamentos, respostas e procedimentos a serem adotados diante de diversas ocorrências.

Alguns imprevistos internos como falta de energia dentro da empresa, inundações, assaltos, ataques virtuais, entre outros, podem acabar prejudicando a organização de se desenvolver de maneira sustentável.

Por essa razão, o plano de contingência é uma opção necessária para as empresas que pretendem se prevenir e evitar transtornos.

Além disso, o plano de contingência pode abordar tanto fatores e imprevistos internos, como também estratégias da própria organização.

Se uma indústria que fornece uniforme nr10 realizar investimentos arriscados na compra de uma nova máquina de produção, e esta não se resultar em benefícios, o plano de contingência também irá oferecer novas opções para restaurar o valor, sem que a empresa passe por prejuízos.

Dessa forma, é possível minimizar uma série de consequências negativas. Caso aconteça alguma contingência, o plano irá trabalhar para que tudo volte à sua normalidade, evitando que transtornos ainda maiores aconteçam.

Agora que você já sabe do que se trata o plano de contingência, vamos ver abaixo sobre as suas principais vantagens e benefícios, por essa razão, continue nos acompanhando!

Garantia do desenvolvimento da organização

Um sonho compartilhado pela grande parte das organizações é a chance de se desenvolver, sem ter que lidar com  possíveis desastres e desafios.

Bom, sabemos que isso é quase  impossível. Afinal, como citamos no início deste texto, os riscos irão sempre existir.

No entanto, uma das vantagens do plano de contingência é que ele pode ser utilizado como uma ferramenta para reparar e diminuir esses riscos, fazendo com que a sua empresa continue se desenvolvendo no mercado, mesmo em períodos mais críticos.

Ou seja, mesmo em situações de crise econômica no país, mudanças políticas, entrada de novos concorrentes, mudanças tecnológicas e alterações no perfil do seu público, com um plano de contingência, a empresa sempre estará um passo à frente e os impactos não serão tão fortes.

É versátil, personalizável e prático

Quando o assunto é implementar um plano de contingência, muitas pessoas e empresas podem achar que se trata de um processo burocrático e que requer operações difíceis e complexas para uma organização.

Muito pelo contrário, o plano de contingência foi justamente elaborado para proporcionar a organização uma maior flexibilidade e praticidade. É por essa razão, que até mesmo as empresas de pequeno porte podem realizá-lo para se desenvolver.

Além disso, se sua empresa atua com algum tipo de nicho, como no caso de uma empresa de tratamento de água, por exemplo, o plano de contingência é mais interessante ainda, pois oferecerá opções para que a empresa se mantenha posicionada e com uma carteira de clientes garantida.

Preservação dos recursos internos

Toda organização, por mais que se diga moderna e aliada a tecnologia, ainda possui recursos extremamente importantes dentro do seu ambiente corporativo, sejam eles máquinas, equipamentos, documentos, dados diversos, entre outros.

E por isso, outra vantagem do plano de contingência é que, com um bom planejamento, é possível garantir toda estrutura da organização, assim como os recursos internos.

Em ocasiões mais graves, também é possível preservar a vida de todos os membros da equipe.

Orienta o comportamento da equipe

Outro dos maiores benefícios do plano de contingência é que, por meio dele, os funcionários da sua organização podem ser treinados para diversas situações.

Dependendo da estruturação do plano, os membros da equipe poderão saber como agir, sem precisar instruções dos líderes ou gestores da empresa.

Quando todos os trabalhadores sabem como reagir, para onde ir e quais são os processos a se realizar diante de um imprevisto, eles poderão salvar vidas e garantir que os danos sejam mínimos para a organização.

Dentro do plano, é possível adicionar diversos tipos de treinamento, e isso apenas dependerá dos objetivos e da capacidade da própria organização.

Traz mais visibilidade para a empresa

Por fim, por meio do plano de contingência, a organização ainda consegue obter um maior posicionamento, pois não terá atritos com os órgãos responsáveis, nem fatores que tornarão a imagem da marca negativa para os clientes e funcionários.

O plano de contingência pode ser desenvolvido por meio da identificação de números, indicadores e processos reais que acontecem na empresa.

Criando um plano estruturado você terá mais clareza sobre todos os riscos e estará totalmente preparado para enfrentar todos os desafios do seu setor e mercado!

Agora que você já conhece a importância de um plano de contingência para sua empresa, o que acha de começar o seu planejamento? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Fonte: PontoTel


Posts Relacionados